[ editar artigo]

Os 5 passos fundamentais para você conquistar resultados nas mídias digitais

Os 5 passos fundamentais para você conquistar resultados nas mídias digitais

O mundo está passando por um momento delicado onde a pandemia devido à COVID-19 se instalou e suas consequências foram as mais tristes possíveis e as transformações também aconteceram.

Ao mesmo tempo que ocorrem mortes, também nos obrigou a ficarmos de quarentena e isolamento social, fazendo com que muitas pessoas tivessem que trazer seus negócios para o digital, trabalhar no estilo home office e planejar o fortalecimento da nossa marca pessoal no ambiente online.

Ficamos mais digitais e com isso, tivemos que estar muito mais presentes no online.

Posicionamento e presença digital, conteúdos autênticos, relacionamentos fortalecidos.

Tudo isso nunca foi tão necessário como agora devido à situação e ao momento que passamos que faz com que a transformação digital, esteja em crescimento.

Para muitos não está sendo fácil passar por esse momento, mas infelizmente estamos vivenciando tudo isso e juntos, estamos aprendendo e nos adaptando em várias coisas para nos mantermos vivos, lembrados e indicados no quesito, ambiente digital.

Pensando nisso que separei 5 passos para você conquistar resultados nas mídias sociais e com isso, ajudar na sua presença e venda dos seus produtos nesse momento em que temos apenas a comunicação digital como caminho para essa divulgação e fortalecimento.

Vamos lá?

1 — Aprenda sobre a ferramenta que for utilizar

Esse passo além de ser importante, é necessário que se faça essa ação, uma vez que você precisa saber e entender como se posicionar e trabalhar em cada plataforma que você for escolher estar. Saber informações, como são as métricas, tipos de formatos, entender se sua persona ou audiência está presente nessas redes e como gerar conteúdo em cada uma delas e que vá atrair a atenção, é obrigatório para se chegar ao resultado desejado.

É muito importante você conhecer, e acreditar também, cada plataforma que for estar senão o resultado não aparece, a produção não acontece e você se frustra!

Conheça o terreno onde você está construindo sua jornada.

2 — Defina seu posicionamento

Agora mais do que nunca, se você é do estilo “passo despercebido” pode começar a mudar seu pensamento e mais, seu posicionamento quanto a estar nas redes sociais. Você precisa saber com quem vai falar, sobre o que e como.

E para você ter resultado no digital, você precisa se posicionar, assumir seu lugar de destaque, deixar as pessoas e o mundo te conhecerem. Saberem quem é você, o que você faz, porque faz o que faz, como faz, quais seus resultados, soluções e ideias.

Como eu sempre falo:

Quem não se posiciona acaba se tornando mais um entre tantos. Ou acabam te posicionando onde você não deveria ou gostaria de estar.

3 — Produza conteúdos dentro das redes

Já escrevi vários artigos falando da importância de se produzir conteúdos dentro do LinkedIn e demais redes sociais. Lembra que eu fiz uma pergunta no início desse artigo sobre qual era a moeda mais cara do momento, no digital? Então, é a ATENÇÃO!

Leia também: 4 motivos para você começar a escrever no LinkedIn

Você precisa aprender e querer chamar a atenção da sua audiência e conexão. A cada dia que passa, mais pessoas estão apostando nas mídias digitais, logo o excesso de informações acontece a todo momento.

São muitos criadores de conteúdos aproveitando a oportunidade que a internet oferece. Por isso, você precisa encontrar uma melhor maneira de chamar a atenção e fazer com que seu público consuma seus conteúdos.

Como?

Produzindo conteúdos mais autênticos, com essência, relevante e que inspiram outras pessoas. Você precisa entender qual a dor e amor da sua audiência e conexões e com isso, ajudar e compartilhar dicas, conselhos, conhecimentos e experiências.

Você precisa ser cada vez mais recíproco e menos egoísta quando for compartilhar o que sabe.

Não tenha medo de dividir, não tenha medo dos julgamentos e criticas que você possa vir receber, pois, fazendo ou não fazendo você já está sendo criticado então, pelo menos você faça e ajude o próximo. Esqueça o medo e contribua na jornada de alguém.

Pois,

Sempre haverá alguém disposto a te ouvir, a ler o que você escreveu, a ver seu vídeo e o que tem para ensinar e inspirar. Então, escreva agora mesmo!

4 — Crie interação e com isso conquiste engajamento

Um dos erros que as pessoas mais cometem dentro das mídias sociais é produzir conteúdo e deixar ele lá falando sozinho com as pessoas. É o conhecido “postei e sai correndo”, o que para sua construção de imagem, posicionamento, marca pessoal e resultado, é muito prejudicial, pois você acaba perdendo oportunidades quando não dá o devido retorno.

Para obter resultados no digital, você precisa fortalecer seu relacionamento dentro das redes. O que sempre falo é que se o conteúdo é rei, o relacionamento/ interação é a rainha, logo quando você junta esses dois, seus resultados aparecem, você se torna referência e gera confiança e aproximação com quem te acompanha.

Por isso, se relacione com as pessoas.

Deixaram comentários na sua publicação? Responda! Mas não responda coisas simples como, por exemplo, um emotion. Acredito que a mesma atenção e carinho que a pessoa teve para deixar uma mensagem para você, a mesma atenção e carinho em responder, você tem que ter.

Presta atenção nos seus directs, inbox e mensagens diretas. Muitas pessoas perdem chances e clientes quando não prestam atenção nesse setor. E mais que isso, se relacione com demais perfis e conexões também.

Gostou de um artigo, vídeo, dicas, publicação que viu? Curta, comente algo bacana e se achar que mais pessoas merecem ler aquele conteúdo porque pode ajudar em certo momento, indique, marque ou envie.

Lembre-se que rede social significa pessoas, conexões, correntes, grupos. Logo, seu relacionamento tem que estar presente e alinhado a isso.

5 -Mantenha contato com suas conexões e audiência

Assim como é importante você ter um relacionamento e interação bacana com sua audiência e conexões, é importante também, você trabalhar seu networking.

Manter contato com quem te segue, procurar saber como estão suas conexões, se importar com o próximo é um diferencial e tanto para sua jornada e resultado.

Trabalhar o networking está cada vez mais valorizado no mundo, pois são esses contatos, relacionamentos e influências que você tem que manter com objetivo de novas oportunidades de negócios e parcerias futuras.

Cada ação e contato que realizamos dentro do digital e fora também, acaba que nos aproxima, de certa forma, de outras pessoas que estão alinhadas ao mesmo propósito que o nosso.

Bom, esses foram alguns passos para você conquistar resultados dentro do digital. Mas a dica mais importante e que contribui mais um pouco com essas que passei é,

Não apenas leia, anote e entenda. Você precisa agora é executar, fazer, produzir para que tudo isso, em conjunto, aconteça!

E ai, gostou das dicas?

Comunidade Marketing de Gentileza
Alessandra Frazão
Alessandra Frazão Seguir

Uma estrategista em Comunicação e Marketing Digital que acredita que comunicação é mais que comunicar. Comunicação é saber se conectar, transformar, influenciar e com isso fazer a diferença na vida das pessoas. Vem comigo! :D

Ler conteúdo completo
Indicados para você