[ editar artigo]

O que um provérbio pode te ensinar sobre o mundo VUCA

O que um provérbio pode te ensinar sobre o mundo VUCA

Segundo a Wikipedia, um provérbio "é um ditado simples, concreto, tradicional, que expressa uma verdade baseada no senso comum ou experiência”. Melhor dizendo, um provérbio pode trazer ensinamentos para a sua vida.

Muitos expressam grandes verdades e outros crenças limitantes. O que acho mais incrível é o poder de síntese que contêm. Podem suscitar grandes reflexões e também inspiração em poucas palavras.

Não faz muito tempo, me deparei com o provérbio chinês “Diferentes fechaduras devem ser abertas com chaves diferentes" e logo que li, fiz uma relação direta como mundo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade).

Não há fórmulas ou soluções universais para todo tipo de problema, por mais complexo e incerto que possa ser ou parecer.

Para cada desafio é fundamental ter a mente aberta para encontrar a melhor solução, que muitas vezes é uma solução diferente de tudo o que já foi tentado antes.

Por isso mesmo, cultivar a habilidade inata do ser humano de ser criativo se torna tão importante atualmente. É ela que vai permitir gerar, por meio de combinações inusitadas e não necessariamente difíceis,  alternativas que vão desatar nós e abrir espaço para novas possibilidades, sequer imaginadas antes.

A pandemia é um exemplo claro disso - novas soluções surgiram do caos causado pelo Coronavírus. Um exemplo simples são os totens de álcool em gel que podem ser acionados pelos pés. Eles garantem mais segurança e praticidade aos usuários, evitando contatos desnecessários.  E vieram para ficar.

Tem algum outro provérbio que te traz ensinamentos? Compartilha comigo! 😉

Crédito da imagem: Canva
 

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Natale
Vera Natale Seguir

Ajudo pessoas e empresas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar, usando técnicas criativas. Sou especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada, apaixonado por palavras e o poder que têm de transformar o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você