[ editar artigo]

Os 3 pilares no LinkedIn que geram resultados

Os 3 pilares no LinkedIn que geram resultados

 

O LinkedIn é considerada a maior rede profissional do mundo que tem como missão conectar profissionais de todo o mundo, focando o crescimento de suas carreiras.

Seus números já dizem por si só a potência que é essa rede.

 No mundo já são 706 milhões de cadastrados, desde, 45 milhões são no Brasil. Tirando que a cada segundo, 3 novos usuários se cadastram na plataforma, 36 milhões de habilidades registradas e cerca de 50 milhões de empresas estão aqui dentro, fortalecendo suas marcas e buscando novos colaboradores.

A rede tem crescido demais e apesar de muitas pessoas ainda acreditarem que é somente um site para colocar currículo, faz tempo que ele deixou de ser apenas para isso e hoje, a rede mostra a cada dia seu potencial enquanto plataforma confiável e de resultados.

Por isso, sempre quando alguém me pergunta o que é e como conquistar visibilidade dentro da rede, gosto de mostrar que o LinkedIn se baseia em 3 pilares que sustenta sua força e reconhecimento e nos proporciona resultados também.

 

  • Vitrine Digital

Sim, seu perfil no LinkedIn é uma vitrine digital onde mostra quem você é, sua formação, qualificação e seus resultados.

Pensa aqui comigo, você está andando na rua e vê uma a loja A com uma vitrine incrível, cheia de produtos bacanas, com seus valores, muita organização e bom atendimento logo na entrada. Certo?

Do outro lado da rua, temos a loja B, só que sua vitrine é mais ou menos atrativa, poucos produtos interessantes, sem valores divulgados, meio bagunçado e atendimento quase zero. Ok?

Me responde qual das lojas você entraria para consumir e comprar os produtos?

Nem preciso dizer qual loja você entraria, correto?

A mesma coisa seu perfil! Ele é seu currículo digital, sua vitrine online.

Você precisa deixar seu perfil atualizado, otimizado e atrativo para que as pessoas queiram se conectar a você, te buscar quando preciso, indicar e recolocar quando necessário.

 

Para que isso aconteça você precisa,

  1. - Ter uma foto de capa que mostre no que você trabalha, oferece, comunica e fortalece sua marca pessoal e profissional;
  2. - Ter uma foto de perfil de qualidade. Sabia que fotos com perfis são 21 vezes mais visualizados? Então, capricha vai! Nada de perfil sem foto que gera desconfiança, foto com animais e crianças, foto muito longe ou muito perto, fotos utilizando bíceps (?), sim eu já vi, foto feita em balada e cortada na metade. Enfim, passe a imagem que você quer enquanto profissional, carreira e negócios.
  3. - Sua headline ou mais conhecido como título, precisa estar estrategicamente assertivo com as palavras-chave corretas que levam o seu perfil as buscas de recrutadores. Nada de “em busca de recolocação”, pois isso não te ajuda, ao contrário, te prejudica e muito, pois você acaba não dizendo no que está buscando.
  4. - Seu resumo precisa ser atrativo e precisa ser em primeira pessoa. Muitas pessoas escrevem em terceira pessoa e sinceramente, eu não entendo até hoje o porquê, mas o que quero dizer com o primeiro pessoa, é você se vender mesmo, é o famoso “venda seu peixe” de forma que as pessoas ao entrarem no seu perfil, entendam e conheçam você na sua história, trajetória, entrega e busca.
  5. - Experiências sempre atualizadas de onde trabalhou e um pequeno resumo ajudaria e muito as pessoas saberem quais resultados e ações você executou dentro das empresas;
  6. - Formação acadêmica, licença e certificados sempre em ordem.
  7. - Competência sempre alinhadas com seu propósito e função;
  8. - Não tenha vergonha e medo de pedir recomendações para as pessoas que te conhecem. Fale que você está precisando de umas pequenas palavras sobre como foi trabalhar contigo, seus resultados, o que acha de você, pois está querendo ser recolocado, conquistar visibilidade ou alavancar a carreira e precisa dessa ajuda amiga. Não custa nada para nenhum dos dois.
  9. - Deixe sua URL mais profissional e personalizada. Isso demostra atenção e cuidado com sua marca e marketing pessoal.
  10. - Muitas pessoas acreditam que o setor de conquistas e interesses, não são importantes e nem vistas, por isso acabam não preenchendo. Grande engano viu. As empresas e as pessoas estão cada vez, buscando saber quais conquistas obteve, quais causas e interesses você acompanha. Fique ligado!

 

2- Posicionamento e Marca pessoal

Cada vez mais, se torna mais necessário as pessoas se posicionarem no ambiente digital e com isso, fortalecerem mais sua marca pessoal.

Tem uma frase que costumo dizer que é,

quem não se posiciona, acaba se tornando mais um entre tantos e acaba sendo posicionado onde não quer ou merecia estar.

