[ editar artigo]

O seu maior ativo é o cliente

O seu maior ativo é o cliente

Um novo consumidor está surgindo em um mundo em transformação e crescendo cada vez mais em tecnologia. Este consumidor quando alcançado e fidelizado se torna seu cliente. Muitas vezes pensamos que o maior ativo que nossa empresa possui é o dinheiro em caixa, ou as vendas que fazemos. Muitos pensam que é o patrimônio material, etc.

Mas  a grande verdade é que o maior ativo que a sua empresa possui são os clientes, são eles que fazem a diferença no seu negócio. Quando você os perde, a sua empresa perde algo de um valor insubstituível. Abaixo vamos ver porque o cliente é tão importante:

1. Os clientes trazem recursos para o caixa da empresa

Parece obvio, mas eles são os responsáveis por encher o caixa da empresa e pelos resultados que o negócio alcança, pois são os clientes que consomem os produtos oferecidos e continuam mantendo a empresa saudável por longo tempo. É indiscutível que é necessário apresentar um bom produto que satisfaça o cliente, pois sem ele não há vendas e muito menos empresa. O cliente é uma fonte de recursos constante, por isso é fundamental a fidelização dele apresentando produtos e serviço de qualidade.

2. Os clientes através de indicação trazem novos clientes

O cliente satisfeito sempre vai comentar com um familiar ou amigo que foi bem atendido pela sua empresa ou que o seu produto é bom. O marketing boca a boca é muito eficiente, pois qualquer pessoa dá ouvidos a pessoas da família ou amigos, isso faz com que aumente a sua carteira de clientes e consumidores do seu produto consideravelmente. Por isso clientes fidelizados são fonte inesgotável de novos clientes que trarão outros e assim por diante.

3. Patrimônio, colaboradores e estruturas passam, mas os clientes permanecem

Empresas passam por muitas fases e situações. A economia pode estar em baixa, as máquinas se deterioram, empregados vão embora, etc. Mas os clientes sempre permanecem, pois é construída uma relação com eles que é duradoura e emocional que não se desfaz facilmente quando o cliente está fidelizado. Não podemos nos iludir com o que é passageiro ou com que pode ser substituído acreditando que isso são ativos importantes. São ativos sem dúvida, pois fazem parte de tudo o que a empresa possui. Mas no final quem mantém tudo isso em pé são os clientes que consomem e trazem resultados diariamente.

Não estou afirmando que todas as coisas que uma empresa possui com marca, equipamentos, local, colaboradores, capital, investimentos, etc. não são ativos ou não são importantes, sem dúvida são. Entretanto, estou enfatizando que sem clientes nada disso tem sentido e quando se fala em ativos não se fala muito e clientes.

Claro que estes clientes devem ser fiéis e outros devem chegar constantemente. E como formamos um ativo importante como este? Bons produtos, bons serviços, fidelização com bom atendimento e pós venda, mostrar genuíno interesse no bem-estar do seu cliente. Claro que são muitos os pontos a serem trabalhados para chegarmos lá. Mas quando entendemos que o cliente é a peça chave temos em mente que tudo o que fazemos será para encantar este importante ativo da nossa empresa.

Comunidade Marketing de Gentileza
Kleto Castro de Faria
Kleto Castro de Faria Seguir

Ajudo as pequenas e médias empresas a implementarem ações de marketing digital para desenvolverem suas ações no mercado. Mídias sociais e produção de conteúdo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você