[ editar artigo]

Tem dificuldade de se adaptar a um novo ambiente? Desativa a tecla KY

Tem dificuldade de se adaptar a um novo ambiente? Desativa a tecla KY

😔Você sente aquela estranheza social? Sente dificuldade ao ser inserido numa cultura diferente em aderir e se adaptar as diferentes regras sociais ou ambiente de trabalho? Você é aquela pessoa que só dá fora, ou fala o que vem na sua cabeça quando onde quer que você esteja? Então está na hora de você desativar a tecla KY. Vem comigo que te explico.

⚠ Quem já estudou japonês na vida sabe como os japoneses podem ser contextuais e como a fala direta costuma ser evitada. Eles têm uma séria preocupação em agir de forma adequada seguindo a atmosfera do lugar.

Por isso os japoneses dizem que você deve aprender a “ler o ar”, e se você não tiver essa habilidade, provavelmente será muito direto e essa franqueza às vezes pode ser ofensiva, o que faz de você um KY (abreviatura do Romaji usada para  Kuuki Yomenai. Um KY é uma pessoa não muito bem-vinda, que não sabe “ler o ar”.

😣Ser um  KY não é apenas não ser capaz de ler a linguagem corporal, mas ser incapaz de captar “uma dica” quando deveria. E se você for muito, muito ruim em ler a atmosfera, você pode ser chamado de SKY: “Super Kuuki Yomenai”, “ Killing the Mood ”ou“ Spoiling the Atmosphere. Já dá para ver por aí a importância de você no mínimo observar os ambientes onde está.

💨A interpretação dos japoneses para “ar” tem a ver com o que pensamos, que é como uma fusão de sentimentos, ou uma tendência comum que as pessoas naquele lugar têm. Isso é tão forte para a cultura japonesa que eles estão sempre “lendo o ar” para se comunicar com outras pessoas.

🗣Trazendo isso para a adaptação nos ambientes que estamos inseridos, “ler o ar” é uma forma sútil de comunicação e que permite que nos comuniquemos com os outros sem atacar os pensamentos uns dos outros o tempo todo. A grande sacada é observar como as pessoas se comportam num grupo, num ambiente, seja de trabalho ou fora dele, de forma a conseguir ser mais assertivo, criar menos conflitos, constrangimento social e de fato fazer parte daquela tribo de forma autêntica.

❤Embora cada um tenha direito de opinar livremente, há momentos em que precisamos controlar nossos sentimentos e pensamentos, inclusive por uma questão de sobrevivência. “Ler o ar” é refletir sobre nosso próximo ato para tornar nossa jornada profissional e pessoal mais simples, mais leve e mais feliz.

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Helena Muniz Jd Londrina
Vera Helena Muniz Jd Londrina Seguir

Sou Vera, assistente virtual e prof. de inglês para executivos. Ajudo profissionais a crescerem no meio digital. Tb faço filtros para IG e FB. Meu foco: profissionais da saúde e pequenos empreendedores. Sinto-me feliz em facilitar a vida das pessoas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você