[ editar artigo]

O mercado está sendo transformado pela tecnologia.

O mercado está sendo transformado pela tecnologia.

 

Já está claro para muitas pessoas que o processo de desenvolvimento tecnológico que o mundo está passando é real e não vai parar. As mudanças em diversas áreas e negócios bem como na vida diárias das pessoas é evidente. Informática, aparelhos, inteligência artificial, veículos autônomos, smatphones que funcionam como computador já fazem parte da rotina de muitos e as mudanças vão continuar e serão impressionantes nos próximos 10 a 20 anos. Isso afetará tanto a nossa vida como cidadãos como também o mercado de trabalho.

Vamos ver nas próximas linhas algumas situações que afetarão a vida profissional da maioria das pessoas nos próximos anos.

1. O Mundo online se tornará cada dia mais comum

A internet já é uma realidade e cada vez mais o mercado de trabalho se transfere para lá. Por isso, as oportunidades de trabalho online são cada vez maiores. Hoje você pode vender qualquer coisa pela internet e também aprender sobre todos os assuntos. Tudo está se localizando dentro do online. Por isso é fundamental que aqueles que querem crescer no mercado online comecem a se preparar e aprender novas habilidades para circular dentro deste mundo da internet.

2. Muitos empregos irão desaparecer

Com o aumento da tecnologia e a robotização é claro que muitos postos de trabalho irão desaparecer. Sem dúvida a sociedade não está preparada para isso. Carreiras nas quais muitos estão se preparando desaparecerão porque o mercado ainda não está preparado para o mundo online. Em muitos países a educação não prepara seus alunos para entrarem no mundo digital. Isso vai trazer uma lacuna enorme no mercado de trabalho, o qual levará um bom tempo para se reconstruir, pois haverá mais demanda do que oferta de bons profissionais para atender as necessidades do mercado.

3. Profissões tradicionais precisarão do mundo online

Independente da profissão, a necessidade do conhecimento sobre o mundo digital será imprescindível para todos, já que praticamente tudo estará online e terá uma ligação com computação e todo este mundo da tecnologia. O mundo será um lugar muito complicado para as pessoas que não tem noções de tecnologia na sua vida e também para as pessoas que tem pouca instrução acadêmica. Haverão dois mundos, os que conhecem tecnologia e os que não conhecem e esses terão muita dificuldade de lhe dar com as coisas do dia a dia.

4. Haverá mais facilidade de educação online para todos

Ao mesmo tempo que a tecnologia pode tirar postos de trabalho e deixar muitas pessoas desconectadas, por outro lado, nunca houveram tantas oportunidades de educação para qualquer pessoa que queira. A internet proporciona todo o tipo de curso online dos mais variados assuntos a um preço justo que a maioria das pessoas pode pagar ao menos para iniciar seu conhecimento em alguma área. Basta ter um computador e uma linha de internet. Assim, todos os que querem podem se atualizar e redirecionar sua carreira profissional ou complementá-la através de cursos online.

Observe, que, enquanto a tecnologia pode ser uma ameaça, ela também pode ser uma grande oportunidade, vai depender da atitude que você vai ter diante dela. Este é um caminho sem volta. A humanidade muito em breve terá que conviver com um mundo totalmente automatizado, robotizado, online. Não sabemos ao certo qual será o desdobramento real de tudo isso, mas é certo que nos próximos 20 anos o mundo que vivemos não será o mesmo. O ideal é que comecemos a nos adaptar para não sermos excluídos.

A educação digital e através do digital se faz urgente, ainda mais com o advento da pandemia que acelerou muito um processo que todos acreditavam que não aconteceria tão rápido.

Por isso, mãos a obra, vamos nos adaptar ao novo.

Comunidade Marketing de Gentileza
Kleto Castro de Faria
Kleto Castro de Faria Seguir

Ajudo as pequenas e médias empresas a implementarem ações de marketing digital para desenvolverem suas ações no mercado. Mídias sociais e produção de conteúdo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você