Eu adoro rever filmes. Sempre acabo tendo novos insights e aprendizados diferentes de quando assisti pela primeira vez. Recentemente, assisti a um clássico dos anos 80, o filme “Karatê Kid”.
Se eu tivesse que escrever a minha sinopse, seria essa:
Um jovem adolescente se muda para a Califórnia e tem dificuldades de se enturmar. Se envolve com a ex-namorada de outro adolescente, mau-caráter, e acaba sendo hostilizado por sua gangue. Consegue ajuda de um veterano de guerra, zelador do seu prédio, que o ensina a se posicionar contra as agressões e a conquistar seu espaço, por meio dos conceitos e da prática do karatê.
Tem muitas mensagens legais no filme, como o valor do foco, da disciplina e da prática que vale para tudo na vida. Mas quero chamar sua atenção para o que é uma sinopse e sua finalidade:
· É uma descrição resumida de um evento, filme ou livro que mostra os principais personagens, como a história se desenvolve, os principais conflitos e como se resolvem, sem, contudo, dar spoiler.
· Tem o objetivo de informar sobre o que trata o filme ou livro, suas principais ideias e argumentos, para causar interesse pela obra.
É um baita exercício de clareza e de desapego do que não é necessário.
Enfim, uma forma de praticar seu poder de síntese e, por consequência, a sua concisão para dizer tudo o que precisa em poucas palavras, tornando seus textos mais cativantes para o leitor e sem enrolação.
Eu te convido a fazer uma sinopse do seu filme favorito para exercitar! Vamos? 😘
Fontes das imagens: Canva e Giphy