[ editar artigo]

Você sabe o que prejudica a sua comunicação?

Você sabe o que prejudica a sua comunicação?

Um dos meus trabalhos é procurar “os causadores de ruído de comunicação” nas empresas e traçar um plano para eliminá-los. Reuni 5 exemplos bem comuns que podem ser úteis e inspiradores para você.

Eu realmente encontrei - e ainda encontro - esses problemas em diferentes segmentos e tamanhos de empresa. Mas arrisco dizer aqui que talvez seja mais comum encontrá-los entre profissionais de agência e seus clientes. 


🙄 Não fazer seu pedido de forma clara 

Isso gera um monte de e-mails extras, perda de tempo, desvio de atenção, trabalho errado etc. O problema é que muitas vezes a gente "quer ir direto ao ponto", ou dizer de forma clara e objetiva, mas a maneira que fazemos pode gerar desconforto em quem recebe a mensagem. Eu citei algumas técnicas interessantes de linguagem simples em outro artigo que publiquei aqui, caso queira dar uma olhadinha.


🤬 Falar em tom agressivo com alguém ou sobre alguém 

Isso gera intimidação que, por sua vez, gera bloqueio, compromete a produtividade e a criatividade. O que pouco se fala também é do impacto negativo que se causa às pessoas que estão ouvindo outras falarem em tom agressivo sobre alguém que não esteja presente. Quem nunca teve medo de ser alvo de críticas em rodas alheias, especialmente no ambiente de trabalho? Sem perceber, muita gente se retrai e se cala diante de situações como essa. E aí, aquela ideia que poderia ser a solução para o problema em questão é abafada e morre. Resultado disso? Perda de tempo, de energia, de talentos etc.


📭 Achar que você falou com a pessoa só por ter enviado email ou WhatsApp 

Esse é um grande gerador de ansiedade e há o risco daquela informação chegar tarde demais e seu projeto ser prejudicado. A responsabilidade da entrega da mensagem é nossa e não da outra pessoa, assim como é nossa a responsabilidade de ter certeza de que ela chegou ao destino.


👉 Achar que não é problema meu a dificuldade de entendimento da mensagem pela outra pessoa 

Se você quer uma resposta clara e precisa, sua pergunta também deve ser clara e precisa. Se você recebeu uma resposta que não esperava, vale fazer o exercício da autoanálise. Reflita sobre como  você pediu para encontrar as pistas de onde pode ter sido gerada essa falha de comunicação. Mas é importante fazer isso de coração e mente abertos, sem julgamentos. Nos exercícios que eu costumo fazer, sempre é possível encontrar uma maneira de tornar ainda mais clara a mensagem e o pedido. Essa é uma prática boa para todos os envolvidos na comunicação.


😩 Tratar um assunto complexo em diferentes canais simultaneamente 

Pode parecer que ganhamos velocidade com isso, mas há um risco enorme de informações importantes se perderem nesse processo. E quanto mais gente envolvida no assunto, maior a possibilidade de gerar ruídos na comunicação. Aposto que você já teve que ouvir novamente um áudio enviado em seu WhatsApp para entender melhor outro trecho que foi enviado por e-mail, um comentário no chat e procurar na nuvem onde estaria o documento que a pessoa mencionou a você. Confuso até de ler essa frase, né? Convido você a começar cronometrar o tempo que se gasta nessas tarefas e a marcar quantas mensagens adicionais são necessárias até que se compreenda  o que de fato está sendo pedido.

 

Você tem outros exemplos de causadores de ruídos na comunicação para compartilhar? Se sim, conte aqui qual é e o que ele gerou de confusão no seu trabalho. Esse exercício será bem útil para você, para mim e para muita gente. 😉

Comunidade Marketing de Gentileza
Suzeli Damaceno
Suzeli Damaceno Seguir

Ajudo pessoas e empresas a eliminarem barreiras de acessibilidade em ambientes digitais e ruídos de comunicação que bloqueiam a circulação do conhecimento e geram prejuízos às mesmas. Sou especialista em comunicação acessível, consultora e professora

Ler conteúdo completo
Indicados para você