[ editar artigo]

Você já atualizou seu arsenal de ferramentas para acompanhar as tendências do marketing digital?

Você já atualizou seu arsenal de ferramentas para acompanhar as tendências do marketing digital?

Para os empresários e gestores de marketing que estão gerenciando uma equipe remota pela primeira vez, pode ser uma experiência desafiadora. Felizmente, existem muitas ferramentas úteis para promover o sucesso de equipes remotas.

Abaixo estão algumas ferramentas essenciais para gerenciar seu marketing de forma remota e manter a eficiência das operações:

1. Ferramentas de comunicação

Enviar e-mail não é uma maneira eficiente de se comunicar com funcionários ou parceiros remotos, especialmente quando você precisa de respostas em tempo real. O uso de e-mail dificulta o rastreamento de conversas, a geração de ideias e trava o fluxo da comunicação.

Uma empresa com equipes remotas precisa ter uma boa plataforma de comunicação para apoiar suas atividades. Para isso, você pode usar aplicativos que habilitem a comunicação dentro da organização. Hoje, existem plataformas disponíveis que se assemelham às mídias sociais em termos de engajamento e facilidade de uso.

Experimente uma ferramenta como o Slack, que permite criar canais em nível de equipe e em toda a empresa – além da troca de mensagens individuais. As pessoas podem compartilhar arquivos, fazer listas e usar recursos compatíveis com a comunicação relacionada ao trabalho.

2. Gerenciamento de projetos

Quando você tem trabalhadores remotos executando tarefas com horários e rotinas diferentes, torna-se necessário ter uma boa ferramenta de gerenciamento de projetos.

Você precisa criar projetos e tarefas, atribuí-los às pessoas certas, dar orientações e acompanhar o progresso. A realização dessas atividades é desafiadora sem o software certo.

Plataformas como Asana e Trello permitem criar projetos e compartilhar informações. Eles também permitem sincronizar informações em computadores e telefones celulares – facilitando o processo de gerenciar seu marketing de forma remota.

3. Armazenamento e gerenciamento de arquivos

Ter um local seguro para pessoas em diferentes locais criarem e compartilharem arquivos é essencial para que sua empresa funcione sem problemas.

Hoje, a tecnologia baseada em nuvem torna possível criar, armazenar e compartilhar arquivos em toda a organização.

Você pode usar ferramentas como o Dropbox para enviar e compartilhar seus arquivos. Outra ótima opção é o Google Drive, que permite criar documentos, planilhas e outras ferramentas.

Ao escolher uma plataforma para criar e armazenar arquivos, há alguns recursos importantes a serem procurados:

  • Segurança: a plataforma em que você trabalha precisa proteger seus ativos contra ataques externos
  • Sincronização de arquivo e conteúdo: é útil ter uma plataforma na qual o conteúdo e os arquivos sejam atualizados automaticamente para refletir as alterações mais recentes
  • Controle de acessibilidade: você deve poder controlar quem tem acesso a arquivos diferentes e se eles podem fazer alterações neles

Ter uma plataforma confiável para armazenar e criar seus arquivos é a chave para o trabalho remoto bem-sucedido. Uma solução como o Google Drive pode ajudar a gerenciar conteúdo e permitir a colaboração entre equipes.

4. Ferramentas de conferência

O uso da ferramenta de conferência correta pode fazer a diferença na forma como suas equipes se comunicam. Se você deseja realizar uma reunião da empresa ou uma conversa individual, é importante ter uma ótima ferramenta que reúna as funcionalidades para facilitar essa comunicação.

Uma das melhores ferramentas disponíveis é o Zoom, que pode ajudá-lo a se conectar com as pessoas rapidamente e com o mínimo de interrupções. E a melhor parte é que você pode encontrar boas alternativas gratuitas, o que o torna especialmente útil quando você deseja manter as despesas baixas.

5. Automação de marketing

Por fim, buscar a automação das ações de marketing pode ser uma ótima resposta não apenas para gerenciar seu marketing de forma remota, mas também para promover saltos no desempenho. Entre as atividades que você pode automatizar estão o gerenciamento de mídias sociais, envio de e-mail marketing, relacionamento com o cliente e monitoramento de resultados – além da automação de outras ações importantes em uma estratégia de marketing digital.

Para isso, você precisa encontrar uma plataforma robusta que centralize todas essas ações e integre as informações. O RD Station é um ótimo exemplo de ferramenta indispensável para toda a empresa que queira gerar mais leads e vendas.

A plataforma foi desenvolvida para congregar os recursos chave do marketing digital em um único lugar. Assim, o usuário pode realizar automação de marketing e geração de leads, gerenciar as mídias sociais, criar landing pages, campanhas de e-mail marketing, gerir contratos, leads além de analisar e mensurar os resultados em nome de uma tomada assertiva de decisão. Também permite fazer um planejamento estratégico das ações de marketing digital.

Comunidade Marketing de Gentileza
Marcelo Sales
Marcelo Sales Seguir

Consultor, professor e palestrante especializado em Marketing Digital e Vendas. Hoje, atuo como Mentor, ajudando empresários a construir a sua máquina de vendas através do Marketing Conteúdo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você