A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Por que líderes deveriam investir mais em comunicação acessível?

Por que líderes deveriam investir mais em comunicação acessível?
Suzeli Damaceno
fev. 11 - 4 min de leitura
1 Curtidas
0 Comentários
0

 

À medida que nosso trabalho se torna mais ágil e complexo do ponto de vista cultural e tecnológico, é necessário maior atenção sobre a forma como nos comunicamos com as pessoas. É bacana ter sempre em mente que a comunicação pode tanto salvar negócios quanto arruiná-los.

Várias pesquisas mostram que entre as competências comportamentais (ou soft skills, em inglês) mais valorizadas pelo mercado estão:

✔ Trabalho em equipe

✔ Resolução de conflitos

✔ Comunicação assertiva

Essas competências são especialmente valorizadas em líderes, pois a combinação delas ajuda a criar condições para o engajamento interno, felicidade e melhor desempenho na execução dos projetos.

Depois de analisar o que há de comum nessas três habilidades e de ter lido vários estudos comportamentais, muitos em ambientes corporativos, cheguei à conclusão de que os pilares que as sustentam são:

1️⃣ Empatia

2️⃣ Integração e valorização de pessoas diversas

3️⃣ Clareza nos pedidos

4️⃣ Simplicidade na comunicação

Você pode e deve se aprofundar em cada um desses pilares para entender bem suas bases conceituais. Mas o fundamental é que você os tenha sempre em mente para trabalhar com eles de forma integrada.

Não adianta saber fazer pedidos com muita clareza se não tiver empatia pela outra pessoa e não enxergar que talvez o que ela mais precise naquele momento é de um suporte técnico para realizar a tarefa.

Em outra situação, você capricha na diversidade do time, agregando pessoas com perfis e características bem diferentes entre si. Mas não sabe como organizar e dividir as tarefas de forma que todo mundo compreenda bem o que deve ser feito. A consequência disso poderá ser um baita conflito e perda de produtividade.

Ou você sabe como ninguém fazer pedidos de forma bem objetiva de acordo com as diretrizes da comunicação não violenta. Mas se não souber valorizar as habilidades de pessoas diversas, o trabalho em equipe não vai acontecer de maneira harmônica.

Por isso, eu sempre insisto que esses quatro pilares devem estar bem introjetados em nossa mente para que a gente realmente crie uma cultura de comunicação interpessoal muito mais produtiva e sem ruídos.

É como eu me refiro à habilidade de comunicar-se de maneira acessível, que é tornar algo comum, que possa ser facilmente compreendido e que permita aproximação e conexão entre as pessoas. Ou seja, é muito além de simplesmente passar adiante uma informação.

Eu detalho um pouco mais sobre esse conceito no e-book "Comunicação acessível: comunique-se de forma produtiva e saiba como eliminar os ruídos na comunicação que prejudicam as relações e os negócios." O livro está disponível para ser baixado gratuitamente em PDF acessível.

E você, o que tem feito para aprimorar sua habilidade comunicacional especialmente nas relações de trabalho?

Vale citar leitura de livros, estudos, cursos, terapia etc. Eu adoraria trocar ideias contigo sobre esse assunto. 😉

 


Descrição da imagem que ilustra este artigo: arte com fundo lilás claro e desenhos estilizados de três pessoas em um escritório. Sentados em uma bancada com as mãos em teclados de computadores, há uma mulher de pele branca, cabelos verdes compridos, camisa branca e saia azul, e um homem negro de camiseta amarela. Em pé em frente a eles há uma mulher branca, com cabelos castanhos curtos e vestido vermelho com estampas brancas. Ela segura uma pequena prancheta com uma das mãos, estende a outra em direção a eles. Todos sorriem. Há balões de conversa com sinal de tarefa concluída e outro com um gráfico e seta apontando para cima. Crédito: pikisuperstar por Freepik


Denunciar publicação

Suzeli Damaceno

Especialista e consultora em comunicação acessível, também coordeno o Movimento Web para Todos, Suzeli Damaceno - Consultoria | Cursos | Treinamentos

1 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você


Comunidade Marketing de Gentileza

Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

A Squid é uma empresa Locaweb.
Todos os direitos reservados.