[ editar artigo]

O que fazer quando queremos mudar de nicho no mercado digital?

O que fazer quando queremos mudar de nicho no mercado digital?

Quem nunca mudou o rumo das suas idéias na vida que atire a primeira pedra. Somos seres humanos e isso é completamente comum. Mas e se você constrói toda uma estrutura, seja digital ou física e de repente descobre que não é mais aquilo que faz seus olhos brilharem, o que fazer quando você quer mudar de nicho?

Primeiramente, você precisa tirar um tempo pra saber se é realmente isso que quer. Somos impulsivos e quando o assunto é sério precisamos agir com o cérebro e não com o coração.

Mudar é bom e as vezes é necessário, mas não dá pra ficar pulando de galho em galho.

Mas se você já decidiu que é isso quer vou falar a verdade:

Quando o assunto é mudar de nicho você tem duas opções: começar do zero ou manter as suas redes atuais e perder seguidores, MUITO SEGUIDORES.

Eu sou prova viva da mudança de nicho, eu tinha 17k seguidores no Instagram quando decidi falar apenas sobre Marketing Digital. Fiz a transição completamente consciente de que uma grande parcela do meu público ia me abandonar (a dramática).

Hoje (outubro de 2020) eu tenho 13k de seguidores no Instagram, 5 mil seguidores a menos, tem noção? 

Todos os dias muitas pessoas me seguem, porem muitos vão embora. E se você não estiver preparado para isso, essa oscilação nos números pode te frustrar.

E por que isso acontece?

Porque ninguém é obrigado a continuar seguindo uma pessoa que fala de algo que não a interessa.

Muitos vão ficar, e por esses que eu sabia que iam ficar que eu optei por manter a minha conta no Instagram. Mas de toda a minha estrutura, as únicas coisas que mantive foram o Instagram e o canal no Youtube. Blog e Fan Page eu criei tudo do zero.

Muitas vezes começar tudo do zero pode não ser algo ruim, geralmente as redes sociais dão uma boa impulsionada orgânica nas novas contas e você pode usar isso a seu favor.

De qualquer forma, caso você decida manter as suas redes, tenha em mente que está começando algo novo, você pode não está começando do zero, mas pense como se fosse.

Mas como saber se eu devo começar do zero ou manter as redes atuais?

Primeiramente, se os temas são extremamente opostos pense seriamente em começar algo novo. Caso contrário você pode introduzir seu novo conteúdo nas suas redes atuais.

Apagar ou não os conteúdos antigos?

Particularmente eu não gosto de apagar conteúdo, principalmente os que deram trabalho. (acumuladora digital que chama?)

No Instagram, muita coisa eu arquivei, muita coisa eu mantive. Afinal de contas, conteúdos bem engajados ajudam a dar relevância ao perfil.

Já no quesito blog ou site, é bom começar do zero, pois quando o assunto é SEO o melhor é você estar bem na fita, misturar palavras-chave não é uma boa estratégia.

O que que você decida fazer, não desanime... estude seu novo público alvo e crie conteúdo para atrair essa galera.

De qualquer forma, estou por aqui se precisar de um help!

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Karen Amaral
Karen Amaral Seguir

Mulher, mãe, empreendedora, especialista em Inbound Marketing, copywrinting e estrategista digital. Descobriu que é possível unir seu amor pelo mundo digital ao empreendedorismo e através de seu conteúdo vem transformando a vida de outras pessoas.

Ler conteúdo completo
Indicados para você