[ editar artigo]

O bônus de melhorar seu foco

O bônus de melhorar seu foco

O digital trouxe uma grande facilidade  de acessar praticamente qualquer informação e em qualquer momento e isso já é quase um clichê. Por outro lado, há uma enorme quantidade de informação disponível e inúmeros apelos para prender nossa atenção, o que pode prejudicar o nosso foco na hora de executar as tarefas simples do cotidiano,  como escrever um simples e-mail.

Muitas vezes, isso gera um sentimento de frustração, esgotamento, dispersão e impotência. Acredito que entender o significado-raiz da palavra "foco" e rever atitudes podem trazer um sentimento reverso de bem-estar que faz tão bem.

Foco, vem do latim "focus" e originalmente significava “lareira, fogo”, o sistema de aquecimento central ou o coração da casa.

Era o lugar onde todos se reuniam, o centro de todas as atividades. Na definição atual, designa o objeto, assunto, pessoa ou sentimentos para o qual eu direciono e deposito minha atenção.

Ter um foco definido é um passo importante para você fazer as coisas com mais qualidade, com melhor desempenho, que é bem diferente daquele frenesi que paira no ar de querer produzir cada vez mais.

Para isso, você precisa saber escolher, avaliar e estabelecer prioridades – o que é mais importante para você nesse momento?

Duas dicas simples que valem para todas as esferas da sua vida, inclusive nos momentos de escrever seus e-mails de trabalho, ou na hora de planejar seus conteúdos para postar nas redes sociais, por exemplo:

• Usar a Matriz de Eisenhower que serve para você categorizar tarefas urgentes, necessárias, as que podem esperar e as que podem ser delegadas;

• Respirar fundo mais vezes ao dia. Isso tem efeito sedativo e ajuda você a se conectar com o momento presente, evitando dispersões. 

Fazendo uma analogia com o significado original do termo -  essas dicas podem "acender o fogo" que irá nos acolher, aquecer, trazendo conforto e mais clareza na atividade a ser realizada.

Como aprendi na yoga, temos sempre que procurar pelo conforto nas posturas. Muitas vezes, esse conforto consiste em fazer o mínimo que você pode, em outras o máximo. O que importa é a atitude de fazer,  estando presente de "corpo e alma", para se sentir tão confortável quanto possível, diminuindo as tensões ou pressões.

O que você está fazendo para melhorar seu foco ? Me conta?

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Natale
Vera Natale Seguir

Ajudo pessoas e empresas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar, usando técnicas criativas. Sou especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada, apaixonado por palavras e o poder que têm de transformar o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você