[ editar artigo]

Tudo que você gostaria de perguntar sobre gestão das emoções

Tudo que você gostaria de perguntar sobre gestão das emoções

No e-book  “Gestão das emoções – 7 perguntas e 3 dicas. Por que a auto-observação é o segredo da conquista da liberdade” apresento 7 perguntas para desenvolver o tema e responder a (quase) tudo que você gostaria de saber sobre gestão das emoções.

Quase tudo porque a gestão das emoções é um tema vasto que merece ser explorado em etapas que contemplam uma jornada de aprendizagem rumo ao autodesenvolvimento que passam por leituras e reflexões, auto-observação, mentorias, terapias de acordo com cada caso.

Neste e-book,  te convido a percorrer a temática por meio de perguntas.

Por que usei perguntas para escrever esse e-book?

Escrevi esse e-book em formato de perguntas porque acredito que quando lidamos com questões complexas devemos ter uma atitude investigativa e procurar as perguntas certas.

Em minhas mentorias, faço uso de perguntas como caminho para a alcançar o cerne dos desafios trazidos pelos clientes. Neste exercício de fazer boas perguntas, reconheço o papel crucial que as perguntas têm para ajudar na “escuta de si mesmo”. Muitas vezes as perguntas  indicam que o desafio é mais profundo do que aparenta ou o contrário, ao perguntar percebemos que planos de ações viáveis e exequíveis no curto prazo podem ser  a solução que antes não se via e que as perguntas desvelaram.

Assumir um papel ativo na curadoria de nossas vidas e desenvolver a autoliderança passa por fazer boas perguntas aos clientes, a nossa equipe, aos colegas, aos familiares, aos amigos e principalmente, a nós mesmos.

Procurar logo as respostas pode nos levar a cair na armadilha de simplificar as possibilidades.

Boas perguntas nos colocam em movimento porque nos fazem ir atrás das respostas.

Boas perguntas nos mostram um caminho que muitas vezes não havíamos cogitado porque permitem a exploração do desafio ou problema, nos fazem ter insights e mudar modelos mentais e por vezes até reestruturar o desafio que estava à nossa frente!

Perguntar é aprender.  

A gestão da emoção é uma aprendizagem de auto-observação que nos permite identificar quais são as situações que disparam gatilhos emocionais e nos “tiram do sério” abrindo brechas para sermos marionetes de nossas emoções.  Ao nos conhecermos “mais e melhor” saímos de uma posição de manipulação e descontrole para uma postura ativa em relação ao que sentimos.

O primeiro passo nesta trajetória pode ser o reconhecimento da intenção por trás de nossos atos e o segundo é trazer a consciência às nossas experiências – estar no aqui e agora.

Nesta jornada rumo ao autoconhecimento e desenvolvimento profissional se estivermos acompanhados de mentores teremos o privilégio de detectar pontos cegos, aqueles que estão bem à nossa frente e não enxergamos e muitas vezes nos levam à repetição de atitudes e comportamentos que desejamos modificar.

A trajetória na direção da expansão de si mesmo e da autorrealização depende de nossa capacidade de escolher! Escolher pressupõe o exercício responsável da liberdade e da autorresponsabilidade que é a responsabilidade própria por nossas ações, atos e comportamentos.

Em um trecho do e-book escrevi:

Observar a si mesmo e se perguntar sobre o que fazer nos leva a uma tomada de consciência sobre nossos padrões de reação às emoções.

Muitas vezes somos nossos próprios carrascos. Tememos nos mostrar frágeis e vulneráveis aos olhos dos demais, ser vítima de interesseiros ou ainda podemos duvidar da bondade alheia. São medos que nos impedem de sermos bondosos conosco e empáticos com os demais. Nos afastamos da humanidade partilhada, o que de mais genuíno nos aproxima e conecta.

E para quem é este e-book?

  • Para você que deseja aprender mais sobre você e não ser marionete de suas emoções;
  • Para “papo de mentor com mentor” em D&I , Comitês de Diversidade e de Afinidades,
  • Para mentores de carreiras;
  • Para psicólogos;
  • Para coaches;
  • Para supervisão de coaches e de mentores.

Te convido a continuar nossa conversa lendo e-book com as 7 perguntas e 3 dicas preciosas sobre a jornada de autoconhecimento para a gestão das emoções.

Você poderá baixar o e-book gratuitamente acessando o LINK  abaixo:

https://tinyletter.com/LaizedeBarros

Depois da leitura, me conta quais perguntas nasceram, vou adorar saber!

Descrição da imagem

Cartaz com fundo amarelo e detalhes em verde escuro, vermelho e branco com uma caixa branca com a frase Gestão das emoções e embaixo a frase e-book gratuito

Mockup preto de celular em fundo verde com folhagens verdes nas laterais e no centro capa do e-book Gestão das emoções - 7 perguntas e 3 dicas. Por que a auto-observação é o segredo da conquista da liberdade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Laíze de Barros
Laíze de Barros Seguir

Eu crio Jornadas de Aprendizagem para pessoas e grupos com metodologias inovadoras e colaborativas. Mentora para seu autodesenvolvimento com ferramentas para diálogo que alinham vida e trabalho. Sou psicóloga e Mestre Educação USP.

Ler conteúdo completo
Indicados para você