[ editar artigo]

O maior empreendimento que você pode fazer é em você mesmo

O maior empreendimento que você pode fazer é em você mesmo

Empreender é uma escolha que muitos estão fazendo nos dias de hoje. Longe de ser algo fácil, é uma caminhada de obstáculos, dificuldades, frustrações, mas também de conquistas e realizações. Muitos querem ter grandes resultados, ter a ¨liberdade¨ tão sonhada. E na medida que a sociedade se transforma, empreender vai se tornando uma opção cada vez mais concreta para uma parte da sociedade.

Não podemos esquecer que a demanda de trabalho é grande, principalmente no começo e que os sacrifícios serão constantes.

Porém, existe uma questão que a grande maioria esquece no desejo de conquistar seus sonhos, que é empreender em si mesmo.

Focamos no nosso negócio ou projeto, mergulhamos com todas as forças em todas as tarefas e compromissos que temos e no fim negligenciamos o mais importante, nós mesmos.

Depois de algum tempo com bons resultados ou não, o empreendedor sente como se tivesse corrido uma maratona, cruzando a linha de chegada exausto, caindo, sem forças. Ele não consegue desfrutar nem mesmo do prêmio que ganhou.

E porque? Por que faltou cuidado consigo mesmo, faltou priorizar o seu bem-estar, tomar cuidados simples e básicos com a sua saúde para ir bem na jornada.

Você pode trabalhar muito, se sacrificar, até mesmo exceder de vez em quando, mas isso não pode ser a regra. É preciso respeitar os limites do seu corpo e das suas emoções.

No Brasil a síndrome de Burnout, que é o excesso de estresse relacionado ao trabalho afeta cerca de 32% da população, sendo o segundo país no mundo em casos (fonte: ISMA-BR). A pessoa chega ao esgotamento e fica paralisada sem conseguir exercer suas atividades.

É necessário ter cuidado. Não adianta conquistar seus objetivos e depois não ter saúde e disposição para aproveitar tudo o que conquistou.

Vou deixar 3 dicas abaixo para você aplicar no seu dia a dia, caso você esteja na correria desenfreada e precisando reavaliar a rotina.

Cuide da sua saúde

Estamos falando de realizar exames periódicos (pelo menos 1 vez ao ano). Procure o seu médico e realize os principais exames laboratoriais e os necessários para a sua idade. Isso já vai te trazer uma tranquilidade muito grande. Não espere até sentir algo. Busque a prevenção sempre.

Busque uma alimentação mais balanceada, evitando o que não faz bem para o organismo, ou pelo menos evite o excesso. Os benefícios serão visíveis.

Procure se exercitar, uma atividade física moderada e constante vai fazer uma grande diferença na sua disposição e bem-estar.

Depois que você cria o hábito fica tudo mais fácil. Comece aos poucos com mudanças pequenas e vá acrescentando coisas dia após dia.

Mantenha uma rotina de estudos

Quando entramos em uma roda viva de tarefas e compromissos, esquecemos de trabalhar a nossa mente. Por isso crie o hábito de estudar assuntos importantes para o seu dia a dia e que tenham a ver com o seu trabalho e interesses. Leia livros, assista vídeos, faça cursos rápidos (presenciais/online), frequente workshops, troque ideias com grupos que estudam o mesmo assunto que lhe interessa.

Isso vai fazer com que você esteja o tempo todo refletindo, avaliando a sua caminhada, trazendo novas ideias. Quando paramos de estudar ficamos estacionados e com pouca criatividade.

Não há necessidade de exagero, tire o tempo que for possível , mas faça constantemente para treinar o cérebro e não perder o hábito.

Mantenha sua saúde emocional

Este talvez seja um dos pontos mais difíceis para todo mundo trabalhar quando se fala em saúde e bem-estar. As emoções humanas são complexas e a maioria das pessoas ainda não sabe lhe dar com elas. Muitos problemas e dificuldades que as pessoas enfrentam vem de questões interiores que precisamos avaliar e mudar a direção e atitude.

Com as grandes demandas do dia a dia não é uma tarefa fácil, mas se torna necessário, pois evita muitos conflitos. Quando estamos bem emocionalmente tomamos melhores decisões, lhe damos melhor com as pessoas e com a gente mesmo.

Você pode buscar ajuda em literatura, bons vídeos, cursos online, buscando ajuda profissional com especialistas ou conversando com amigos de confiança, ou conselheiros.

Enfim, estes são pontos simples e básicos para que você mantenha a sua saúde em dia para enfrentar as batalhas que o empreendedorismo vai te trazer diariamente.

São pequenos hábitos diários que vão fazer muita diferença no longo prazo, até mesmo porque ao sinal de qualquer problema você vai estar sensível e alerta para corrigir a rota. Não se esqueça que com a complexidade que o mundo está tomando nos últimos tempos, o que de mais precioso você tem é a sua saúde e bem-estar.

O maior empreendimento que existe é VOCÊ, se não houver o cuidado necessário com ele nada na sua vida vai ter significado.

CUIDE-SE!

Comunidade Marketing de Gentileza
Kleto Castro de Faria
Kleto Castro de Faria Seguir

Ajudo as pequenas e médias empresas a implementarem ações de marketing digital para desenvolverem suas ações no mercado. Mídias sociais e produção de conteúdo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você