O portal ZAP Imóveis divulga campanha que vai contra os seus principais clientes.
O tiro de canhão no próprio pé aconteceu exatamente na data em que é comemorado o Dia do Cliente, 15/09. 🙄
De acordo com a matéria de Rodrigo Arend no portal Imobi Report:
"a campanha insinuava a desintermediação e saída dos corretores de imóveis do processo de negociação feito do portal. Na imagem, uma calculadora sugeria que 6% do valor do negócio, comissão paga para os corretores, poderia ser “economizada” pelo proprietário ao anunciar diretamente no portal. A controvérsia está justamente no fato de que os principais clientes da plataforma são corretores e imobiliárias, que pagam para publicar seus anúncios".
Obviamente tá rolando vuco vuco e revolta entre profissionais do ramo, afinal foi uma baita falta de respeito e desvalorização. Eu sou casada com uma corretora e consultora de imóveis, Vanessa Aguiar, e conheço direitinho o dia a dia desse mercado. É cada história bizarra que ela me conta que é de cair o cu da bunda.
O mercado imobiliário é muito potente e cada vez mais promissor, e quem movimenta e faz a coisa acontecer são os agentes imobiliários. Eles precisam ser mais valorizados, inclusive pelo próprio CRECI e outros conselhos do setor.
O diretor geral do ZAP+ na OLX Brasil, Marcos Leite, publicou em seu LinkedIn uma carta de esclarecimento. Falou sobre "uma comunicação desalinhada", "erro de processos internos", disse que a campanha já foi retirada do ar e pediu desculpas.
Leia na íntegra no Imobi Report:
Erros como este mostram o quanto as marcas precisam ainda compreender a importância do marketing digital humanizado, que vai muito além de ações criativas, fofinhas e "do bem". Marketing humanizado é sobre ter uma cultura empresarial humanizada e colocar em prática valores que contribuem na sociedade.
Não é possível que um erro absurdo desse passou por vários líderes e chegou a ser considerado uma campanha.
Gentileza passou longe.
E agora, o que você acha que vai acontecer? Será que o ZAP vai perder muitos clientes?