[ editar artigo]

Não seja diferente! Faça a diferença!

Não seja diferente! Faça a diferença!

Como você se sente quando encontra alguém muito gentil? Costuma chamar muito a sua atenção?

Por estarmos tão inseridos em ambientes de conflitos e 'guerras' de palavras sendo travadas nas redes sociais,  passamos a encarar atitudes mais frias ou neutras como algo dentro do normal.

Há situações nas quais, dependendo da pessoa ou da situação, passamos até a aceitar a falta de cordialidade como 'parte do negócio'. Já ouvi certa vez, quando atuava em um setor de compras, que 'para lidar com fornecedores, temos que falar alto e bater na mesa'...

E é exatamente por isso que quando lidamos com pessoas gentis, que demonstram cuidado com as palavras, seu tom de voz e outros sinais de que se importam conosco, ficamos tão surpresos.

No lugar de ficarmos surpresos com a falta de cordialidade, ocorre o contrário. Ou seja, a gentileza acaba chamando a atenção por ser algo mais raro.

Imagem: <a href='https://br.freepik.com/vetores/logotipo'>Logotipo vetor criado por naulicreative - br.freepik.com</a>"Você é tão educada! Sempre responde meus e-mails"

Responder uma mensagem é um ato de gentileza que chama tanta atenção assim? Pois é, em alguns casos acaba chamando sim.

Certa vez, um colega de trabalho me elogiou exatamente por isso: por sempre responder as suas mensagens. Confesso que fiquei surpresa na primeira vez que ouvi isso. Afinal, o que há de tão diferente em responder uma mensagem direcionada a nós?

Até que em outro momento, uma outra colega falou algo semelhante: "Elis, adorava quando era você que cuidava desse assunto. Eu sempre tinha uma resposta".

Fiquei intrigada e resolvi tentar entender porque algo tão simples estava fazendo com que eu me destacasse. E descobri: os demais colegas de setor não tinham o hábito de responder.

Enquanto eu respondia às vezes só para agradecer o envio da mensagem, para confirmar o recebimento ou para dizer que estava ainda buscando uma resposta ao pedido feito, boa parte dos colegas não se preocupava em dar retorno.

Quando envio uma mensagem, espero uma resposta. Nem que seja com a confirmação do recebimento, o encaminhamento para outra pessoa ou um simples "obrigado".

Logo, se é algo que gosto que façam comigo, devo fazer com os outros  também. E não vale só para e-mails! Procuro responder todas as mensagens que recebo, sejam no Whatsapp, directs ou inbox do Linkedin, por exemplo. 

Com isso, tem se tornado cada dia mais comum as pessoas reagirem com surpresa e me elogiarem por agir dessa forma.

É legal ser elogiada, assim como esse relato pode demonstrar uma forma que pode ajudar outros profissionais a se destacarem também.

Porém, ao mesmo tempo em que esses elogios me deixam feliz, confesso que também fico preocupada e incomodada. Faz sentido ser elogiada por algo que deveria ser comum? 

Ser gentil deveria ser regra e não exceção!

E o que podemos fazer para ajudar a mudar esse cenário? 

Convido você a encarar um desafio!

E o desafio é: vamos fazer da gentileza e respeito a nossa forma padrão de agir!! 

 - Que tal cumprimentar a todos com um sorriso no rosto? Ok, sei que nem sempre estamos em um dia muito bom, mas vamos tentar mesmo assim? Um belo sorriso ilumina o ambiente.

 - Bom dia, com licença, obrigada, por favor... vamos usar sem moderação!

 - Podemos discordar, sem sermos grosseiros. 

Se o colega não foi gentil, não precisamos abrir mão da nossa gentileza. Isso não significa concordar nem aceitar desrespeito. Mas apenas não deixar que o outro determine a nossa forma de reagir.

Não é fácil, eu sei. Quem nunca perdeu a paciência, não é mesmo?

Mas se o nosso comportamento tiver a gentileza como padrão, as pessoas vão achar estranho quando agirmos diferente. E não o contrário...

Então, vamos plantar as nossas sementinhas por aí e regar para que floresçam.

Se cada um fizer a sua parte, podemos transformar o nosso ambiente de trabalho - ou até o mundo - em um lugar melhor.

O resultado pode não vir no curto prazo, mas acredito que um dia virá.

 

E aí, você topa o desafio?

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Ler conteúdo completo
Indicados para você