[ editar artigo]

O poder dos vídeos para sua Marca Pessoal e Posicionamento no digital

O poder dos vídeos para sua Marca Pessoal e Posicionamento no digital

Você com certeza já deve ter ouvido aquela frase que muitos acham clichê, mas que é necessário nos dias de hoje que é: QUEM É VISTO, É LEMBRADO?!

Então, se prepara pois se você quer começar a ser mais visto no digital, vai por mim, talvez você não saiba ou não queira aceitar, mas sim, serão os vídeos que irão fazer sua marca pessoal ficar mais fortalecida e vista pelas suas conexões!

Os vídeos são uma das ações tendências para este ano de 2021 e já digo logo, que só irá crescer nos próximos anos. Sei que para alguns o fato de ter que gravar vídeos pode ser a parte mais tensa e desesperadora até, mas o caso é, não dá mais para você correr desse formato.

As próprias plataformas estão se adequando, conforme a experiência do usuário, no que quesito oferecer recursos em vídeo para que você seja mais visto e conhecido.

Daí meu questionamento, se até as redes sociais estão proporcionando essas possibilidades, por que você ainda não está aproveitando? Por que tem deixado o medo te dominar e perder oportunidades? Por que não arriscar e passar a ser reconhecido e valorizado?

Como eu disse, o fato “gravara vídeos” pode sim ser algo aterrorizante, que trava e dá medo, e eu super entendo. Quem me vê gravando vídeos, stories e lives nem imagina o quanto era complicado alguns anos atrás fazer isso mas se não tivesse aprendido a dominar o que me travava, hoje eu não teria as conquistas que tenho hoje e uma Marca Pessoal forte e valorizada.

Hoje as redes possibilitam que sua comunicação chegue para muitas pessoas, basta você querer e executar esses recursos.

E por isso que hoje eu quero falar com você sobre a importância de começar a apostar nesse formato.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Como você sabem eu sou a louca dos números e dados. Adoro provar algo usando estatísticas para você ter uma noção do poder que você tem nas mãos, então pega esses dados que consegui com a Hotmart:

  1. - Segundo pesquisa da Video Brewery, uma boa estratégia em vídeo pode aumentar a compreensão do público sobre o que você oferece em 74%;
  2.  - a Pesquisa Video Viewers do Google apontou que, entre 2014 e 2018, o consumo de vídeos na internet cresceu em 135%, enquanto a TV apresentou apenas 13% de aumento.
  3.  - Segundo a pesquisa The State of Video Marketing 2018, as pessoas consomem, em média, uma hora e meia de vídeos online todos os dias.
  4.  -79% dos usuários consideram o vídeo como o melhor formato para acompanhar uma marca online, segundo dados do Brightcove.
  5.  - Até o final de 2021, os vídeos online serão responsáveis por 82% do tráfego de dados no digital. Óbvio que com a pandemia, esse número já deve ter aumentado;
  6.  -De acordo com a Forbes, visitantes gastam até 88% mais tempo em um site com vídeo.
  7.  - Além disso, segundo a Social Bakers, postagens com vídeos apresentam alcance muito maior que outros formatos, como imagens e textos.
  8. De acordo com a Simply Measured, vídeos geram 1200% mais compartilhamentos que todos os outros conteúdos juntos!

Bom, depois dessa comprovação aqui, você ainda vai perder oportunidades?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sente só o que separei para você quanto a 6 benefícios de você produzir conteúdos em vídeos para a sua marca pessoal, posicionamento e resultados.

Autoridade – Não tem como negar que quando você passa a usar os vídeos, sua autoridade cresce e se fortalece sim. Os vídeos podem fazer com que as pessoas passem a te olhar um pouco mais como referência uma vez que elas acabam gerando conexão contigo.

Conexão – E por falar em conexão, aqui estamos em mais um benefício dos vídeos. Quando você passa a aparecer, você gera muita conexão com seu público, audiência e clientes. É muito diferente de um artigo, texto ou escrita. Tem seus valores sim, isso não tem como negar, mas quando você está nos vídeos, isso se fortalece ainda mais. Pessoas se conectam com pessoas, nunca se esqueça disso.

Relacionamento – E se pessoas se conectam com pessoas, logo, estamos falando de relacionamento genuíno, interação verdadeira, ser interessante e interessado e não interesseiro sabe. Publicar vídeos hoje no digital, converte demais e gera maior interação entre as pessoas. O relacionamento fica mais existente e atrativo.

Credibilidade – Quando falamos de credibilidade, estamos falando de confiança, logo quando você aparece nos vídeos falando sobre assunto que domina, apresentando seus serviços e produtos e explicando o que sabe, você gera credibilidade para a sua marca pessoal e ainda, conquista a confiança da sua audiência pois, você já deve ter ouvido falar naquela frase né: QUEM MELHOR QUE NÓS MESMOS PARA FALARMOS DO QUE CRIAMOS, SABEMOS E VIVENCIAMOS?!

