[ editar artigo]

O que é Marketing de Conteúdo e por que deve apostar nessa estratégia?

O que é Marketing de Conteúdo e por que deve apostar nessa estratégia?

Acabou de ouvir alguém mencionar "marketing de conteúdo é rei" e ficou com a sensação de que deveria saber mais sobre o assunto... Nada tema, pois esse artigo vai facilitar as coisas para você!

Antes de mais, vamos ver o que diz o Content Marketing Institute, umas das mais importantes referências mundiais sobre esta temática, sobre esse assunto:

O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing de criação e distribuição de conteúdo de valor, relevante e consistente para atrair e adquirir um público claramente definido — com o objetivo de impulsionar uma ação lucrativa por parte do cliente.

A palavra-chave aqui é “conteúdo de valor”! Por exemplo, esse comercial da Volkswagen, lançado no intervalo da Super Bowl de 2014 e com milhões de visualizações no YouTube, era publicidade ou marketing de conteúdo?

A resposta certa é... AS DUAS COISAS! Vai depender de como a mensagem é recebida por cada indivíduo que é exposto ao conteúdo. O mesmo se aplica a qualquer conteúdo que criamos, dependendo sempre se o destinatário vê ou não valor na peça.

Mas calma aê, Cláudia!!! Agora eu quero saber por que devo apostar no Marketing de Conteúdo?

Talvez mais importante do que entender o que é marketing de conteúdo, é entender porque essa estratégia de marketing é importante para o seu negócio. Mas primeiro, precisamos entender as quatro etapas da jornada de compra:

  1. Consciência: antes da conscientização, um cliente pode ter uma necessidade, mas não sabe que existe uma solução.
  2. Pesquisa: assim que o cliente descobre que existe uma solução, ele realizará pesquisas para se informar sobre o assunto. Por exemplo, um comprador de carro tentará descobrir quais tipos diferentes de carros existem e qual deles atenderá às suas necessidades.
  3. Consideração: nesse ponto, o cliente começa a comparar produtos diferentes de fornecedores diferentes para ter certeza de que está recebendo um produto de alta qualidade a um preço justo.
  4. Compra: finalmente, o cliente toma a sua decisão e avança com a concluir a jornada de compra.

A publicidade e o marketing tradicionais são ótimos quando se trata das duas etapas finais da jornada de compra, enquanto que o marketing de conteúdo atinge os dois primeiros estágios desse processo, aumentando a conscientização sobre as soluções e educando os consumidores sobre um produto que eles talvez nunca tenham considerado antes.

Expandiu a sua mente aí? Calma, que ainda tem mais!

Quando bem alinhado à estratégia de marketing digital e vendas, clientes em potencial podem encontrar a sua marca através do seu conteúdo. No momento em que esse potencial cliente entrar em contato com a sua empresa, já estará convencido de que desejam o seu produto ou serviço, por que já convencido ao longo da jornada de compra.

O conteúdo é o presente [e o futuro] do marketing!

Faça o seguinte exercício: volte ao início desse artigo e releia a definição de marketing de conteúdo, mas desta vez remova o que é relevante e valioso. Essa é a diferença entre conteúdo útil e o lixo informativo que costuma receber de algumas empresas, em tentativas constantes de vender "coisas".

LEMBRE-SE: uma boa estratégia de marketing é impossível sem o suporte de conteúdos de valor!

Independentemente das táticas de marketing que costuma usar, o marketing de conteúdo deve ser parte integrante do seu processo. Conteúdo de valor faz parte de todas as formas de marketing:

Marketing de Redes Sociais: a estratégia de conteúdo vem antes de sua estratégia de marketing focada nas redes sociais.

SEO: os mecanismos de pesquisa "recompensam" as empresas que publicam conteúdo de qualidade e de forma consistente, que verdadeiramente ajude o utilizador a solucionar o seu problema.

RP Digital: Estratégias de RP Digital bem-sucedidas abordam questões que de real interesse do ponto de vista dos leitores e não do seu negócio.

PPC: para que o PPC (pay-per-click) funcione bem, será necessário um ótimo conteúdo por trás dessa estratégia.

Inbound Markerting: o conteúdo é a chave para direcionar o tráfego de entrada e gerar leads e, consequentemente, vendas.

Estratégia de Conteúdo: processo contínuo de transformar objetivos de negócios em um plano, usando o conteúdo como meio de atingir esses objetivos.

Para concluir...

Existem muitas agências e profissionais freelancer que oferecem serviços de marketing de conteúdo, geralmente associados a SEO ou RP Digital. Mas se estiver com pouca disponibilidade para dar conta de mais essa tarefa, contratar profissionais especializados poderá ser a melhor opção.

Mas se quiser fazer o seu próprio de conteúdo, a maneira mais fácil é começar criando o seu próprio blog ou, quem sabe, produzindo artigos como esses que eu tenho feito para o Marketing de Gentileza.

Provavelmente será difícil no começo, mas à medida que for criando os seus conteúdos, melhores serão os resultados obtidos. Seguindo dicas de sites como o CopybloggerRock Content e tantos outros, rapidamente aprenderá a criar conteúdos capazes de engajar os leitores e transformá-los em clientes.

Ficou com alguma dúvida sobre marketing de conteúdo? Deixe a sua pergunta nos comentários!


Fonte: este artigo foi publicado primeiro na Menina Digital

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você