[ editar artigo]

O cliente tem sempre razão?

O cliente tem sempre razão?

No mundo do marketing digital, o fato mais importante é o cliente, pois ele faz a engrenagem funcionar, e é do mesmo jeito em todas as áreas da sociedade.

É um equivoco pensar que o prestador de serviços/empresário não é um cliente também. Desde o momento em que o profissional precisou de conhecimento através de um sistema de aprendizagem (que também funciona como um produto), ele consumiu aquilo como um cliente. Logo, a relação entre prestador de serviços e cliente, é mútua e se inverte conforme demanda de mercado.

Toda vez que um profissional produzir algo nos meios digitais, deve sempre pensar com a mente de quem consumirá. Daí vem uma das frases mais antigas do mercado de trabalho:

O cliente tem sempre razão

A proposta de qualquer produto digital nos dias atuais, é praticidade com eficiência, e se também for algo inovador, tende a chamar atenção. O desafio nessas questões é de agradar o cliente. Cada um tem sua preferência, sua necessidade.

Na Internet, para se criar conteúdo digital relevante que chame a atenção do público alvo e potenciais clientes, é necessário estudo de estratégias e metas. Por mais que seu cliente não goste de uma coisa ou outra, é preciso entender sua maneira de pensar, e alinhar isso a melhor forma de alcançar o resultado desejado.

Ainda assim, por mais que você não concorde com sua preferência, ou ache que não vai dar certo em algum aspecto, a razão continua sendo dele. Isso não impede de expor pontos de vistas diferentes.

Lidar com a clientela em diferentes situações, é uma arte. Só a experiência leva a um bom atendimento. E lembre-se, o segredo de qualquer negócio, é se colocar no lugar de quem está consumindo o resultado do seu trabalho ou seu produto.

No início da minha trajetória profissional, não sabia lidar direito com as pessoas para quem prestava serviço, mas como fiz parte de uma equipe de profissionais mais experientes que eu, fui aprendendo dicas e maneiras de lidar com diferentes situações, assim como saber apontar as melhores soluções pros que queriam, e de uma forma cada vez mais fácil de compreender.

 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Christian Caneca
Christian Caneca Seguir

Sou Criador de Conteúdo Digital, e vim agregar a essa rede com o que aprendi ao longo da minha trajetória de experiências pessoais e profissionais.

Ler conteúdo completo
Indicados para você