[ editar artigo]

Por que dizem que ler é um hábito necessário?

Por que dizem que ler é um hábito necessário?

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” 

Essa frase do Mário Quintana é uma das minhas favoritas! Isso porque, toda vez que eu termino de ler um livro, me sinto renovada, como se fosse uma pessoa diferente. Acho que todos nós sentimos isso, não é?!

Sempre tive a leitura como um hábito, mas foi na faculdade que expandi esse hábito e comecei a ler um livro atrás do outro, rs. Procuro mesclar entre uma leitura obrigatória da faculdade e um livro de assunto diferente, para não ficar cansativo.

Quando você está lendo aquele livro que gosta muito, não começa a imaginar cenários em que ele poderia acontecer na "vida real"? Eu amo isso!

Como dica boa é dica compartilhada, vou deixar aqui uma lista com alguns livros que achei muito interessantes e que estão prendendo minha atenção durante a leitura. Espero que gostem!

   1.  Uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari

O autor repassa a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie durante a pré-história até o presente. Em vez de apenas listar os fatos históricos, ele os relaciona com questões do presente e os questiona de maneira surpreendente!

   2.  Mindset, de Carol Dweck

No livro, a autora desenvolve um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de "mindset", e que é crucial para o sucesso. Ela revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos.

   3.  Essencialismo, de Greg Mckeown

Todo mundo já ouviu falar em “essencialismo” mas muitos ainda não entendem o que significa. Como diz o autor: o essencialista não faz mais coisas em menos tempo – ele faz apenas as coisas certas. O essencialismo é mais do que uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição àquilo que realmente importa. 

   4.  Inteligência Emocional, de Daniel Goleman

Uma leitura obrigatória para todos! Foi publicado pela primeira vez em 1995 mas continua muito famoso até hoje. Das fronteiras da psicologia e da neurociência, o autor trouxe o conceito de "duas mentes" - a racional e a emocional - e explicou como, juntas, elas moldam nosso destino. 

   5.  Comunicação não-violenta, de Marshall Rosenberg

Desde que comecei a estagiar no MDG, percebo como uma comunicação efetiva e não-violenta pode fazer a diferença. Não só no meio profissional, mas nas relações pessoais também! Esse livro traz um manual prático e didático sobre como resolver conflitos de maneira justa e criar relacionamentos baseados em respeito, compaixão e cooperação. 

Já leu algum deles? Me indica um livro que você AMA aqui?!

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Luiza Mose
Luiza Mose Seguir

Entusiasta da vida e publicitária curiosa. Sou estudante de Publicidade e Propaganda na UFRJ e estagiária de Marketing Digital aqui no Marketing de Gentileza! Acredito que a colaboração é a melhor forma de construir um mundo mais humano. Bora?

Ler matéria completa
Indicados para você