Não há nada de errado em se pedir desculpas no meio corporativo, pelo contrário, é muito nobre. Porém, diferente do “desculpa”, que soa sempre como uma justificativa ou falta de confiança, o “obrigada” tem um poder positivo e de empatia.
Quem nunca chegou atrasado numa reunião ou compromisso e ao entrar na sala solta o tradicional: “Desculpem o atraso!”. Que tal daqui para frente ousar: “Obrigada por terem me aguardado”.
Outras vezes você precisa de uns minutos do tempo valioso de um executivo, e consegue esse tempo, mas finaliza mal dizendo: “Desculpe te incomodar com isso.” Já pensou em simplesmente dizer: “Obrigada por me ouvir”.
O obrigada também tem o poder de ultrapassar os limites internos da empresa e chegar até nossos clientes e fornecedores. Quando se agradece depois de um projeto bem sucedido, o elo de confiança pessoal e a parceria entre nossa empresa e o cliente ou fornecedor se fortalece e cria alicerce para um relacionamento ainda mais produtivo no futuro.
Agradecer gera relacionamentos win-win enquanto se desculpar o tempo todo gera um sentimento de inadequação e define um tom negativo pelo resto da conversa.
Vamos exercitar o obrigada e deixar de lado o desculpe? É um convite que te faço para daqui para frente.
Obrigada pelos minutos despendidos em ler este post!