[ editar artigo]

Todos nós somos clientes

Todos nós somos clientes

Quando realizo treinamento de atendimento, gosto de lembrar que todos nós somos clientes e que sabemos como gostamos de ser tratados. Em seguida, pergunto quais são as características de um bom atendimento. O conjunto das respostas normalmente envolve respeito, clareza, conhecimento do produto e paciência.

Utilizo a técnica para mostrar que mesmo na diversidade de um grupo de pessoas, um bom atendimento continua tendo as mesmas características. Assim, cabe aos vendedores conhecer bem o produto/serviço  e o domínio da habilidade de identificar qual é a necessidade de atendimento de cada cliente.

Para ajudar nesse processo, coloco a empatia no centro da discussão e apresento histórias reais de atendimento para que a equipe em treinamento possa entender melhor a importância de se colocar no lugar do outro.

Só conseguimos identificar a necessidade do cliente por meio da observação e prática de atendimento. Cada cliente tem um jeito único. Alguns desejam atenção, outros demandam agilidade. Uns já chegam decididos na compra, outros ainda estão na fase de pesquisas. 

 


No vídeo acima, o canal Parafernália, apresenta com humor, diversos tipos de clientes. A partir do vídeo e da sua experiência como consumidor, proponho a mesma dinâmica que faço nos treinamentos. Compartilhe com a comunidade Marketing de Gentileza o que você considera um bom atendimento e nos relate alguma experiência positiva ou negativa como cliente.

Vamos construir esse conteúdo juntos e trocar experiências. 😉

Comunidade Marketing de Gentileza
Fernanda Drumond
Fernanda Drumond Seguir

Minha motivação de vida é ajudar as pessoas a escreverem suas histórias. Através do Princípio Editorial crio e compartilho conteúdo relevante para que novos autores escrevam, publiquem e divulguem seus livros de maneira independente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você