[ editar artigo]

Três dicas para falar com mais confiança em uma apresentação

Três dicas para falar com mais confiança 
em uma apresentação

1) Pratique, pratique, pratique

Muitos cursos de oratória orientam os alunos a treinarem suas apresentações em frente ao espelho. Eu não considero uma boa estratégia porque você não vai conseguir observar algum erro para depois ajustar.

Quer treinar bem sua apresentação? Faço isso gravando vídeos e depois assista. Aí sim a análise de sua performance será muito mais positiva. Ao assistir sua gravação, você verá se está fazendo gestos exagerados, se está com boa dicção e até mesmo poderá corrigir algum vício de linguagem.

A palavra de ordem é praticar. mostre o vídeo para amigos e familiares. É também uma forma de você ir aperfeiçoando sua apresentação e cada vez mais se sentir seguro para o momento de falar para seu público.

 

2) Conecte-se com seu público compartilhando conteúdo de valor

Não é incomum ver um palestrante falar mais de si do que do tema da palestra, perdendo o foco no público. Esse é um erro que não se deve cometer jamais. Lembre que toda apresentação deve ser construída para quem foi te assistir buscando aprender alguma coisa.

Numa apresentação você está lá para ensinar, por meio das suas experiências, algo que possa ser útil para a audiência, um conteúdo de valor. É dessa forma que você vai se conectar com o seu público. Quanto mais você dominar o assunto e maior for a conexão, mais confiante você irá se sentir.

 

3) Seja autêntico

Nada mais importante para você se sentir confiante ao falar em público do que ser você mesmo. Acredite, é a mais pura verdade.

O público não vai se conectar se você não transmitir naturalidade e mostrar sua personalidade no palco.

Demonstre empolgação pelo tema da sua apresentação. As pessoas não vão até você para ouvir alguém emburrado , sério ou com o mesmo tom de voz durante todo o tempo. Coloque energia e paixão na sua mensagem e terá resposta positiva do seu público.
 

Comunidade Marketing de Gentileza
Márcia Demézio
Márcia Demézio Seguir

Sou jornalista e especialista em comunicação e oratória. Criei a metodologia Comunicação Memorável, em que ajudo pessoas a desenvolverem a oratória e a se expressarem em público com autoconfiança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você