[ editar artigo]

O "novo normal" do Marketing

O

A pandemia, causada pelo coronavírus, provocou uma série de mudanças em todos os sentidos, desde no comportamento do consumidor até nos diversos setores de trabalho. As empresas, além de terem se visto obrigadas a realizar a Transformação Digital, o que afetou todos os processos, abrindo espaço para novas necessidades, e deixou de ser um diferencial para ser uma necessidade emergencial, agora estão precisando utilizar novas abordagens para se comunicar com seu público-alvo, para divulgar seus produtos e serviços, para defender e posicionar sua marca nas plataformas digitais. E é aí que o Marketing entra!

Trago aqui 4 grandes mudanças - resumidas na sigla criada PC2M (Proteção, Comportamento do Consumidor e 2 tipos de Marketing) - que vieram para ficar neste novo cenário em que nos encontramos - o famoso “novo normal” - para o setor de Marketing:

Proteção

O novo P que veio para mudar os 4P´S para os 5P´S do Marketing! Por conta do distanciamento social e dos protocolos sobre os cuidados com a higiene, é importante que as marcas repensem e reavaliem a criação de embalagens ao atuar com o delivery! Não basta somente se preocupar com a data prevista de entrega e com a qualidade da mercadoria, realizar campanhas de conscientização e de segurança, visando tanto a proteção do entregador quanto a do consumidor - para evitar o contágio da COVID-19, se tornaram uma regra importante a ser seguida!

Comportamento do consumidor

Observou-se, diante de várias pesquisas realizadas durante a pandemia, que mais da metade da população brasileira passou a realizar compras online (marketplaces, lojas virtuais e-commerce), principalmente entre maio e julho de 2020! A jornada de compra do consumidor digital está baseada agora no comércio eletrônico! Esse novo consumidor está sempre conectado e tem mais conhecimento sobre o processo de compra nas plataformas digitais. Mesmo com a retomada gradual das atividades, a tendência é que este comportamento permaneça! Portanto, empresas e marcas devem acompanhar constantemente este ritmo de consumo!

Marketing de conteúdo

Produzir conteúdo relevante para comunicar ao seu público-alvo e divulgar aquilo que você está ofertando pode melhorar o posicionamento e aumentar a relevância de seu negócio, sendo facilmente encontrado pela busca do Google e nas redes sociais! Realize um atendimento ao cliente eficaz, respondendo com agilidade às suas chamadas e produzindo conteúdo para anúncios através de vídeos para promover a interação com seu consumidor (ativando, através Lives, posts no IGTV, influencers, etc., no cérebro de quem está assistindo um gatilho que o faz pensar “eu preciso comprar isso”).

Uma boa estratégia de conteúdo atualmente precisa trazer para seus consumidores muito mais que informações relevantes sobre seus produtos e serviços! É ideal pensar em questões sociais, praticando ações mais humanizadas (ações de caridade e engajamento com a sua comunidade). Tudo isso fará com que seu público-alvo construa uma imagem positiva do seu negócio e influenciará positivamente na sua reputação!

Marketing digital

As empresas passaram a investir mais em estratégias digitais baseadas em ações de Branding (Gestão das estratégias de marca de uma empresa. Tem por objetivo tornar uma marca mais atraente e desejada pelo público em geral. Envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade, posicionamento e presença digital).

Cresceu bastante nesse momento também a demanda por monitoramento de mídias sociais! De um modo geral, o mercado percebeu que uma abordagem exclusiva de marketing digital apoiada somente em vendas poderia gerar uma impressão negativa para os consumidores.

Durante uma crise, saber o que os usuários falam de sua marca, dos concorrentes e do mercado é fundamental para a escolha de uma estratégia assertiva! Devido a isso que muitas empresas recorreram a ações como essa para identificar gargalos e possibilidades em meio a pandemia.

Comunidade Marketing de Gentileza
Debora Ballerini Horta
Debora Ballerini Horta Seguir

Multipotencial especializada em Negócios e em Marketing Digital, com foco em Branding para Posicionamento nas Redes Sociais. Amo desafios e trabalhar com projetos de impacto social! Espero estimular muitos com meus conteúdos e fazer a MdG crescer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você