[ editar artigo]

Você está preparado para ser reconhecido como um comunicador memorável?

Você está preparado para ser reconhecido 
como um comunicador memorável?

Você já “congelou” na hora de fazer uma apresentação em público ou numa entrevista de emprego? Sua dificuldade de se expressar já te fez perder oportunidades pessoais ou profissionais?

Chegou o momento de você parar para refletir sobre se vai continuar evitando se expor ou se buscará ajuda para lidar com esse obstáculo. Recentemente, a plataforma Linkedin divulgou levantamento que mostra a comunicação como a primeira da lista de dez habilidades comportamentais mais valorizadas pelos recrutadores. Esse é mais um motivo para você sair da sua zona de conforto e agir!

Se você tem medo de se comunicar em público,  não está sozinho. Esse é um problema muito mais comum do que se imagina. Uma pesquisa feita pelo jornal britânico Sunday Times com 3 mil pessoas, em 2015, demonstrou que o medo de falar em público é maior do que o medo de morrer.

Não é raro ouvirmos histórias de pessoas que perderam boas oportunidades profissionais por serem muito tímidas ou introvertidas, por não conseguirem interagir quando precisam trabalhar em equipe ou fazer uma apresentação.

Ter vergonha de olhar para o público, ter o famoso "branco", suar frio e tremer são as reações externas mais corriqueiras. No entanto, o prejuízo emocional, a sensação de frustração e de incapacidade são imensuráveis.

A boa notícia é que falar bem público e ser reconhecido como um comunicador memorável é uma habilidade comportamental que pode ser desenvolvida. E o medo, vencido ou, pelo menos, controlado. Ouvimos muito dizer que há pessoas que já nasceram com esse talento. Sim, existem. No entanto, é possível para qualquer pessoa encarar e superar esse desafio.

Certamente não é uma jornada fácil, porque envolve autoconhecimento e mudança de comportamento. Transformar essa dor para atingir um objetivo maior requer foco e muita persistência.

Mudança de mindset: o primeiro movimento

Reconhecer o medo de falar em público e buscar ajuda para aprender a lidar com ele é o que podemos chamar de virada de chave, o início da jornada para a mudança de mindset.

Neste artigo, mostro um dos passos necessários para falar bem em público. Com técnicas simples e práticas é possível lidar com o medo e conquistar a confiança necessária para fazer apresentações cada vez melhores.

A preparação do estado interno é essencial.  Estar preparado mentalmente é um elemento importante na dinâmica da fala em público. Nos meus treinamentos, uso ferramentas da Programação Neurolinguística (PNL) que contribuem para a mudança do comportamento mental antes da fala e ajudam a superar o medo.

Um dos pressupostos da PNL é a utilização de padrões de linguagem, a fisiologia e o pensamento para reproduzir comportamentos excelentes. O nosso estado mental afeta a nossa fisiologia e vice-versa. O bom orador adota uma postura corporal que apoia a atitude mental positiva.

Quem tem medo de falar em público tem uma fisiologia usualmente associada com pensamentos negativos. Olham para baixo, com ombros caídos. Focam internamente em suas próprias inseguranças. É uma forma de proteção baseada em registros passados e na memória.

O nosso comportamento é diretamente ligado à forma como reforçamos o conjunto de nossas conexões neurais. Em outras palavras, a força do pensamento positivo muda o nosso comportamento.

Como mudar o estado mental?

1 - Mantenha uma postura ereta;

2 - Movimente-se levemente;

3 - Mantenha o foco na audiência - incline-se em direção ao público, tenha contato visual;

4 - Respire - a respiração profunda ativa a consciência, proporciona um relaxamento que flui para todo o corpo;

5 - Projete - é uma técnica poderosa para a mudança do nosso estado mental. Imagine-se sendo bem-sucedido na sua palestra, apresentação ou reunião, recebendo elogios das pessoas, sendo aplaudido, tendo um feedback positivo.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre como melhorar a sua comunicação e começar a jornada para falar bem em público? Baixe meu ebook gratuito. Nele apresento outros passos para você se tornar um comunicador memorável.

Link para acessar: www.tinyletter.com/marciademezio

Comunidade Marketing de Gentileza
Ler conteúdo completo
Indicados para você