O LinkedIn não é um site de vagas e nem um currículo online, é uma rede social profissional, onde buscamos conhecimento, negócios, parcerias e muitooooo networking.
Está presente em mais de 200 países e com 760 milhões de usuários pelo mundo, o LinkedIn é a rede social para quem busca de visibilidade profissional.
A Opnion Box fez uma pesquisa e entrevistou mais de mil usuários de LinkedIn no Brasil, a fim de entender como usam a rede e o que esperam dela. Veja os principais resultados agora:
Frequência de uso
Nossa pesquisa descobriu que o LinkedIn tem muitos fãs por aí.
36% usam o LinkedIn uma vez por dia ou mais. Além disso, a rede ainda está em constante crescimento: 28% usam mais do que usavam há 12 meses e 30% acham que vão usar mais no próximo ano.
Em relação à navegação, a maior parte costuma usar o LinkedIn pelo smartphone: 61%.
Comportamento de uso do LinkedIn
O que os usuários fazem quando logados no LinkedIn?
A primeira função da rede para os brasileiros é buscar emprego. 61% afirmam usar o LinkedIn para procurar vagas.
Além disso, os usuários também utilizam a rede principalmente para:
Ler os artigos 51%
Acompanhar publicações no feed 48%
Curtir os conteúdos que me interessam 46%
Fazer networking 38%
Comentar conteúdos que chamam minha atenção 27%
Acompanhar influencers/ LinkedIn Top Voices 21%
Por outro lado, é curioso que, no geral, as pessoas utilizam a rede mais para acompanhar conteúdos e fazer networking que para postar. 32% nunca publicam posts.
É importante sempre manter o seu perfil atualizado e completo, para se conectar com outros usuários e procurar por novas oportunidades.
Quanto mais você interagir mais seu perfil vai ser visto, estamos falando de algoritmo (um robozinho que vê o quanto você interage na rede) .
Se você curtir meu post por exemplo, todas minhas conexões vão te conhecer, além dos meus seguidores e suas conexões verão meu post.
Criei um checklist para você começar AGORA a sua interação no LinkedIn.