Comunicação – Está ai um formato que contribui e muito para o fortalecimento da sua comunicação. Quem me segue no LinkedIn, já deve ter visto o que escrevi no meu sobre né?

Uma jornalista que acredita que comunicação é mais que comunicar. Comunicação é saber se conectar, transformar, influenciar e com isso fazer a diferença!

Agora você imagina essa transformação, conexão e influência vindo por meio dos vídeos?! Bacana né? Então minha dica é: aposte nos vídeos para fortalecer e fazer com que sua comunicação de forma acessível, assertiva e autêntica, chegue para mais pessoas.

Engajamento- Sim, as publicações em vídeos costumam gerar maior alcance e engajamento dentro das redes sociais. Quando feito de forma assertiva, a interação acontece e o público passa a interagir mais e isso contribui para que o algoritmo distribua mais o seu conteúdo em vídeo para a sua rede. Então se estiver tendo problemas com engajamento, aconselho a apostar nesse formato.

Ok Alessandra, entendi os benefícios dos vídeos para a minha Marca Pessoal e super quero começar a apostar nesse formato, mas como posso aproveitar isso dentro do LinkedIn e demais redes?

Vamos lá. Anota ai!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 Stories – Assim como está presente em todas as redes agora, os Stories são formatos incríveis para você apostar e postar com frequência. Conhecidos como “micro momentos”, os stories são conteúdos onde você vai explorar a humanização, conexão, aproximação com seu público. É uma boa estratégia para fazer com que as pessoas te conheça mais, saibam o que você gosta, está fazendo ou indica. Eu digo que eles são parecidos com o Globo Repórter sabe, onde vivem, o que fazem, quanto tempo. Nos stories é mais ou menos assim: o que gosta, o que está lendo, fazendo, com quem está, o que está ouvindo, que indicação ela tem para fazer. Então vá fundo nos stories.

Vídeos – Bom depois dos dados que mostrei no começo do artigo, não tem como não deixar de lado os vídeos pois eles conectam, aproximam e até convertem vendas no digital. Então busque ter frequência, vídeos de até 3min bem explicado são o indicado, mais que isso já cansa os usuários. Busque um ambiente bacana, com iluminação legal, que seja silencioso e que não vá tirar sua atenção na hora de gravar. E por falar em gravar, seja objetivo, esteja animado pois isso contagia e faz com que sua audiência permaneça no seu vídeo, os 5 primeiros segundos precisam ser atrativos então capricha na chamada!

Live – as lives já caíram no gosto dos usuários e mesmo após a pandemia, quando houve aquele estouro de lives, ainda assim, é um recurso bacana para você explorar. Hoje você tem a oportunidade de fazer lives em algumas redes incríveis e com isso, fortalecer a sua Marca Pessoal e se tornar referência na sua área. Vá sem medo e aposte nas lives para melhorar seu engajamento e aumentar o alcance.

Cover Story – Como eu disse, as plataformas estão se adaptando e de aperfeiçoando conforma a experiência do usuário na rede. E está aqui um exemplo bacana. Recentemente o LinkedIn lançou a novidade do Cover Story que é um recurso que te permite gravar até 30seg uma miniapresentação sua e colocar no seu perfil. Devido a pandemia e com isso, o isolamento e distanciamento social, as entrevistas tiveram que se adaptar para o digital e os vídeos currículos ganharam vez e espaço. Use esse recurso a seu favor e seja mais visto na rede!

Live no banner do LinkedIn – Agora quem tiver acesso ao LinkedIn live, toda vez que aparecer ao vivo, sua live ficará no banner do seu perfil para que as pessoas saibam que está realizando uma transmissão. Foi uma maneira bacana que o LinkedIn encontrou para aumentar a divulgação da sua live no momento que estiver ao vivo. Show né?

Bom, eu tenho feito meus vídeos nas redes e fortalecendo minha marca pessoal e posicionamento no digital. Isso já me fez conquistar muitas coisas bacanas como ser chamada para palestras, workshops, consultorias e eventos.

Eles, os vídeos, alavancam sua carreira, marca e presença num jeito que você nem imagina. Quer dizer, imagina sim, pois depois desse artigo, você começará a executar e perceber o quanto vale a pena colocar os vídeos na sua estratégia.

E aí, partiu gravar vídeos?

 

Artigo publicado originalmente em alessandrafrazao.com.br

 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Alessandra Frazão
Alessandra Frazão Seguir

Uma estrategista em Comunicação e Marketing Digital, Marca Pessoal e Posicionamento que acredita que comunicação é mais que comunicar, é saber se conectar, transformar, influenciar e com isso fazer a diferença na vida das pessoas. Vem comigo! :D

Ler conteúdo completo
Indicados para você