[ editar artigo]

Quem não se comunica, se trumbica! Como e por quê você deveria investir no seu Marketing Pessoal?

Quem não se comunica, se trumbica! Como e por quê você deveria investir no seu Marketing Pessoal?

Certeza que ao ler o título você já lembrou de um das maiores figuras da televisão brasileira, o inesquecível Chacrinha veio na hora a sua mente, óbvio, como algo automático e responsável por trazer esse jargão que parece que foi criado por esses dias, de tão real nos dias hoje. Imagino que até para você ler, você fez a voz do próprio, não é mesmo?

Antes de mais nada, temos que trazer o real significado da palavra comunicação:

Comunicação é a ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra como resposta. É a sua informação transmitida; seu conteúdo repassado.

Depois o entender por Marketing Pessoal:

Conjunto de estratégias e caminhos de como você irá divulgar, atrair e converter essa visibilidade online e off-line também. Marketing Pessoal é como a marca age e comunica no mercado.

Devido à tecnologia, transformações digitais, redes sociais, busca por um melhor posicionamento assertivo na carreira, a possibilidade de se falar com mais pessoas, a busca pelo diferencial, pelo único, pela essência, essa frase realmente nunca fez tanto sentido como agora.

Chacrinha antes mesmo dessa “revolução digital” já nos alertava sobre a importância de se mostrar, de se falar, expressar e claro, se comunicar corretamente para conquistar grandes oportunidades.

Pois é querido Chacrinha, a comunicação tão defendida por você, nunca foi tão utilizada como neste momento de era digital. Nunca se falou e se buscou entender tanto sobre se comunicar e o poder que tem um bom Marketing Pessoal.

Hoje para se ter sucesso profissional é preciso entrar em campo, conhecer quem é seu cliente e seu cliente saber quem é você, divulgar sobre o que você realiza, fortalecer sua marca pessoal. Investir no seu marketing pessoal está ficando cada mais necessário e obrigatório.

O que adianta ter experiências e qualidades como profissional se ninguém te conhece?!

Então por que você deveria começar a se comunicar corretamente?

Como eu disse no início do artigo, estamos passando por diversas transformações digitais. Tudo ficou mais rápido, ágil e prático. Tudo ficou mais próximo e ao mesmo tempo tão longe, quando não comunicado corretamente, que a necessidade de se posicionar e se comunicar aumentou e com ela a clareza de como isso será transmitido, virou questão de necessidade até de estudo para que os outros entendam exatamente o que você precisa e quer repassar.

É o famoso evitar interpretações erradas, comunicação ruída e falatório sem causa e motivo.

Nas palestras e cursos que realizo sobre como construir um bom Marketing Pessoal, eu gosto de definir a importância de cada vez mais construir um comunicar corretamente no ambiente digital para que ninguém fale de você e sobre você a não ser você mesmo. Entende?

Só você tem e sabe sua história, sua jornada, seus perrengues, experiências, conhecimentos. Você é uma marca e tem que se ver como tal e trabalhar para que sua comunicação seja repassada da melhor maneira possível.

Seja objetivo, verdadeiro, real no que você quer repassar. Pessoas estão cada vez mais buscando isso. Aproximação humanizada, comunicação correta e duradoura.

Para de se esconder e deixe a gente te conhecer. Como?

Plataformas digitais estão aí para isso! As transformações digitais estão com tudo e se você não acompanhar essa evolução, você fica perdido para não falar, esquecido.

As mídias digitais são um caminho sem volta. Ou você ama, ou você odeia, mas usa. Aproveite o que de melhor elas tem a oferecer e que vá contribuir com o seu marketing pessoal, sua comunicação assertiva.

Comunicar significa conectar com as pessoas. Então, se conecta escrevendo mais sobre você, divulgando o que faz, que serviço ou produto realiza e vende. Traga sua história, experiência e conhecimento para todos conhecerem.

Toda estratégia, bem feita e real, que você utiliza para se comunicar faz com que você se aproxime cada vez mais do seu público.

Eu por exemplo, utilizo o LinkedIn e toda a sua possibilidade de troca de comunicação por meio de publicação, artigos, histórias. Eu possibilito as pessoas me conhecerem e saberem mais sobre mim e claro, eu saber mais sobre elas também. Eu busco me posicionar para que ninguém faça isso por mim.

Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado. O mesmo vale para a comunicação. Quem não se comunica não está promovendo uma melhor divulgação do seu nome, marca, produto, serviço, presença.

 

Ahhh os vídeos! Por que dar uma atenção especial para eles?

Porque nunca se falou e usou tanto o vídeo como forma de expansão dos seus pensamentos, de aproximação com o próximo, como troca de conhecimentos, como algo mais prático de consumir nesse mundo tão rápido. Nunca se usou tanto o vídeo como uma baita forma de comunicação direta.

Ele está se tornando referência este ano de 2019 e muita gente vem apostando nele como forma de se comunicar com mais pessoas. Ao invés de você conversar com 5 por que não expandir para 200, 300 pessoas? Deixe as visualizações crescerem e com ela, o impacto e influencia também.

 Sempre vai ter alguém disposto a ler, ouvir e ver o que você tem de interessante para mostrar.

Quem comunica bem acaba conquistando o seu diferencial

Tenha em mente que os tempos são outros, que você tem que buscar e muito, outras maneiras de se destacar entre os demais da sua área, do seu emprego, na empresa, entre as pessoas.

O ato de comunicar, expor suas opiniões, compartilhar suas experiências, influenciar cada vez mais pessoas do seu círculo e principalmente, fora dele é que te torna uma pessoa em destaque. O ato de comunica-se te dá resultados, faz com que você crie suas próprias e novas oportunidades.

Espero que minha comunicação tenha sido de fácil entendimento quanto a mostrar para você a real necessidade de começar a dar atenção e procurar observar de que forma você está fazendo o seu marketing pessoal e a sua comunicação fluir entre os demais.

E aí, como anda sua comunicação e marketing pessoal no digital?

Comunidade Marketing de Gentileza
Alessandra Frazão
Alessandra Frazão Seguir

Uma estrategista em Comunicação e Marketing Digital que acredita que comunicação é mais que comunicar. Comunicação é saber se conectar, transformar, influenciar e com isso fazer a diferença na vida das pessoas. Vem comigo! :D

Ler conteúdo completo
Indicados para você