[ editar artigo]

Onde posso aprender sobre SEO?

Onde posso aprender sobre SEO?

Aprender sobre SEO pode parecer complicado, mas não é. SEO (Search Engine Optimization) são técnicas utilizadas para fazer uma otimização no seu site e no seu conteúdo visando um melhor posicionamento nos motores de busca, ou seja, no Google. 

Através dessa otimização é possível conseguir melhores posições nas buscas do Google e consequentemente mais tráfego orgânico. 

O tráfego orgânico é conhecido por ser um dos que traz um maior ROI e é um dos tráfegos que traz mais público qualificado. 

 

Agora que você já sabe sobre o básico de SEO, é hora de começarmos a falar sobre onde começar a aprender a fazer SEO para o seu site. 

 

Onde aprender sobre SEO

Aqui fizemos uma seleção de alguns sites e grupos onde você pode aprender bastante coisa, e lembre-se de que SEO não é ciência exata. Apesar de precisar aprender as bases, depois de um tempo é necessário que você comece a trilhar o seu próprio caminho. Faça testes, pois é realmente assim que você vai aprender. 

 

Blog Guest Post

Um dos melhores locais para quem quer saber sobre SEO é o blog Guest Post. O site é tão bom que é quase um chamado: Aprenda sobre SEO. Lá você vai encontrar muito material relevante além de poder usar o site depois para conseguir seus primeiros links e arrasar com os rankings. 

Esse, inclusive, é um dos fatores do site ser tão bom: ele te ajuda a ter o conhecimento e também a colocar esse conhecimento em prática. 

 

Implementa Digital

Outro site muito bom, que é de prestadores de serviço de SEO, mas que tem um blog muito interessante é a Implementa Digital. Eles têm muitos cases de sucesso legais e se você conseguir olhar além do que está na sua frente, vai conseguir enxergar um pouco da estratégia utilizada para conseguir tais resultados. 

No blog eles também trazem algumas informações bem interessantes sobre posicionamento no Google, escolha de palavras chave, etc.


 

Neil Patel 

O Neil Patel é uma das referências quando o assunto é SEO. Apesar dele não ser brasileiro, ele já tem o blog 100% traduzido para o português, o que ajuda quem está querendo aprender SEO mas não sabe inglês. 

Ele tem muito conteúdo relevante, mas é importante deixar claro que a grande maioria do conteúdo dele é apenas para iniciantes e que depois de algum tempo o conteúdo vai parecer apenas mais do mesmo 

 

Grupos do Facebook e Telegram

Hoje em dia existem diversos grupos tanto no Facebook quanto no Telegram que permitem que você tire suas dúvidas com pessoas que já estão a mais tempo no campo de batalha e que podem te ajudar a sair de iniciante para intermediário. 

Esse é o lugar ideal para você entrar quando já estiver com a mão na massa e realizando alguns testes, pois com certeza você vai ter algumas dúvidas e precisará de alguém pra te ajudar. 

 

Fóruns Gringos

Outro lugar que é muito comum as pessoas do mundo do SEO irem buscar informações em sites de fora do país. Saber inglês é importante, mas caso você não saiba, dá para tentar usar o Google tradutor para conseguir pelo menos as informações mais relevantes. 

Um dos melhores fóruns de SEO é o Black Hat World. Lá você vai encontrar muita informação de quem está tentando ganhar as melhores posições na serp de vários lugares do mundo. O conhecimento de lá é bem vasto e tem muita coisa avançada para aprender. 

 

Blog das ferramentas de SEO

Outro lugar que contém ouro quando o assunto é SEO são os blogs das principais ferramentas, como por exemplo do SemRush ou Ahrefs. No blog deles podemos encontrar diversos materiais sobre SEO e para quem tem dificuldades com o inglês, o blog do Semrush, por exemplo, já está fornecendo muitos conteúdos já traduzidos, o que facilita bastante, não é mesmo? 

O único ponto negativo de utilizar os blogs como referência é que na grande maioria das vezes eles estão ensinando coisas que precisam dos programas deles para serem realizados, e os programas nem sempre tem um custo acessível, ainda mais com o valor que está o dólar.

Mas, com ou sem acesso à ferramenta, vale a leitura e o aprendizado.


 

Como colocar o conhecimento em prática

Se você deseja se tornar um profissional de SEO e está com dúvidas a respeito de como começar a colocar todo esse conhecimento em prática e ter o seu primeiro case de sucesso, a melhor escolha é criar um site para você, gerar conteúdo para ele e utilizar todas as técnicas que você tiver conhecimento para tentar fazer com que ele melhore no ranqueamento. 

Fazer esse tipo de tarefa vai te trazer experiências únicas e te ajudará a aplicar todo o conhecimento que você adquiriu, além de te ajudar a ter o seu primeiro case de sucesso! 

Comunidade Marketing de Gentileza
Lucas W. Pelisari
Lucas W. Pelisari Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você