[ editar artigo]

Torne seu LinkedIn mais relevante em 5 passos

Torne seu LinkedIn mais relevante em 5 passos

Por muitos anos, minha conta no LinkedIn era apenas um currículo online, que fui "obrigado" a criar na época da faculdade! Então, sempre foi uma rede que eu não gostava muito!

Nunca concordei com o tipo de metodologia que não te explica a importância do que está sendo ensinado. “Faça porque é obrigatório”, “Faça porque é utilizado no mercado” ou até mesmo “Faça para arrumar um emprego”.

Então, escrevi este artigo para tornar um pouco mais clara, qual a importância do LinkedIn e compartilhar 5 dicas simples que vão transformar a sua experiência como usuário.

Você é o reflexo do seu currículo?

Antes de qualquer coisa, gostaria de deixar registrado que há muito tempo o LinkedIn não é apenas um currículo online.

"O LinkedIn deve ser usado junto com o currículo. Porém, currículos só conseguem mostrar quem você foi, não quem você é".
-Dan Sherman

Assim, acabo de revelar para você, qual é o objetivo do LinkedIn! Se ele é um espaço para mostrar todas as suas habilidades e experiências atuais, que legado você deixará?

Você deve estar se perguntando: como devo utilizar esta rede de maneira correta? Não basta apenas atualizar o perfil com as experiências profissionais?

HELP THE MANAS (hora das dicas)

Use o seu perfil para reforçar a sua marca pessoal, compartilhe conteúdos e experiências relevantes para sua área de atuação.

A experiência “LinkedIn” pode ser transformadora.

Se você, ainda "não vê muita graça" em ter uma conta nessa rede social, seguem algumas dicas importantíssimas que podem mudar isso.

“Você é o único responsável pelo conteúdo que consome” -Alisson Simeão

carol exathlon GIF by Band

A responsabilidade de tornar o seu LinkedIn mais interessante é inteiramente sua. Confira:

1-Conexão: conecte-se com as pessoas e empresas que admira (mesmo que ainda não as conheça), busque os funcionários dessa empresa e os adicione. Se conheceu algum perfil que compartilha um conteúdo que te interesse, mande um convite.

2-Interação: esse é o ponto principal para deixar a sua rede atraente. Sempre que consumir conteúdo de uma postagem que te trouxe algum interesse, INTERAJA (curta, comente e se for coerente, compartilhe).

Quando você interage, o LinkedIn entende que esse conteúdo é relevante e vai exibir cada vez mais postagens similares em seu feed.

Além disso, interaja parabenizando as pessoas e respondendo comentários. Sempre que você comenta em uma postagem, seu perfil é exibido para novas pessoas e empresas e isso fortalece ainda mais a sua presença no LinkedIn (isso pode se tornar ‘networking’).

Happy Clapping GIF by Originals3-Personalização: antes de enviar um novo convite de conexão, sempre que possível, personalize-o. A personalização de uma mensagem pode ser muito positiva. Se você já é produtor de conteúdo, quando aceitar uma nova conexão, pode inclusive mandar uma mensagem de boas-vindas e um link de algum artigo ou conteúdo seu, para a nova conexão te conhecer melhor (USE COM MODERAÇÃO).

4-Compartilhe experiências: quando participar de algum evento, (workshop, palestra) experimente compartilhar uma foto com um breve depoimento sobre a experiência que teve.

Vale ressaltar que, quando você descreve a sensação/experiência o engajamento é muito maior do que quando apenas compartilha uma foto e o nome do evento.

5-Perfil completo: segundo o LinkedIn, um perfil completo, tem cerca de 30% a mais de acessos. Então, mantenha a sua foto de perfil atualizada, preencha o seu “Sobre”, as experiências profissionais, cursos e demais complementos.

Aqui tenho algumas dicas sobre como melhorar a sua foto de perfil.

Hilary Duff Photo GIFPraticando esses cinco passos, melhorei minha experiência no LinkedIn em cerca de 90%. Hoje o LinkedIn é uma das redes que mais utilizo e está entre minhas prediletas, mas vale lembrar: não existe mágica, tudo leva tempo e dedicação.

DICA BÔNUS: Use o LinkedIn com frequência, separe pelo menos alguns minutos do seu dia para acessar, interagir e publicar. Seguindo todas essas dicas o seu feed vai se tornar cada vez mais atraente.

SPOILER: existem sérias chances de você se apaixonar por essa rede social, transformando positivamente a sua experiência como usuário.

Comunidade Marketing de Gentileza
Alisson Simeão
Alisson Simeão Seguir

Gestor de Comunidade no Marketing de Gentileza. Sou profissional de Marketing Digital. Ajudo pessoas a descobrirem o seu potencial digital criando uma conexão verdadeira com o seu público, através de estratégias digitais acessíveis e cativantes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você