[ editar artigo]

Qual a melhor estratégia pra desenvolver a sua marca pessoal?

Qual a melhor estratégia pra desenvolver a sua marca pessoal?

Você com certeza já notou que hoje em dia, no mundo digital, existem diversos tipos de táticas que fazem com que a pessoa chegue em um determinado lugar e alcance um determinado objetivo.

Há tanta coisa que atualmente ouvimos sobre o Marketing de Conteúdo.

Então: TÃN DÃN... 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


 ....esse texto hoje é todinho sobre ele.

 

Ele que é a sua melhor estratégia e tem o poder de sustentar todas as outras.
 

Você sabia que o Marketing de Conteúdo é a estratégia usada por empresas como Coca-Cola, Redbull e John Deere, mas que pequenas e médias empresas também podem utilizar essa poderosa estratégia?

O marketing de conteúdo é processo de construção de conteúdos, necessariamente, relevantes para que você possa se relacionar com a sua rede e fazer com que se interesse pelo seu produto, serviço, storytelling, marca, negócio, empresa… enfim, tudo. E assim como tudo, ele precisa de planejamento e organização pessoal também.

Rafael Rez, Expert em produção de conteúdo, explica que o objetivo do marketing de conteúdo é identificar as fases do funil de vendas e encaminhar o seu público para a tomada de decisão, ou seja, encaminhá-lo para comprar o seu produto.

Todo o processo de compra é direcionado pelo marketing de conteúdo, desde o engajamento com o público no topo do funil até a conversão do cliente no final. Esse conteúdo pode ser feito em forma de blog post, artigos, e-books, webnários, entre outras diversas maneiras de atrair a atenção da sua audiência.

É um conceito baseado na criação de conteúdo relevante e valioso para direcionar um call to action específico — usualmente para atrair e reter clientes.
 

Por que apostar nisso?
 

SIMPLES: Com o Marketing de Conteúdo é mais fácil ser encontrado na internet.

Para isso, pode-se usar a estratégia de um blog, alinhado com técnicas de SEO. A sua marca/nomes/empresa será encontrada no momento em que o usuário estiver procurando por aquele tema ou aquele nicho no Google.

Outra forma de atrair leads com uma estratégia de Marketing de Conteúdo é por meio de recompensas digitais.

Conteúdos exclusivos podem ser disponibilizados gratuitamente e, dessa maneira, há a captura de e-mail e contatos. É com esta lista de leads que uma marca irá dar início a um funil de vendas por email marketing, por exemplo.

Por exemplo, Pepe Jeans, uma marca de moda global, aumentou sua influência internacional e o engajamento com o consumidor no Facebook quando eles melhoraram a frequência das publicações e criaram conteúdo localizado para regiões geográficas específicas. Eles aumentaram os comentários nos posts em 70%, impulsionaram o engajamento em 48% e cresceram a base de fãs no Facebook para mais de 2.000.000.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 

Conteúdo que não é alinhado às necessidades dos compradores é responsável por 44% da taxa de insucesso de qualquer estratégia falha de marketing. É por isso que é importantíssimo entender completamente as necessidades do seu público-alvo antes de escrever o primeiro rascunho.

 

O que DEVE ser alinhado ao Marketing de Conteúdo?
 

Pesquisas. Abuse e use.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 

Pesquisas são muito eficazes para identificar as necessidades do seu mercado e podem ser instrumentos em direcionar tráfego, gerar vendas e aumentar o crescimento a longo prazo do seu negócio. Quem é seu público-alvo? Identificar as necessidades da sua audiência é fundamental para o sucesso nas estratégias de marketing de conteúdo.

Existem várias ferramentas gratuitas ou baratas que você pode usar para criar sua pesquisa online. A Survey Monkey é bastante fácil de usar e oferece pesquisas curtas gratuitamente.

PS: Quais questões você pergunta em sua pesquisa vai depender dos seus objetivos!

Se você produzir conteúdos realmente muito bons, não só eles irão gerar links orgânicos de qualidade para o seu site, como também terão um impacto positivo na captação de tráfego por meio das redes sociais.

Naturalmente, bons conteúdos geram links e compartilhamentos nas redes sociais e isso tenderá a ajudar o seu site a ganhar uma maior visibilidade nas páginas de resultados orgânicos de motores de pesquisa.

NOTA: A forma como você x suas conexões interagem com os seus conteúdos, determina parte do valor da sua marca. Conteúdos altamente relevantes geram maior interação, enquanto que conteúdos menos interessantes geram menor interação e naturalmente menos compartilhamentos nas redes sociais.

A criação dessa interação com os seus leitores é fundamental por várias razões:

-Você cria uma ligação mais forte na sua rede em geral.

-Você aumenta gradualmente a sua notoriedade

-Você constrói ao longo do tempo seguidores fiéis do seu conteúdo;

-Você entende as dificuldades do seu público e adapta os seus conteúdos;

-Você gera tráfego orgânico para o seu site em piloto automático e aumenta a sua visibilidade.

-E as redes sociais são ótimas para criar interações com outros profissionais, estabelecer ligações, etc. Essas interações geram uma maior confiança em você e no seu trabalho e isso naturalmente gera maior interação e por aí adiante.

Tudo isso através do Marketing de Conteúdo.
 

Relacione-se com as pessoas. Isso é fundamental para o seu crescimento!
 

Pra finalizar, uma coisita bem importante de Rafael Rez, o autor do livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI:

‘’Está aí uma grande verdade, que está acima de qualquer estratégia de marketing: “Você não pode fingir autenticidade”. Quem é realmente autêntico, diz a verdade, assume seus erros, fala com o coração (mesmo que sejam críticas ácidas, que sejam honestas!), é percebido assim pela audiência. Essa percepção é sensorial e intuitiva, abaixo do nível consciente. Quem fabrica um personagem nunca será autêntico. Para alguns, basta ganhar dinheiro, não é preciso ser verdadeiro. Mas para a maioria, a escassez de autenticidade incomoda. As pessoas estão em busca de gente de verdade, gente autêntica, que sirva de exemplo e inspiração.’’

E, aí, ta preparado pra exercitar essa autenticidade hoje?

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Lays Albuquerque
Lays Albuquerque Seguir

Graduada em Relações Internacionais e cursando MBA em Marketing Estratégico na ESPM. Não tive a sorte de descobrir rápido o que eu queria fazer. Mas no meu primeiro contato com o Marketing, descobri que era isso que eu queria. Me apaixonei!

Ler conteúdo completo
Indicados para você