[ editar artigo]

Qual a Relação entre SEO e Marketing de Conteúdo na Estratégia Online?

Qual a Relação entre SEO e Marketing de Conteúdo na Estratégia Online?

SEO e Marketing de Conteúdo mudaram o cenário do marketing digital! Dito isto, precisamos falar sobre como esses dois temas trabalhando juntos ajudam a impulsionar o alcance orgânico da marca, gerando tráfego de qualidade para o site.

Sabe aquele momento em que você quer muito mais informações sobre um produto, mas lembra o nome nem tão a marca de quem o produz? Muito provavelmente, o seu primeiro passo é consultar um motor de busca como o Google ou o Bing. Porém, pesquisas apontam que a maioria das pessoas não passa da primeira página de resultados — o que significa que esses mecanismos de pesquisa ficaram muito bons em classificar conteúdo de qualidade nas posições mais altas.

gif com mensagem em inglês "google it when you get home today"

Isso representa uma grande oportunidade para as marcas fornecerem conteúdo que aborda o que as pessoas estão procurando, tornando essencial que você posicione o seu conteúdo de uma forma que seja de alta qualidade, relevante e capaz de ser rastreado pelos mecanismos de pesquisa.

"Conteúdo com consistência é o reinado perfeito para você!" Ester Pimenta, Estrategista de Marketing e super produtora de conteúdo.

Mas antes de falarmos sobre a relação entre SEO e Marketing de Conteúdo, vamos dar uma olhada no que esses termos realmente significam:

  • SEO (Search Engine Optimization) refere-se ao processo técnico de otimização de um website, tendo como objetivo impulsionar a qualidade do tráfego e atrair o máximo de visitantes para o seu site.
  • Já o Marketing de Conteúdo se concentra no uso de conteúdo valioso e relevante para atrair o público-alvo certo, visando sempre uma ou mais ação dessa audiência formada por potenciais clientes.

Uma coisa é certa, SEO sem marketing de conteúdo é como um corpo sem alma. Ou seja, o SEO nada mais é que uma estratégia em torno do marketing de conteúdo, uma vez que qualquer website precisa de palavras, artigos, conteúdo, palavras-chave, etc. Para ter sucesso, ambos devem andar de mãos dadas!

gif com Barack Obama dizendo "let's get some work done together!"

Veja como SEO e Marketing de Conteúdo trabalham bem juntos!

Se o marketing de conteúdo é sobre fornecer valor ao seu público-alvo e SEO é sobre ajudar os algoritmos do mecanismo de pesquisa a determinar o valor do seu conteúdo, é claro que ambos têm que estar bem alinhados dentro da sua estratégia online.

De um modo geral, ao abordar o SEO, há três elementos: SEO On-pageSEO Off-page SEO Técnico. Vamos explorar como esses componentes reforçam os objetivos do marketing de conteúdo.

infografia explicativa sobre as diferenças entre SEO Técnico, SEO on-page e SEO off-page

  • SEO on-page: considerar o público-alvo e criar conteúdo para essa audiência.
  • SEO off-page: a importância dos backlinks e de estabelecer autoridade na web.
  • SEO técnico: certifique-se de que seu site seja o mais otimizado possível.

Uma estratégia de criação de conteúdo perfeitamente equilibrada exige uma forte presença de SEO, tanto dentro quanto fora do seu site, de modo a atrair os mecanismos de pesquisa.

Importância das palavras-chave dentro do conteúdo

A pesquisa de palavras-chave é essencial para que o marketing de conteúdo e o SEO funcionem bem juntos. Em primeiro lugar, a qualidade tem que estar no conteúdo que você produz, mas você também deve garantir que esse conteúdo alcance a exposição que merece nos motores de busca.

Para isso, esse conteúdo precisa corresponder aos termos de pesquisa que as pessoas estão usando e responder a essas consultas de forma eficaz. Assim sendo, faça uma pesquisa de palavras-chave para descobrir quais termos são populares e combinar a linguagem que você usa com a forma como as pessoas pesquisam.

O Soovle, mostrado abaixo, é uma ótima ferramenta para geração rápida de ideias baseada em palavras-chave pesquisadas nos principais mecanismos de pesquisa, mas existem muitas outras ferramentas disponíveis.

Como entregar conteúdo original e de qualidade

Tanto o SEO quanto o marketing de conteúdo exigem consistência! O conteúdo novo, exclusivo e criativo é rapidamente indexado e tem uma classificação mais elevada do que o conteúdo de baixo valor e repetitivo.

