[ editar artigo]

O que é preciso para ser um empreendedor?

O que é preciso para ser um empreendedor?

Está pensando em montar seu próprio negócio? Se a resposta for sim, você não está sozinho. A pandemia pode ter devastado grandes áreas da indústria, mas alimentou um aumento extraordinário de startups e novas pequenas empresas, à medida que os demitidos das empresas afetadas exploram novas oportunidades.

Mas o que é preciso para ser um empreendedor de sucesso? Se você viu uma lacuna interessante no mercado ou se sentiu forçado a reavaliar sua carreira após a perda do emprego, este artigo explora as habilidades necessárias para se tornar um empreendedor. Ele também sinaliza recursos que você pode usar para desenvolver as habilidades necessárias para o sucesso.

O que são habilidades empreendedoras?

As habilidades empreendedoras são aquelas normalmente associadas a ser empreendedor, embora qualquer pessoa possa desenvolvê-las, desde trabalhando com criação de sites para internet, redes sociais entre outras forma de empreender.

Ser um empreendedor geralmente significa iniciar e construir seu próprio negócio de sucesso, mas pessoas com habilidades empreendedoras também podem prosperar em organizações maiores.

Muitos pesquisadores estudaram habilidades empreendedoras, mas não encontraram respostas definitivas. Alguns temas comuns são:

  • Características pessoais.
  • Habilidades interpessoais.
  • Habilidades críticas e de pensamento criativo.
  • Habilidades e conhecimentos práticos.

Independentemente de como você o defina, o empreendedorismo não é fácil. Portanto, esteja preparado para fazer as "jardas difíceis", mesmo depois de aprender as habilidades que descrevemos abaixo.

As seções a seguir examinam cada área de habilidade com mais detalhes e analisam algumas das perguntas que você precisará fazer a si mesmo se quiser se tornar um empreendedor de sucesso.

As características pessoais de um empreendedor

Você tem a mentalidade de ser um empreendedor de sucesso? Por exemplo, os empreendedores tendem a ser fortemente inovadores em perspectiva e podem assumir riscos que outros evitariam.

Examine suas próprias características pessoais, valores e crenças e faça a si mesmo estas perguntas:

  • Otimismo: Você é um pensador otimista? O otimismo é um trunfo e o ajudará nos momentos difíceis que muitos empreendedores passam ao encontrar um modelo de negócios que funcione para eles.
  • Iniciativa: Você tem iniciativa e instintivamente inicia projetos de resolução de problemas ou melhoria de negócios?
  • Unidade e persistência: Você é auto-motivado e enérgico? E você está preparado para trabalhar duro, por muito tempo, para realizar seus objetivos?
  • Tolerância ao risco: você é capaz de assumir riscos e tomar decisões quando os fatos são incertos?
  • Resiliência: Você é resiliente, para que possa se recuperar quando as coisas não saem como planejado?

Habilidades Interpessoais Empreendedoras

Como empreendedor, você provavelmente terá que trabalhar em estreita colaboração com outras pessoas – por isso é essencial que você seja capaz de construir bons relacionamentos com sua equipe, clientes, fornecedores, acionistas, investidores e outras partes interessadas.

Algumas pessoas são mais talentosas nessa área do que outras, mas você pode aprender e melhorar essas habilidades.

  • Liderança e motivação: você pode liderar e motivar outras pessoas a segui-lo e entregar sua visão? E você é capaz de delegar trabalhar para outras pessoas? Como empreendedor, você terá que depender dos outros para ir além dos estágios iniciais do seu negócio – há muito o que fazer sozinho!
  • Habilidades de comunicação: Você é habilidoso em todos os tipos de comunicação? Você precisa ser capaz de se comunicar bem para vender sua visão do futuro para uma ampla variedade de públicos, incluindo investidores, clientes em potencial e membros da equipe.
  • Ouvir: Você ouve o que os outros estão lhe dizendo? Sua capacidade de ouvir e absorver informações e opiniões pode fazer ou quebrar você como empreendedor. Certifique-se de que você é habilidoso na escuta ativa e empática .
  • Relacionamentos pessoais: Você tem boas "habilidades de pessoas"? Você é autoconsciente, bom em regular suas emoções e capaz de responder positivamente a comentários ou críticas? Nosso artigo, Inteligência Emocional , oferece uma gama de estratégias para desenvolver esses atributos cruciais.
  • Negociação: Você é um negociador forte? Você não apenas precisa negociar preços favoráveis, mas também precisa resolver as diferenças entre as pessoas de maneira positiva e mutuamente benéfica.
  • Ética: Você lida com as pessoas com base no respeito, integridade, justiça e confiança? Você pode liderar eticamente? Você achará difícil construir um negócio feliz e produtivo se lidar com funcionários, clientes ou fornecedores de maneira medíocre.

Habilidades de pensamento crítico e criativo para empreendedores

Como empreendedor, você precisa ter novas ideias e tomar boas decisões sobre oportunidades e projetos em potencial.

Muitas pessoas pensam que ou você nasce criativo ou não. Mas a criatividade é uma habilidade que você pode desenvolver, e existem muitas ferramentas disponíveis para inspirá-lo.

  • Pensamento criativo: você é capaz de ver as situações de uma variedade de perspectivas para gerar ideias originais? Ferramentas como a Matriz de Reenquadramento  pode ajudá-lo a fazer isso.
  • Resolução de problemas: você precisará de estratégias sólidas para resolver problemas de negócios que inevitavelmente surgirão. Ferramentas como Análise de Causa e Efeito, a técnica dos 5 Porquês e CATWOE são um bom ponto de partida. Você encontrará isso e muito mais em nossa seção Solução de problemas .)
  • Reconhecendo oportunidades: Você reconhece oportunidades quando elas se apresentam? Você consegue identificar uma tendência? E você é capaz de criar um plano viável para aproveitar as oportunidades que identifica?

O empreendedorismo é certo para você?

Antes de prosseguir com seu plano de se tornar um empreendedor, avalie suas habilidades em relação a todas as perguntas e considerações acima. Use uma análise SWOT pessoal  para examinar seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e as ameaças que você pode enfrentar.

Seja honesto consigo mesmo sobre suas motivações e o nível de compromisso que você está preparado para dar ao seu projeto. Isso pode impedir que você cometa um erro caro.

À medida que você trabalha em sua análise, você pode sentir que está pronto para mergulhar em seu novo empreendimento empolgante. Alternativamente, você pode decidir esperar e desenvolver ainda mais suas habilidades. Você pode até decidir que o empreendedorismo não é para você, afinal.

Tornar-se um empreendedor é uma importante decisão de carreira, portanto, evite a tentação de agir impulsivamente. Faça sua lição de casa. Reflita sobre suas necessidades, seus objetivos e suas circunstâncias financeiras e pessoais. O empreendedorismo pode exigir muito tempo e dedicação, portanto, certifique-se de que pareça certo.

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Gabriel Lafeta
Gabriel Lafeta Seguir

Analista de Sistemas, programador PHP, Asp.net, SEO, gestor de trafego. Co-fundador da GR3 Web agência de marketing digital

Ler conteúdo completo
Indicados para você