[ editar artigo]

Um resumão mais conhecido como Briefing

Um resumão mais conhecido como Briefing

Resolvi falar sobre o uso do briefing, uma ferramenta utilizada por algumas áreas e que não é tão óbvia como muitas pessoas imaginam. Como dizem: nem sempre o que é óbvio para nós, é óbvio para o outro.

Quando temos uma ideia, os detalhes estão apenas em nossa cabeça e precisamos de alguma maneira expressar tudo isso para que o outro compreenda a nossa necessidade e possa entregar algo o mais próximo do que imaginamos.

E é na busca da expressão desses detalhes que entramos no assunto do texto de hoje. 

Mas afinal, o que é esse tal de briefing e de que forma ele pode contribuir com o resultado de um projeto? 

O briefing, “trocando em miúdos”, nada mais é do que um resumo ou a forma de expressar tudo aquilo que é importante destacar em uma comunicação, campanha, evento, ação ou projeto. Tem quem use formulários para detalhar seu pedido ou até mesmo reuniões, mas independente da forma em que é passada as informações, precisamos ter claro que este processo é fundamental para se obter bons resultados e evitar retrabalho.

É na fase do briefing, que o solicitante detalha todas as informações importantes a serem consideradas no projeto, como, por exemplo: o objetivo desejado, tema a ser trabalhado, público-alvo e tantos outros pontos relevantes a serem considerado na construção de algo.

E para ajudar neste processo, aqui vão algumas dicas que poderão te ajudar.

1. O que eu quero comunicar?
Antes de começar a detalhar todas as suas ideias, pense por alguns minutos sobre o que realmente deseja comunicar e qual o impacto desta informação para o receptor mensagem.

2. Para quem comunicar?
Defina quem é o seu público-alvo ou o grupo de pessoas que irão receber a mensagem.

3. Qual a mensagem chave que precisa ser destacada?
Descreva qual a mensagem que o receptor precisa ficar na cabeça ou qual a ação que você deseja que ele tome com o conteúdo realizado.

4. Quando comunicar?
Informe o período, um dia, uma semana, um mês… o período é outro item importante a ser considerado neste resumo.

5. Quais canais?
Os canais também são muito importantes e ajudam na definição das estratégias. Então não deixe de falar os canais de comunicação que você possui e usa, como, por exemplo: e-mail, sites, blogs, mídias digitais, murais e tantos outros.

Não há forma certa ou errada, apenas diversos modelos que se adequá às necessidades de cada projeto.

Agora, que você já sabe para que serve esse resumão, comenta aqui, quais os outros pontos que você acha importante para o desenvolvimento de um bom briefing

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Estela Ferreira dos Santos
Estela Ferreira dos Santos Seguir

Sou profissional de marketing e comunicação, apaixonada por pessoas e animais. Vivo em busca de novas experiências, aprendizados e um mundo mais acolhedor e respeitoso.

Ler conteúdo completo
Indicados para você