[ editar artigo]

Saiba por que deve incluir o Pinterest na Estratégia de Marketing Digital

Saiba por que deve incluir o Pinterest na Estratégia de Marketing Digital

Com mais de 200 bilhões de Pins para navegar, incluir o Pinterest na estratégia de marketing digital pode ser uma jogada de mestre.

Sabia que o Pinterest já conta com mais de 320 milhões de utilizadores ativos mensais, sempre à procura de conteúdos inspiracionais? Além disso, o utilizador médio gasta mais de 14 minutos por visita na plataforma, deixando claro que se trata de um público bastante engajado.

Dependendo das características do seu público-alvo (e da persona mais adequada, claro!), essa pode ser a plataforma perfeita para a sua marca. Quer saber mais sobre por que incluir o Pinterest na estratégia de Marketing Digital é uma ótima ideia? Se a sua resposta é sim, esse artigo é perfeito para você!

Características do Pinterest que os profissionais de marketing devem conhecer

  • O Pinterest foi o site autônomo mais rápido da história a atingir 10 milhões de utilizadores únicos em 2012. Desde então, a plataforma manteve e aumentou a sua audiência composta por um público altamente engajado que a ajudou a atingir esse marco inicial.
  • A acessibilidade do Pinterest permanece forte, pois seu público costuma se voltar para a plataforma para fazer compras, planejar atividades sociais, aprender coisas através de mensagens de instruções e planejar os momentos da vida com quadros para inspiração visual.
  • Com mais de 200 bilhões de Pins para navegar, existem oportunidades para todos os tipos de marca no Pinterest. Por isso, fique atento às estatísticas da plataforma que o ajudarão a criar campanhas de marketing bem-sucedidas na plataforma.

No alt text provided for this image

Mas por que minha a minha marca deve apostar no Pinterest?

1. Porque o Pinterest é inspirador

Um dos motivos mais comuns pelos quais os utilizadores vão ao Pinterest em busca de inspiração. Eles querem encontrar e partilhar novas ideias, o que indica que estão mais abertos para investigar uma nova marca, conceito ou produto.

Um estudo recente mostrou que 43% dos utilizadores dessa plataforma preferiram se associar a varejistas e marcas, enquanto que apenas 24% preferiram fazê-lo através do Facebook.

No alt text provided for this image

2. Porque 52% dos millennials usam o Pinterest todos os meses

De acordo com estatísticas do pedido de abertura de capital do Pinterest, mais da metade da população dos millennials usa a plataforma todos os meses. Essa audiência com vasto conhecimento do universo digital está acostumada a planejar o futuro e procurar novas idéias na plataforma, estando cada vez mais propensos a comprar o que desejam.

Para se ter uma ideia, os millennials que usam o Pinterest estão gastando 17% a mais do que os que não usam a plataforma. Combinando isso com a tendência dos millennials de pesquisar produtos online antes de efetuar a compra, as marcas têm uma forte oportunidade de se conectar com um público-alvo mais interessados e engajado na plataforma.

No alt text provided for this image

3. Porque o público feminino do Pinterest tem o poder decisor de compra nas mãos

Só para ter uma ideia, de acordo com Statista, 71% dos utilizadores globais do Pinterest são mulheres. Se pegarmos os EUA como exemplo, por lá o Pinterest atinge 83% das mulheres entre 25 e 54 anos. Esse mesmo grupo toma 80% das decisões e as marcas estão aproveitando esse potencial para criar estratégias que ajudem o seu público-alvo na jornada de compra.

  • 85% das mulheres no Pinterest usam a plataforma para planejar experiências de vida, em comparação com 44% no Instagram e 53% no Facebook.
  • 43% planeja ter sua casa ideal nos próximos cinco anos e pesquisam sobre o tema na plataforma.
  • 52% usam sua plataforma para desenvolver o seu conhecimento sobre comidas e bebidas.
  • 70% usam o Pinterest para encontrar acessórios, relógios e jóias.
  • 52% dessas utilizadoras gastaram US $ 500 ou mais em produtos de beleza em seis meses.

4. Porque os utilizadores do Pinterest pesquisam ativamente por compras

O Pinterest não é uma plataforma que destaca apenas imagens bonitas. Muito pelo contrário, 89% dos Pinners usam a plataforma como fonte de inspiração no caminho para a compra. Para ser mais exato, 47% dos Pinners acessam o site especificamente para fazer compras, tornando o Pinterest quatro vezes mais eficaz na geração de vendas do que outras redes sociais.

No alt text provided for this image

Esse poder não se perde no Pinterest, já que a rede social continua criando mais maneiras para que os seus utilizadores comprem diretamente na app. Em 2018, o Pinterest introduziu os Pins do produto, permitindo que as marcas adiconem catálogos completos de itens para compra, incluindo informações sobre preços, disponibilidade, nome do produto, descrição e links que levam diretamente à página de checkout no site do varejista.

5. Porque o Pinterest é um ótimo local para partilhar sobre a sua marca ou produto

Na maioria redes sociais, é crucial encontrar um equilíbrio entre conteúdo promocional e envolvente. A boa notícia é que, como o Pinterest é tão focado em ideias, temas e inspiração, o conteúdo das marcas é útil para 78% dos utilizadores.

A chave para tirar o máximo proveito desse público que adora marcas é descobrir como usar o Pinterest de maneira eficaz. Comece certificando-se de criar um conteúdo relevante para seu público-alvo. Também é útil usar o Pinterest Analytics ou uma ferramenta como o Sprout Social para determinar exatamente a que seu público está respondendo.

No alt text provided for this image

Vale destacar que o marketing de conteúdo das marcas é particularmente útil no Pinterest. As pessoas adoram procurar novas ideias quando há muitas dicas e informações a seguir. Este canal é um excelente lugar para marcas de casamento, bloggers de culinária, empresas de design de interiores, empresas de nicho e muito mais para mostrar o que os torna únicos.

Caso esteja à procura de inspiração, confira o Pinterest Trends (versão beta), uma nova ferramenta que ajuda as empresas a explorar tendências emergentes para facilitar a tomada de decisões estratégicas.

No alt text provided for this image

Ok, estou convencido de que o Pinterest é a rede social perfeita para a minha marca/negócio. Então, por onde devo começar?

Como qualquer rede social, o Pinterest é uma plataforma onde dedicação, criatividade e originalidade são essenciais para uma estratégia de sucesso. Por isso, concentre-se em adicionar Pins relevantes e inspiradores para o seu público-alvo.

Pinterest: um lugar onde você pode colecionar as suas imagens ou vídeos favoritos. Desde bebês e animais fofos a seus filmes favoritos. Além de ser uma plataforma incrível para descobrir pessoas com interesses semelhantes aos do seu público-alvo!

Ah! Não se esqueça de dedicar parte do seu tempo para partilhar e curtir os Pins dos outros utilizadores tanto (se não mais!) quanto dedica na criação e partilha do seu próprio conteúdo.

Para concluir...

As estatísticas do Pinterest deste ano mostram que os usuários da plataforma são compradores dedicados, com o desejo de mergulhar no conteúdo social. Com ferramentas como o Sprout Social, as empresas podem criar conteúdo visual altamente envolvente que coloca sua marca na frente de alguns dos compradores mais motivados — daí ser uma oportunidade fantástica adicionar o Pinterest na estratégia de Marketing Digital. Prontos para explorar todo o potencial dessa plataforma? 

Conhece alguém a quem esse conteúdo seria incrivelmente útil? Fique à vontade para partilhar esse artigo com quem quiser ou deixe o seu comentário!


Fonte: este artigo foi publicado primeiro na Menina Digital

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você