[ editar artigo]

O Digital não é bicho de 7 cabeças, basta começar pelo simples (parte 2)

O Digital não é bicho de 7 cabeças, basta começar pelo simples (parte 2)

 

No artigo anterior falamos que o mundo digital não é um bicho de 7 cabeças.

Desenvolvemos 4 pontos que ajudam a facilitar esse caminho, já que no início a maioria das pessoas se assustam, pois, entram em um mundo de novidades, termos e ferramentas, as quais não estão familiarizadas.

Neste texto vamos falar de mais alguns pontos que vão te deixar mais leve, principalmente se você está começando e quer implementar algum projeto nas plataformas digitais. Vamos a eles:

Conheça o todo e escolha um caminho

Como são muitos os assuntos e as áreas para se conhecer no marketing digital, creio que o ideal é você ter uma noção do todo e aos poucos escolher uma área que você se identifique e invista nela. É um caminho de estudo constante e que muda a todo o momento. Mas como é impossível saber tudo, estude os assuntos principais e se aprofunde em algo que lhe atrai. Lembrando que as diferentes áreas se complementam, por isso é necessário saber o básico de diversos assuntos.

Procure o que você tem mais facilidade e gosta de fazer

Avalie quais são as suas habilidades e o que você mais gosta. Por exemplo: alguns são mais voltados para exatas, outros para humanas. Alguns gostam mais de escrever, outros de fazer vídeos. Tem aqueles que são bons em design, outros são bons com gestão de tráfego. Isso é importante para definir o caminho que você vai seguir e se especializar, evitando que você fique girando em círculos.

Conteúdos gratuitos, cursos e comunidades são um bom caminho

Quando começamos, ficamos um pouco perdidos com a quantidade de conteúdo oferecido na internet. Nessa hora acredito que o melhor caminho é você consumir inicialmente os materiais gratuitos que vários experts de diferentes áreas oferecem no Facebook, Instagram, Youtube, blogs e diversas plataformas.

Quando você estiver mais familiarizado, parta para os cursos mais baratos, mesmo não sendo tão profundos eles vão te ajudar no embasamento do conhecimento e você não vai gastar muito. Nesse ponto você pode optar também em entrar para alguma comunidade. Por fim, você pode passar para cursos mais caros ou mentorias, mas o ideal é que nessa fase você já esteja ganhando dinheiro suficiente para isso. Não se apresse, é um processo.

Marketing digital é a ferramenta com que você vai divulgar e espalhar a sua mensagem, é o meio não o fim

Vamos lembrar que o Marketing Digital é o meio pelo qual você vai divulgar a sua mensagem. É importante ter consciência que é necessário ter uma boa noção sobre marketing, gestão, experiência do cliente, boa entrega de produto, atendimento diferenciado. A relação é com uma pessoa. Assim, não esqueça do fator humano, o que não é difícil acontecer quando estamos muito ligados no digital.

Você vai lançar mão de estratégias e canais no online, o que não anula a necessidade de conhecimento e aplicação em outras áreas.

Espere o tempo para obter resultados

Quando falamos em internet, sem dúvida os resultados e os processos são mais rápidos do que na realidade offline, mas não se iluda, além da curva de aprendizado os resultados sólidos aparecem a médio e longo prazo. Não acredite em milagres e ganhos astronômicos da noite para o dia. Caso aconteça, saiba, são exceções. Siga em frente e aguarde os frutos da sua dedicação. Todo resultado sólido precisa de tempo para amadurecer e acontecer.

Bem , creio que você já está com uma visão mais clara para começar a caminhar no mundo digital, sem susto e sem se deparar com bichos pelo meio do caminho. É perseverar e trabalhar no longo prazo. Os resultados certamente virão e você estará atualizado em um mundo em constante transformação.

Como eu disse, o bicho não tem tantas cabeças assim.

Nos vemos nesse mundo chamado internet.

 

 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Kleto Castro de Faria
Kleto Castro de Faria Seguir

Ajudo as pequenas e médias empresas a implementarem ações de marketing digital para desenvolverem suas ações no mercado. Mídias sociais e produção de conteúdo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você