[ editar artigo]

Vamos planejar o seu Marketing Digital?

Vamos planejar o seu Marketing Digital?

Com o advento da internet e o crescimento vertiginoso do mundo online, é cada vez mais comum que as empresas e marcas lancem mão do Marketing Digital, das várias estratégias e ferramentas que são lançadas a cada dia para construir autoridade, marca e em consequência vender mais.

Contudo, não podemos esquecer que marketing seja off ou online requer uma série de ações certas para que haja um bom resultado. Por isso o planejamento é fundamental para que tudo se encaixe e os resultados apareçam.

Vamos listar alguns pontos importantes no seu planejamento de Marketing que você deve observar:

  1. Ideias sem planejamento são somente ideias

Ter ideias e criar são passos fundamentais, mas de que adianta se você através de um bom planejamento não organiza tudo isso para se tornar algo concreto? O planejamento fará com que se enxergue o todo, como, por exemplo: será que é a hora certa de colocar a ideia em prática? O cliente está no momento certo para receber essa ideia? O planejamento define: objetivo, público, estratégia, mensuração dos resultados. Sem isso muitas ideias naufragam sem nem terem saído do papel.

2.  Conhecer o nicho e a audiência que você trabalha

Para que você faça um bom planejamento é  vital conhecer não somente o produto que você tem e vende como também saber para quem está vendendo. Você trabalha com venda de produto físico ou digital? Você trabalha com produto ou serviço? Quais são as necessidades dos seus clientes? Onde eles se encontram? Que tipo de comportamento eles tem na internet? Quando algumas perguntas simples não são respondidas você pode ter um ótimo produto, mas acaba oferecendo para o público errado que não vai consumir o seu produto. Este é um trabalho de médio a longo prazo, pois para conhecer ´profundamente sua audiência é preciso tempo. Feito isso, podemos pensar no próximo ponto que é:

3.  Como você vai divulgar o seu produto e em quais canais?

Para encontrar este público você precisa divulgar e espalhar aquilo que você tem para solucionar algum problema. Como você fará isso? Vai divulgar nas redes sociais? Vai criar um site ou blog, vai usar canais off-line como jornal, revista, folhetos, algum tipo de mídia? Você vai buscar tráfego através de ações orgânicas ou pagas? Veja que é necessário pensar estes detalhes antes de começar, pois é parte importante do seu marketing. O objetivo é economizar tempo e dinheiro, fazendo as ações mais eficazes possíveis.

4.  Tenha um pós venda e um suporte profissional

Um dos maiores gargalos em termos de vendas é  o pós venda, pois as pessoas têm dúvidas e precisam de ajuda. Um bom pós venda e suporte eficientes faz com que você mantenha um cliente por muito tempo. Por isso essa questão não pode passar em branco no seu planejamento.

Quando se consegue acertar neste quesito, o que não é fácil, você está muito a frente da sua concorrência. Para o cliente é um alívio saber que pode contar com alguém depois que ele adquiriu algo para qualquer necessidade ou solucionar dúvidas.

5.  Foco é de suma importância no processo

Como no Brasil o planejamento não é um hábito na nossa cultura apesar de sermos um povo altamente criativo é necessário ter um foco muito grande nas ações para que cada processo possa ser trabalhado com a profundidade que merece.

Quando você tiver uma nova ideia, faça um planejamento, ainda que básico, desenvolvendo etapas e trabalhando cada uma delas, pois você vai economizar muita energia e levará direção a sua equipe ou profissionais que estão envolvidos. Será mais fácil atingir as metas e os resultados desejados.

Certamente este assunto é vasto com  muitos temas a serem abordados, o que faremos em outros artigos. Planejar é buscar uma visão do todo definido os processos e as ações para construir a sua ideia ou objetivo que você quer atingir, que pode ser o desenvolvimento de um produto, uma campanha de marketing, o lançamento de um negócio, a projeção de uma marca, etc.

É preferível gastar um tempo planejando do que perder tempo rodando em círculos. Todos envolvidos no processo vão sair ganhando. Mas lembre-se que o planejamento não pode ser engessado, é necessária flexibilidade já que você não sabe o que vai encontrar pelo caminho. E todos sabemos que o caminho não é uma linha reta, mas tem muitas curvas.

Bom planejamento para todos nós.

Comunidade Marketing de Gentileza
Kleto Castro de Faria
Kleto Castro de Faria Seguir

Ajudo as pequenas e médias empresas a implementarem ações de marketing digital para desenvolverem suas ações no mercado. Mídias sociais e produção de conteúdo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você