[ editar artigo]

Você já ouviu falar em Mundo VUCA?

Você já ouviu falar em Mundo VUCA?

A pandemia do novo coronavírus está mostrando que, a qualquer momento, tudo pode mudar. Aquilo que parece estável pode simplesmente virar de cabeça para baixo e trazer muitas incertezas.

Essa é uma das grandes questões abordada pela ideia do mundo VUCA. Mesmo que você não conheça o termo, provavelmente já o viveu em alguma experiência pessoal ou profissional.

Apesar de ser um termo antigo, criado na década de 90 num contexto militar, ele se adapta bem para o que estamos vivendo.

O mundo VUCA é composto por 4 características, formadas pelo acrônimo: “Volatility” (Volatilidade), “Uncertainty” (Incerteza), “Complexity” (Complexidade) e “Ambiguity” (Ambiguidade).

Fonte: IEEP Educação

Logo, a expressão resume a ideia de que vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Apesar de ter ser criado no ambiente pós-guerra e ser muito trabalhado por grandes corporações, a ideia do mundo VUCA facilmente se aplica à todos nós. 

Como estamos observando com a pandemia, a qualquer momento algum fator externo pode nos tirar da nossa zona de conforto e nos fazer mudar nosso comportamento e nossa forma de pensar e reagir às coisas, impactando diretamente na forma como vivemos.

Isso mostra o quão frágeis e vulneráveis à mudanças drásticas e inesperadas nós somos. 

Como essa ideia pode impactar minha vida? 

Podemos utilizar o termo VUCA como uma maneira de nos guiar e avaliar as tomadas de decisões. Para ficar mais claro, vou mostrar o significado que cada palavra e ideia representa para este conceito:

Volatilidade: De forma resumida, significa que precisamos entender que tudo muda e muda rápido demais. Ou seja, tudo é inconstante e tudo pode mudar da noite para o dia. Precisamos ser ágeis, flexíveis e resilientes. Por isso é tão importante termos clareza de nosso propósito e do motivo de “estarmos aqui”. 

Incerteza: A incerteza surge da própria volatilidade. Sabemos onde queremos chegar, mas não quais serão as consequências até lá. Por isso, temos essa imensa dificuldade em planejar metas, tomar decisões e traçar etapas do processo, porque esse trajeto é incerto.

Complexidade: Nesse caso, a complexidade está relacionada ao fato de estarmos sujeitos a qualquer coisa. Quem não fica nervoso ao lidar com uma situação complexa? Pensando que talvez tenha tomado uma atitude que outra pessoa não teria? Não podemos afirmar que existe apenas uma resposta, mas infinitas possibilidades e resoluções para a uma mesma situação.

Ambiguidade: Como falei anteriormente, podemos analisar e reagir diferente para uma mesma situação, deixando margem para várias interpretações. Logo, sempre haverá diversos pontos de vista coexistindo e muitas vezes não sabemos lidar com isso. Aqui é onde colocamos em prática a empatia e a gentileza nas relações, uma vez que teremos opiniões contrárias às nossas. 

O mundo VUCA já faz parte da nossa realidade. 

Agora, cabe a nós desenvolvermos habilidades emocionais como resiliência, flexibilidade e adaptabilidade. Precisamos ser mais colaborativos e agir com mais gentileza, seja nas relações de trabalho ou pessoais.

O que não podemos fazer é ficar esperando uma próxima dificuldade entrar no nosso caminho para começarmos a agir.

E você, já tinha ouvido falar do mundo VUCA? Conta pra mim o que você acha!

Comunidade Marketing de Gentileza
Luiza Mose
Luiza Mose Seguir

Entusiasta da vida e publicitária curiosa. Sou estudante de Publicidade e Propaganda na UFRJ e estagiária de Marketing Digital aqui no Marketing de Gentileza! Acredito que a colaboração é a melhor forma de construir um mundo mais humano. Bora?

Ler conteúdo completo
Indicados para você