[ editar artigo]

Saiba por qual razão vale usar a simplicidade na sua escrita

Saiba por qual razão vale usar a simplicidade na sua escrita

 

A frase "A simplicidade é a suprema sofisticação" é do genial artista e inventor Leonardo da Vinci (1452- 1519) e eu a li pela primeira vez quando fui visitar a Exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio” em janeiro de 2020, antes da pandemia começar. E não pude deixar de associar ao processo da escrita.

Para mim, essa citação sintetiza brilhantemente o quanto a simplicidade pode revelar e valorizar o que é essencial. A natureza está repleta de simplicidade e uma incrível sofisticação. 

O monge zen budista Jorge Mello, fala nesse TEDX, que simplicidade não é o oposto de complexidade, que é inerente à nossa vida. Ela é o contrário e o antídoto de complicação.

Ele defende que uma vida simples oferece mais liberdade de opção, mais sentido e mais qualidade.

É uma fala muito inspiradora  em que ele comenta sobre  várias "áreas de ação humana" em que se pode praticar a simplicidade como, por exemplo, a respiração consciente; a revisão de hábitos de consumo, incluindo o consumo de informações; a atenção para que o processo de comunicação não seja violento; o valor das relações interpessoais e da arte que nos leva a uma experiência estética, para além do pragmatismo do dia a dia.

 

 

Fazendo uma analogia com a escrita, escrever um texto simples, não significa torná-lo banal ou superficial, muito menos sem qualidade.

Acredito ser justamente o oposto. É torná-lo mais fácil de ser entendido, aumentando a possibilidade de engajar e gerar conexões autênticas com o seu leitor.

A simplicidade conecta, pois, o leitor se identifica mais facilmente com o que está sendo dito.

Como conseguir a simplicidade na escrita?

Requer atenção a detalhes aparentemente óbvios, mas que importam muito. Veja alguns exemplos:

· Não usar palavras rebuscadas ou difíceis;

· Uma das recomendações de Stephen King em seu livro "Sobre a Escrita" é, sempre que possível, preferir usar a voz ativa ao invés da voz passiva: "Pedro escreveu um livro" (👍) e não "O livro foi escrito por Pedro". 

· Se for usar palavras estrangeiras, indicar seu significado ou tradução entre parêntesis;

· Ser conciso ou ir direto ao ponto, sem enrolação, porém com gentileza;

·  Talvez o mais importante: pensar no impacto que sua mensagem vai causar no leitor, pois se comunicar está muito ligado a estabelecer esse diálogo com o outro.

· E finalmente, como tudo o que se relaciona à escrita, PRATICAR uma escrita simples.

Compartilhe uma palavra ou frase que lhe vem à cabeça quando você pensa em simplicidade! 😉

 

Imagem de capa: Stokpic no Canva.

Descrição da imagem de capa: foto das mãos de uma pessoa. Sua mão esquerda está sobre o teclado de um laptop (computador portátil) branco e a mão direita em um celular da mesma cor. Ao lado e à direita do computador, está uma xícara em tom off-white (quase branco ou "branco sujo") e cheia de café. A superfície de fundo sobre a qual estão os objetos  também é branca.

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Natale
Vera Natale Seguir

Ajudo pessoas e empresas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar, usando técnicas criativas. Sou especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada, apaixonado por palavras e o poder que têm de transformar o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você