Esse é o meu desejo para você, que está começando a ler esse texto.
Sempre na virada do ano é a mesma coisa, ficamos cheios de metas, desejos para o mundo a nossa volta, mas fique sabendo que apenas 8% das pessoas cumprem as metas de fim de ano.
Na semana passada recebi uma mensagem de um parente que dizia assim: Me desculpe por não dizer que amo sempre e por ser distante. Sou assim mesmo, mas estou tentando mudar.
Olha, ouço isso há uns 03 anos e até agora não vi nenhum movimento indo nessa direção e está tudo bem, mas para que se enganar?
A gente não precisar dizer que ama toda hora e nem tão pouco, estar sempre junto.
A única coisa que precisamos fazer é querer, porque tudo isso é representado por atitudes e quando a gente quer, sempre se arruma um jeito rs.
Não tem essa de dizer que não tem tempo ou que é esquecida, por que as coisas que são importantes a gente não se esquece.
Tenho visto posts pelas redes sociais de pessoas que procuram por oportunidades, que me fazem refletir: As pessoas realmente não tem noção (ou tem), sobre o quanto o seu comportamento reflete o ser humano que é.
E com isso, compreendo porque alguns profissionais retornam ao mercado em pouco tempo e outros ficam à deriva por mais de 2 anos.
Será que você já se deu conta que desde 2015, o movimento que o mercado tem feito é levar em consideração a questão do comportamento, para contratar e manter seus colaboradores?
Atualmente estamos com toda a nossa opinião á flor da pele e na ponta dos dedos.
Não que isso seja ruim, pensamento crítico nunca foi tão valorizado, mas é aí que o bicho pega.
Olhe algumas pérolas que encontrei por esse mundão da internet:
" Ir a vários processos seletivos e não ser aprovado, é perda de tempo..."
" Para minha casa liga muito telemarketing, eu não atendo a todas as ligações, senão vou passar o dia fazendo isso. O recrutador precisa fazer contato de todas as formas, e insistir caso eu não atenda."
" O trabalhador está de saco cheio, cansado de ir à entrevista, gastar dinheiro, perder tempo e depois nem ter resposta.."
Vou dizer o que penso sobre esses questionamentos e você se sinta confortável para discordar, ok?
" Ir a vários processos seletivos e não ser aprovado, é perda de tempo..."
Minhas análises:
- Participar de vários processos é uma conquista grande, porque a grande maioria nem é chamado. Então se você está participando de vários, se considere um vencedor.
- Cabe analisar como a sua busca por vagas está sendo feita, porque se você manda currículo para qualquer vaga, até aquelas que não tem nada a ver com o que deseja (e isso acontece em 80% dos casos), quem está perdendo tempo e fazendo errado é VOCÊ.
- Cada entrevista é como se fosse um treino, porque são empresas e entrevistadores diferentes. E você tem a possibilidade de se mostrar para mais pessoas, falando sobre suas habilidades e quem sabe abrir uma nova porta para emprego ou relacionamento.
- E a mais importante: se você considera que é perda de tempo, está muito perdida sobre o mercado atual e não entendeu que ser aprovado é um alinhamento de perfil. E mesmo que você seja um profissional ótimo, pode não ser o ideal.
" Para minha casa liga muito telemarketing, eu não atendo a todas as ligações, se não vou passar o dia fazendo isso. O recrutador precisa fazer contato de todas as formas, e insistir caso eu não atenda."
Minhas análises:
- Você tem a opção de falar com a empresa e bloquear o contato.
- Concordo quando você diz que o recrutador precisa tentar de todas as formas: telefone, e-mail, LinkedIn e mensagem pelo WhatsApp, que é mais fácil hoje, mas lembre-se que o WhatsApp é feito pelo celular pessoal e ninguém é obrigado a usar o seu telefone pessoal para isso.
- E por último, não menos importante: se você não atender, há mais de 100 currículos esperando o contato.
" O trabalhador está de saco cheio, cansado de ir à entrevista, gastar dinheiro, perder tempo e depois nem ter resposta.."
Minhas análises:
- Não vou negar que o RH está pecando e muito, por não dar o retorno e isso é uma coisa bem simples de ser feita, com um e-mail automático. Mas você pode contatar a empresa pelo mesmo meio que ela te convocou e se não tiver resposta, desencana e segue a vida.
Sem falar dos comentários racistas e preconceituosos, sobre esses me recurso a falar. Bom, o que quero dizer com isso tudo:
Desde que o mundo é mundo, alguém sempre fez a coisa certa e o outro fez a coisa errada, alguém já foi passado para trás e outro se deu bem… e vida segue.
Ego, avareza, raiva, inveja, soberba são sentimentos que vão existir sempre, e apenas refletem o ser humano que somos.
Do mesmo jeito que: altruísmo, empatia, amor, gentileza, compaixão, amizade, tolerância também.
A ideia desse artigo, que talvez pode ser o primeiro que você esteja lendo esse ano, é te falar que já está na hora de você crescer.
Parar de discutir o sexo dos anjos, reclamar com o universo que tudo acontece com você e se tornar adulto.
Você não é o centro do mundo!
Pela primeira vez, minha filha de 17 anos foi passar o fim de ano com uma amiga da praia.
Meu coração ficou como: apreensivo com a violência, mas cheio de orgulho da mulher que ela está se tornando.
E comentei aqui em casa, que ainda corre o risco dela nos surpreender, arrumar as coisas e ir viver na Europa, com a cara a coragem, porque ela é dessas!
Aos 17 anos está construindo a sua história como muitos que conheço, que abrem espaço na sua vida para as realizações ao invés de reclamações.
Sei que você já teve paciência para ler até aqui e quero te dar um último conselho:
A vida é sua e somente você tem o comando dela
E sabe o mais legal?
- Você pode ser quem QUISER.
- Pode dar RESET, sempre que achar que não está bom.
- Pode RECOMEÇAR sempre que achar necessário.
Então não perca o seu tempo de VIDA (porque a cada segundo ele fica menor) criticando ou jogando a RESPONSABILIDADE para o universo.
Se preocupe em fazer o que está ao seu ALCANCE para conquistar o que deseja.
O mercado está uma droga? Está.
As empresas estão pagando pouco? SIM.
Muitos comentários na internet são sem noção, também.
Mas você sabe que tudo isso vai continuar existindo, né?
O que faz toda diferença é você saber o que QUER para sua vida.
Tudo isso vai passar batido e não vai interferir na realização dos seus SONHOS.
Anote essas dicas:
- Foca em ser o melhor.
- Foca no que precisa ainda aprender.
- Foca em se tornar um ser humano bom.
- Foca em cuidar de si e das pessoas que ama.
- Foca em transformar o mundo que vive em um lugar melhor.
Você vai perceber, que quando concentra todas as suas energias naquilo que é importante, o mundo te mostra o caminho, põe as pessoas certas e te parabeniza pelo feito.
Se nada do que falei até aqui faz sentido, você pode continuar fazendo o que sempre fez, que está tudo bem.
Até porque o que trago aqui são reflexões minhas do mundo e das experiências que tive, são melhores práticas com intuito de te ajudar e não verdades absolutas, ok?
No programa Master Sabor eu ouvi a frase: Ganha quem erra menos!
E quantas vezes você vem errando por aí?