[ editar artigo]

Planejamento e Criatividade: 4 dicas para ser um planner criativo

Planejamento e Criatividade: 4 dicas para ser um planner criativo

Eu quero começar esse artigo com a uma frase que eu gosto muito: “Uma meta sem um plano é somente um desejo”.  Antoine de Saint Exupery

Se desejamos que algo realmente aconteça, é necessário planejarmos. Seja para fazer uma viagem, seja para comprar um carro ou simplesmente fazer um almoço de domingo para família. E, obviamente, no mundo dos negócios a coisa não funciona diferente. Sem planejamento não se vai a lugar algum, é como ficar enxugando uma pedra de gelo.

Não é fácil viabilizar um projeto ou vender uma ideia, mas está um passo à frente quem não tem medo de mudar, quem insiste e persiste. É preciso observar as coisas que acontecem ao nosso redor, absorvendo as mudanças. Precisamos nos reinventar há todo momento para sermos cada vez mais competitivo e assertivos em nossas escolhas.

Mas afinal de contas, o que é esse tal planejamento estratégico?

O planejamento estratégico tem a função de descobrir a verdade da marca, identificar oportunidades e gerar bons resultados.

Um bom planner precisa acreditar naquilo que fala, passar credibilidade e ainda assim ser relevante, esse é seu grande desafio. E para isso, é preciso ser CRIATIVO. É o planejamento quem vai inspirar a criação a fazer um excelente trabalho.

É função, também, de um Planner saber de números, análise de mercado, análise da concorrência, mas não se trata apenas de números, sua função vai além de um cronograma ou um ppt, estamos lidando com PESSOAS. Pessoas que tem poder de decisão, que são imprevisíveis, que tem gostos e vontades distintas. E por isso, é necessário pensar em diferentes ângulos e gerar insights. Usar a criatividade para alcançar suas metas.

Muitas pessoas sentem uma certa dificuldade em estimular sua criatividade, para mim, por exemplo, ainda é um grande desafio, mas venho treinando - sim, criação é treino, gente! E se tiver paciência, o tempo será seu maior aliado. Tenha certeza de que isso é possível.

“A criatividade é fortalecida quando se tem uma mente preparada e concentrada no problema” Alan Lightman

Planejamento estratégico e a criatividade

O planejamento traça metas, indica o melhor caminho a ser seguido para atingir um objetivo. E, como em qualquer mercado, existem os obstáculos, e é aí que entra a criatividade, ela ajuda a superar os imprevistos. A criatividade no planejamento é essencial para surpreender e entregar os resultados esperados, superando as expectativas. Os dois, quando trabalhados juntos, não tem erro, o sucesso é certo. Pode acreditar!

E para ajudar, listei aqui, 4 dicas de como ser um planner criativo:

1) Interaja com as pessoas

Entenda o básico sobre interação humana. Um bom planner gosta de pessoas e encara elas como um alvo. Não foque no público, fale diretamente com o indivíduo, use a sua linguagem. Promova o engajamento com eles nas redes sociais, por exemplo. Interaja e provoque o envolvimento dele com a marca.

2) Viva experiências

Seja ouvinte e espectador da vida. Experimente coisas novas, conheça pessoas, consumidores e mercado. Visite lugares, viva experiências diferentes, para que assim, consiga analisar através outros pontos de vistas e ter uma opinião baseado em algo concreto.

3) Seja útil

Esqueça a complexidade das coisas, um planner criativo pensa em solucionar o problema e da maneira mais simples possível. Pense fora da caixinha e seja objetivo, o cliente quer solução.

“Colocar a qualidade e efetividade do trabalho acima da sua inteligência e ego” Jon Stell

4) Fique Atento e seja visionário

Observe tudo que acontece ao seu redor, um bom planner deve estar sempre de olho no futuro e atento ao presente. Busque informação, tenha interesse por tudo.

Tudo isso pode parecer um processo muito complexo, mas busque sempre informação, converse com pessoas, se envolva com a marca e observe seus concorrentes de perto, isso ajuda a gerar insights e estimula sua criatividade.

E você, o que faz para estimular sua criatividade? Compartilhe comigo aqui nos comentários!

Comunidade Marketing de Gentileza
Natália Fontenele
Natália Fontenele Seguir

Empreendedora e consultora de marketing digital. Eu ajudo empreendedores e empresas a conquistarem as pessoas nas redes sociais e atraírem os melhores clientes com estratégias de marketing digital humanizado e construção de relacionamento honesto.

Ler conteúdo completo
Indicados para você