Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

O que faz um auxiliar administrativo e como se especializar?

O que faz um auxiliar administrativo e como se especializar?
Lucas W. Pelisari
jun. 30 - 5 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

Com certeza você já viu um anúncio de emprego buscando por auxiliar administrativo. No entanto, mesmo sendo tão comum, tanto a profissão, quanto o curso, muitas pessoas ainda não sabem o que faz um auxiliar administrativo e nem como se especializar. 

 

Ter um bom auxiliar administrativo é essencial para empresas e escritórios conseguirem se destacar. Além disso, o auxiliar administrativo tem muitas outras funções associadas ao seu cargo, pensando nisso, separamos aqui neste artigo alguns tópicos que podem te ajudar a entender melhor. Para isso, continue a leitura. 

Qual é o curso para se tornar um auxiliar administrativo?

O primeiro tópico que é importante destacarmos é em relação ao curso necessário para se tornar um auxiliar administrativo. Diferente do que muitas pessoas pensam, para exercer essa profissão, é exigido um curso básico, em nível médio, no entanto, caso prefira, o indivíduo pode ir além e investir em um curso superior do tipo tecnológico ou bacharelado. 

 

Vale destacar, também, que hoje em dia existe curso de auxiliar administrativo gratuito, o que possibilita que diversas pessoas consigam estudar e conseguir um destaque no mercado de trabalho. Além disso, pensando em ter um currículo cheio, investir em cursos complementares, inclusive de graduação, pode ser uma opção bastante interessante. 

 

Além dos cursos necessários para se tornar um auxiliar administrativo serem muito procurados, as pessoas também buscam muito por quais matérias estudar para conseguir um maior destaque na área. No entanto, antes de falarmos sobre isso, é interessante destacar que existem duas nomenclaturas diferentes para profissionais dessa área, e cada uma diz respeito a um estudo diferente, veja:

 

  • Técnico: é destinado ao alunos que concluíram o ensino médio e costumam ter uma duração bem curta, variando de de seis meses a um ano, e ao final, garante ao aluno um certificado de nível médio;

  • Tecnólogo: é um curso que tem duração média de 2 anos e garante ao aluno um diploma de nível superior. É indicado para quem está buscando por cargos mais altos e elevados em uma empresa ou em um escritório. 

 

Vale mencionar que, para ambas as modalidades de ensino, são oferecidas diversas opções de cursos tanto online, quanto EAD - estudo a distância -, a depender da preferência do aluno. 

Mais opções de curso

Outra opção de curso que também é bastante interessante para quem deseja atuar na área de auxiliar administrativo é o bacharelado em administração. Nesse caso, a duração média do curso é de 4 anos, a grade curricular é mais extensa e os estudos são bem mais aprofundados. Além disso, nesse caso, o estudante é apresentado a diversos departamentos de uma empresa e pode escolher para qual dos departamentos deseja direcionar sua carreira. 

O que faz um auxiliar administrativo

Agora que você já sabe quais são os cursos necessários para quem deseja atuar na área de auxiliar administrativo, é interessante destacarmos o que um profissional dessa área faz e qual é a sua importância em uma empresa ou em um escritório. 

 

O auxiliar administrativo, como o próprio nome sugere, é o profissional responsável por dar apoio nas atividades administrativas diárias de uma empresa, como, por exemplo, logística, compras, estoque, marketing, financeiro, dentre muitos outros setores. Sendo assim, podemos dizer que a função de um auxiliar administrativo dentro de uma empresa é variada, porém, de qualquer forma, podemos destacar algumas atividades comuns a quase todos os profissionais dessa área, veja:

 

  • Montar a estrutura e organizar os arquivos e os documentos;

  • Prestar serviços de controle financeiro;

  • Preencher formulários, planilhas e diversos outros documentos;

  • Atendimento ao cliente (telefone, e-mail, rede social);

  • Encaminhar clientes e visitantes da empresa nos setores internos;

  • Receber fornecedores;

  • Elaborar agendas;

  • Digitalizar documentos e outros tipos de comunicados;

  • Participar de reuniões em setores diferentes;

 

Tendo em vista, então, todas as possíveis funções de um auxiliar administrativo, podemos concluir que eles não têm uma função monótona, já que estão sempre mudando de atividade. Com isso, fica nítido que para se tornar um profissional dessa área é necessário esforço e dedicação para conseguir lidar com todos os afazeres do dia a dia. Além disso, um profissional dessa área deve se preocupar em ser uma pessoa organizada, afinal, se ele deixar tudo para ser resolvido de última hora, poderá sofrer com a ordem de prioridade das atividades. 

Especialização de um auxiliar administrativo

Em relação a especialização, é interessante destacar, também, que um profissional dessa área pode optar por se especializar no apoio de uma determinada empresa. Nesse caso, ao optar por trabalhar lado a lado com o setor financeiro, o profissional ficará responsável por trabalhos mais específicos, como, por exemplo, o lançamento de notas fiscais e auxílio nos balanços financeiros. 

 

Além disso, ao escolher ser um profissional auxiliar administrativo, muitas portas poderão ser abertas para que cargos maiores sejam alcançados dentro de uma empresa, além disso, é uma área que sempre te deixará por dentro de todos os conhecimentos. 

 

Por fim, se você tem dúvida de qual profissão seguir, considere algumas das dicas mencionadas acima e invista em um curso de auxiliar administrativo. 


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você


Comunidade Marketing de Gentileza

Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

A Squid é uma empresa Locaweb.
Todos os direitos reservados.