[ editar artigo]

Sem estratégia, seu conteúdo é só um conjunto de palavras soltas

Sem estratégia, seu conteúdo é só um conjunto de palavras soltas

Campanha de comunicação integrada, o quê? Muita gente não faz ideia de como criar uma e sai fazendo texto aleatórios, já imaginou os resultados né?

Não basta estar na Internet e ter páginas nas redes sociais para ter a chamada presença digital. Muitas empresas, por vezes, acabam criando diversos canais, que ficam parados, sem atualização de conteúdo, às moscas. Mas, onde fica a comunicação integrada e estratégia bem articulada se esses canais mal dialogam?

Sem estratégia, não há arte, post ou vídeo que faça o trabalho que nós comunicadores precisamos fazer: planejar a comunicação para ter resultados efetivos!

Assim sendo, o primeiro passo para pensarmos em estruturar um projeto de relacionamento digital é definir o posicionamento da marca, ou seja, como ela quer ser vista e percebida por seus principais stakeholders.

Toda campanha de comunicação integrada deve potencializar os resultados e reforçar o relacionamento da empresa com seus mais diversos públicos de interesse ou stakeholders.

Não adianta querer resultados sem planejamento ou fazendo conteúdo por fazer. Por isso, vamos ver juntos o que considerar para tirar a campanha do papel.

O que considerar na Campanha de Comunicação Integrada?

Então vamos lá: O que sua marca precisa comunicar?

Sendo assim, sua campanha é para quem?

Quais são os objetivos estratégicos?

Todas essas perguntas nortearão o posicionamento da empresa.

Em um outro momento, definido o planejamento, objetivo, táticas e a estratégia, é hora de fazer o mapeamento de canais.

Em que canais o público da sua marca está?

Para esse mapeamento, é preciso fazer uma análise da sua concorrência direta!

Como sua concorrência está se posicionando?

Que tom ela usa? Em que redes ela está?

Hora do diagnóstico

Bom, agora vamos em frente. Após essa fase de pesquisa e diagnóstico, é importante começar a criação da estratégia própria e autêntica da sua marca, afinal, esse é o segundo passo.

Dessa forma, avalie o objetivo de criação de novos canais, defina uma equipe responsável, crie a estratégia, defina as táticas, imagine formas de mensuração e indicadores de desempenho!

Conta para mim, sua empresa, projeto ou negócio já tem um plano de comunicação? Tem 80 videos com dicas de planejamento que irão de ajudar!

Deixe sua dúvida aqui nos comentários e vamos compartilhar mais sobre #comunicacaointegrada

Um forte abraço,

Isabela Pimentel

Comunidade Marketing de Gentileza
Isabela Pimentel
Isabela Pimentel Seguir

Consultora em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Crises |Mestre em Mídias Digitais (UFRJ) | Professora de Pós-Graduação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você