O conteúdo deve ser capaz de atrair seus potenciais clientes, bem como resolver um problema específico. Pode-se escrever conteúdo influente usando palavras-chave importantes e direcionando os visitantes para o seu site. Este é o fator mais importante pelo qual o Google determina a relevância de uma página e classifica um conteúdo.

Brainstorming de ideias criativas e incorporação das palavras-chave mais importantes é a chave para um conteúdo rastreável pelos mecanismos de pesquisa.

Pergunte a si mesmo se seu conteúdo inspira as pessoas a permanecer em seu site por mais de um minuto. Fornece valor, como conselhos úteis que os ajudam a fazer melhor seu trabalho? Se a resposta for sim, é sinal de que você está no caminho certo.

Conteúdo Evergreen (perene) e SEO

Criar conteúdo perene é uma ótima estratégia para melhorar as classificações de pesquisa, bem como tornar seu site mais útil. Uma notícia geralmente terá um bom desempenho no Google enquanto for um tópico recente, mas não entregará tráfego de longo prazo.

No entanto, um artigo mais útil que contém conselhos valiosos atrairá os tipos de links e métricas de engajamento que o algoritmo dos mecanismos de pesquisa está procurando e terá maior probabilidade de ter um bom desempenho nas classificações de pesquisa por um período mais longo.

Se você conseguir fazer isso direito, é um círculo virtuoso, pois classificações de pesquisa mais altas significam mais visitas ao artigo, o que leva a mais links, classificações melhores e assim por diante.

Por que a experiência de usuário é tão importante?

SEO não é apenas sobre blogs, artigos, palavras-chave e linkbacks, mas também sobre como otimizar o robots.txt, aprimorar os metadados e usar tags de forma adequada. Os elementos técnicos de SEO beneficiam a UX e estão presentes para divulgar o conteúdo.

A otimização técnica torna uma página da web atrativa para o mecanismo de pesquisa e garante que o site não tenha links quebrados com códigos de erro (como o famoso 404, por exemplo). A ferramenta Screaming Frog é uma ótima opção para auxiliar o seu trabalho nessa etapa.

Uma boa tag de título garante uma ótima experiência do usuário, pois o visitante pode reconhecer as informações da página antes de realmente clicar nela. As tags de cabeçalho (H1-H6) têm grande importância para diferenciar títulos e subtítulos dentro do conteúdo para torná-lo bem organizado.

A tag apropriada fornece indexação excelente e superior e resultados de pesquisa autênticos. Tags como tags de cabeçalho e tags de título beneficiam o usuário ao criar estratégias de conteúdo de uma forma que seja útil para os leitores e simples para o mecanismo de pesquisa entender.

LEIA TAMBÉM: 10 Ferramentas de SEO Simples e Gratuitas para Otimizar sua Estratégia de Conteúdo

Marketing de Conteúdo + SEO = tráfego de qualidade

Linkback, link building ou inbound linking são também fatores importantes do SEO. Conectar seus links a sites de alta autoridade como .edu e .org aumenta drasticamente o tráfego. Para obter um backlinks de qualidade e aumentar o tráfego, uma estratégia de conteúdo bem estraturada será fundamental.

Bom conteúdo atrai links. Apenas certifique-se de que esses sejam distribuídos de forma eficaz para que possa chamar a atenção de um público tão grande ou influente quanto possível.

Dê uma olhada nesse vídeo do Neil Patel explicando o que são backlinks, como funcionam e qual a sua importância dentro da sua estratégia de SEO e conteúdo!

Para concluir...

SEO e Marketing de Conteúdo são disciplinas distintas que requerem habilidades e conhecimentos diferentes, mas o sucesso de um depende do outro. Ou seja, quem produz conteúdo deve escrever com conhecimento e compreensão dos objetivos de SEO, garantindo que aspectos básicos como links internos, otimização de títulos e uso de palavras-chave sejam sempre levados em consideração.

A qualidade do conteúdo é muito importante e não deve ser comprometida pelos objetivos de SEO, mas é perfeitamente possível escrever e garantir que os nossos conteúdos estejam otimizados para os mecanismos de pesquisa.

Claramente, o marketing de conteúdo só terá sucesso se tiver recursos de SEO. Veja desta forma: o seu conteúdo não chegará a lugar nenhum, a menos que as pessoas pesquisem e encontrem esse conteúdo. Para que seja encontrado, você precisa de SEO. Reúna esses dois tópicos. Sozinhos, eles são impotentes. Juntos, eles são dinamite!

*

💡 Gostou do conteúdo? Comente, salve ou partilhe com alguém que também precisa saber disso!


Fonte: este artigo foi publicado primeiro na Menina Digital

 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você