[ editar artigo]

Pensar fora da caixa: uma forma de encontrar soluções incríveis e resultados acima da média

Pensar fora da caixa: uma forma de encontrar soluções incríveis e resultados acima da média

Pense fora da caixa. Você, provavelmente, já leu e/ou ouviu essa expressão muitas e muitas vezes, seja na internet, nos livros ou em seu ciclo social. Ela é, digamos, a receita do sucesso para tudo que fazemos.

Na prática, o ato de pensar fora da caixa trata-se de encontrar uma solução criativa para os desafios do dia a dia, na vida e nos negócios — e, diante disso, buscar resultados acima da média, fora da curva.

Não importa se a missão seja inventar uma brincadeira para passar o tempo com os seus filhos no fim de semana ou uma estratégia de benchmarking para uma grande empresa. Nós precisamos pensar fora da caixa.

Os benefícios são muitos. Pensamentos fora da caixa são, na grande maioria das vezes, o acesso para soluções surpreendentes, marcantes, geniais. Simplesmente, a melhor solução que determinado desafio ou problema poderia receber.

Pensar fora da caixa: uma forma de encontrar soluções incríveis e resultados acima da média

No entanto, encontrar uma solução passível de resultados acima da média, fora da curva, distante do habitual pode se tornar, muitas vezes, uma busca incansável e exaustiva, à beira do esgotamento.

Isso porque, também muitas vezes, nossos pensamentos podem estar ligados ao tradicional, às respostas óbvias, e esta resistência ao sair da nossa linha de raciocínio comum, para fora da caixa, pode gerar estranheza. É natural.

No mundo corporativo, por exemplo, é preciso desenvoltura para unir criatividade e números, e extrair uma solução que seja, ao mesmo tempo, realista e criativa, a ponto de despertar motivação para realizá-la, respeitando os riscos.

Faça brainstorming: um exercício simples, prático e de resultado coletivo

Foto: © iStock.
Foto: © iStock.

Porém pensar fora da caixa também não é algo impossível. Uma simples pesquisa no Google, por exemplo, mostrará muitas dicas de como estimular o pensamento criativo e fomentar novas ideias e resoluções, em todas as áreas.

Uma delas, é o brainstorming. Uma das melhores técnicas para instigar formas criativas de resolução para desafios e problemas do dia a dia, principalmente entre amigos e no ambiente de trabalho, em razão do seu foco no coletivo.

Para quem ainda não o conhece, o brainstorming é uma simples dinâmica de grupo, capaz de estimular e explorar o potencial criativo de alguém ou de um grupo, com base em objetivos pré determinados.

Pegue um livro: este é o primeiro passo para pensar fora da caixa

Para ajudar neste desafio, eu gostaria de sugerir um exercício simples, prático e fácil, que pode ser aplicado tanto na roda de amigos(as) em um happy hour, ou no ambiente de trabalho, com o apoio da empresa.

Você, certamente, já ouviu que o conhecimento que você precisa está nos livros. Não é mesmo? Eles são grandes fontes de conhecimento e experiência, e uma forma incrível que as pessoas encontraram de trocar informações, principalmente, sobre feitos que estamos em busca, vindos daqueles que já chegaram lá.

Por este motivo, selecionei 6 livros, de grandes especialistas em mindset criativo, produtivo e inovador, os quais podem ajudar a organizar as ideias e facilitar a busca pelas soluções ideais.

Com eles, basta reunir a galera após a leitura, é claro, colocar os desafios e problemas na mesa — simulados, se eles ainda não existam —, juntar os feedbacks e, com as informações extraídas da obra, apontar possíveis soluções fora da caixa.

Vamos lá!

1 – Geração de Valor, volume 1: compartilhando inspiração

Geração de Valor, volume 1: compartilhando inspiração
Compartilhando inspiração é o primeiro volume da obra, que já conta com mais duas edições, plantando sonhos, colhendo conquistas e é só o começo. Nelas, Flávio Augusto da Silva mostra a diferença entre o senso comum e a mentalidade que precisamos para alcançar o sucesso.

 

2 – Nunca foi sorte


Por intermédio de sua história de vida, Adriana Sant’Anna traz ferramentas que ela mesma testou em sua rotina para conquistar sucesso em todos os níveis. Se você quer transformar sua vida, desfrutar de saúde, bem-estar, relações amorosas sadias e prosperidade e não sabe de que maneira, ou, ainda, se você estiver enfrentando desafios, inspire-se e tenha coragem de mudar sua rota.

 

3 – Mindset: a nova psicologia do sucesso

Mindset: a nova psicologia do sucesso
Carol S. Dweck, phD, especialista internacional em sucesso e motivação, e renomada professora de psicologia da Universidade de Stanford, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, o conceito de mindset, ou seja, a forma ideal como encaramos os nossos objetivos.

 

4 – Pega a visão

Pega a visão
Você, certamente, é um dos milhões de usuários que assistiram ao vídeo de Rick Chesther nas redes sociais, no qual ele, de forma rápida e sucinta, mostra ao mundo o poder do empreendedorismo, vendendo água; e, nesta obra, busca mostrar como a sua mentalidade o ajudou a chegar até aqui.

 

5 – Rebeldes têm asas

Rebeldes têm asas
Por meio de uma história inspiradora, Rony Meisler construiu a Reserva, marca de roupas conhecida no mundo inteiro pelo seu propósito, ser diferente; e, neste livro, ele busca mostrar ao mundo os seus motivos. Uma grande oportunidade para entender a importância de pensar fora da caixa.

 

6 – Seja foda!

Seja foda!
Em Seja Foda!, Caio Carneiro busca mostrar o segredo para tornar-se uma pessoa feliz, otimista, determinada e abundante, e a importância de aprender comportamentos e atitudes necessárias para conquistar, em todos os aspectos da vida, resultados incríveis.

 

Conteúdo publicado originalmente em nacaradogol.jor.br.

Comunidade Marketing de Gentileza
Lucas Souza
Lucas Souza Seguir

Por meio do marketing digital, ajudo empreendedores a construírem um negócio digital rentável.

Ler conteúdo completo
Indicados para você