Já passou da hora de pensar que tomamos as melhores decisões para os nossos clientes porque "conheço eles, trabalho há anos na área", "sou um especialista no assunto, logo, sei o que é melhor".
100% dos clientes são pessoas.
100% dos funcionários são pessoas.
Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios."
JÁ OUVIU FALAR DE PRODUCT DISCOVERY?
O Product Discovery é a "arte de compreender o que os seus clientes querem ou buscam, construindo soluções que resolvam, adiem ou diminuam as suas dores".
Para tal, é necessário focar todos os esforços em descobrir os problemas, além de assumir um espírito experimental - não existe certeza dos resultados. Lembre-se: os verdadeiros especialistas são os clientes(eles que vivem essa realidade todos os dias).
- Colaboração
- Experimentação
- Experiência
- Novas premissas
- Conhecer verdadeiramente o cliente
- Aprofundar a empatia
Basicamente, é riscar do seu caderninho a frase:
"Se eu conheço os meus clientes e tenho experiência, o mais lógico é que as decisões que tomo são as decisões certas."
Identifique os problemas!
Mudar nossas suposições e deixar de lado os paradigmas(que não nos permitem ter empatia com os clientes) são a base do processo do DISCOVERY.
- Há alguma proposta para resolver o problema no momento?
- Quem é afetado nessa situação?
- Por que é relevante?
Ao realizar esses questionamentos com frequência, você entra em um estado de Continuous Discovery: uma busca constante(ao pé da letra mesmo) para"recolher informações e analisá-las, satisfazer o cliente e gerar lucros para o seu negócio".
Entretanto, para que esse processo ocorra de fato, você não pode ficar atrás de uma mesa! É preciso ir pro mundão afora e observar, ouvir, falar e analisar todas as informações ao seu alcance. Só desta maneira será possível identificar os problemas certos e gerar as soluções mais adequadas!
“Não procure clientes para seus produtos, procure produtos para seus clientes”. Seth Godin
Os clientes da atualidade querem participar do processo de criação do produto, dar feedback, comentar os aspectos positivos do seu negócio - e claro, falar mal pro coleguinha do lado caso tenha uma experiência negativa. É de se esperar que o PRODUCT DISCOVERY seja mais que necessário!
Afinal de contas, o seu público não vai aceitar qualquer produto: eles querem suas necessidades atendidas, custe o que custar!
E você? Tá com a empatia em dia para solucionar as dores dos seus clientes?
Me conta aqui nos comentários! ✌😎
Com amor, Dani 🤗