Então, quando você deixa de se colocar em evidência para que passem a te conhecer, você perde de fortalecer sua marca pessoal, grandes oportunidades de crescimento, carreira, negócios e parcerias.

E sabe como você se posiciona dentro do LinkedIn e conquista sua visibilidade? Por meio dos CONTEÚDOS AUTÊNTICOS que você compartilha.

Sim! Quando você se posiciona por meio do seu conteúdo que engaja, conecta e atrai conexões interessadas em te conhecer e te acompanhar.

Então, que tal começar a produzir seus conteúdos e deixar o mundo e o digital te conhecerem?

Tem dificuldade para publicar na rede? Não sabe o que escrever? Tem receio dos julgamentos e críticas?

- Se sua dificuldade e medo for por conta de vergonha ou receio, já digo que você está desacreditando de toda a sua história e trajetória até aqui. Pare com isso agora mesmo!

2º - Se você não sabe o que escrever, vou te dar algumas dicas agora.  Escreva sobre sua história, conhecimento sobre algo da sua área, mostre suas experiências já adquiridas, compartilhe hobbies que te agradam, como por exemplo, o livro que está lendo, o que aprendeu em um curso, aprendizados da sua vida, uma música que escutou e te marcou.

Sim, você tem muita coisa bacana para compartilhar. Não me venha com essa que não sabe o que escrever, porque você sabe. Comece pelo básico, simples e verdadeiro, mas comece!

- Faça parte de grupos e movimentos que te ajudam e apoiam na hora de desenvolver sua escrita e produção. Por exemplo, a Comunidade Marketing de Gentileza que é uma rede social colaborativa com objetivo de conectar pessoas e formar uma grande rede de troca de conhecimentos e contribuir criando conteúdo com o propósito de tornar o mundo digital mais humanizado. 

- Se sua dificuldade na hora de escrever for por conta de acreditar que vai ser criticado e julgado, tenho uma coisa para te falar: VOCÊ FAZENDO OU NÃO, VOCÊ JÁ ESTÁ SENDO CRITICADO NA SUA VIDA. Então que tal não focar nisso e simplesmente, publicar. E vai por mim, muitas vezes você acha que vai ser criticado e vai acabar é recebendo enxurradas de elogios e agradecimentos pois,

TEM ALGUÉM PRECISANDO DO SEU CONTEÚDO, DAS SUAS DICAS, DA SUA AJUDA, DA SUA TRANSFORMAÇÃO. PENSE NISSO!

 

3 – Networking / Relacionamento

Se tem uma coisa que aprendi nessa vida, é que ninguém faz nada sozinho.

E dentro do LinkedIn é a mesma coisa. Ninguém ali faz nada sozinho quando falamos de relacionamento, networking, resultados e conquistas.

Como eu falei no começo do artigo, o LinkedIn é maior rede profissional do mundo, logo, quando você está em busca de se recolocar, ganhar visibilidade, alavancar sua carreira ou fazer negócios, você precisa se relacionar, interagir e se envolver dentro da rede.

Como?

  1. Fazendo conexões assertivas;
  2. Interagindo nos conteúdos das demais conexões.
  3. Enviando mensagens de boas-vindas para quem chega ou se apresentando para quem envia;
  4. Sendo interessado das suas conexões. Nada de entrar em contato apenas quando precisar;
  5. Quando você mantêm presença na rede pois lembre-se: quem não é visto, não é lembrado;
  6. Participa de projetos e parceiras que agregam;
  7. Marca presença nos grupos do LinkedIn. Muitos não acreditam no uso dos grupos, mas vou te contar uma coisa que sempre acontece comigo, muitas conexões costumam vir deles quando posto algo ou interajo lá dentro;
  8. Sendo recíproco, pois quem ajuda, apoia e colabora hoje, é ajudado, apoiado e tem colaboração das pessoas, amanhã;

Para mim, esses são os 3 pilares que acredito fazer parte dentro do LinkedIn.

Mas antes de finalizar o artigo, quero que você saiba que, os resultados não vêm apenas de um perfil campeão;

Eles não vêm apenas de muita presença, posicionamento, conteúdo e relacionamento.

Sabe da onde que os resultados vem?

Vem de muita ação, muita paciência, muito entendimento e estratégia do que você quer conquistar aqui dentro. Vem de muito foco, objetivo e determinação.

Vem do querer fazer a diferença e entender como a rede pode me ajudar.

Mas lembre-se que não tem como gerar resultados acreditando apenas que a plataforma vai fazer isso por você. Não mesmo.

Você tem que fazer a sua parte aqui dentro.

E aí, gostou de conhecer os pilares e como usar cada uma delas à seu favor?

Comunidade Marketing de Gentileza
Alessandra Frazão
Alessandra Frazão Seguir

Uma estrategista em Comunicação e Marketing Digital que acredita que comunicação é mais que comunicar. Comunicação é saber se conectar, transformar, influenciar e com isso fazer a diferença na vida das pessoas. Vem comigo! :D

Ler conteúdo completo
Indicados para você