[ editar artigo]

Motivos que nos paralisam na hora de produzir ou implementar um projeto

Motivos que nos paralisam na hora de produzir ou implementar um projeto

 

Não é novidade para ninguém que todos nós em algum momento paralisamos em alguma atividade ou projeto que estamos realizando.

Vem aquela falta de criatividade, de ideias, de informações e nos sentimos totalmente bloqueados. É uma sensação terrível, eu sei.

Por mais que se saiba sobre o assunto ou que se estude sobre o mesmo não vemos saída do labirinto que estamos. Isso pode acontecer com qualquer profissional, em qualquer área. Você pode ser um empreendedor, um empresário experiente, um gestor, um funcionário público ou de empresa privada, não interessa. Esse bloqueio ataca a todos em algum momento da nossa trajetória.

Ah! Não vamos esquecer que isso pode acontecer com projetos pessoais que não necessariamente estejam relacionados com a profissão. Assim, meu caro, você não é o único no meio do deserto a passar por isso, todos passam.

E eu gostaria de falar nesse texto alguns motivos que te fazem paralisar durante o nosso processo de trabalho ou de execução de projetos, para que você, aos poucos se livre desse fantasma.

Vamos a eles:

 

Medo do desconhecido

Quando nos deparamos com situações novas e desconhecidas o medo nos ataca sem piedade. Não sabemos como fazer e nem como os resultados serão. Ficamos em dúvida se temos conhecimento suficiente para o projeto ou tarefa que precisamos realizar, então vem a inércia, a paralisação. Em qualquer situação nova isso é normal. O que não pode acontecer é você ficar parado sem realizar nada. O tempo vai passando e você fica cada vez mais sem ação. Neste caso, dê passos menores, vá se interando do que é necessário e faça ações pequenas para ganhar mobilidade. É simples, mantenha-se em movimento e o medo vai se dissipar abrindo a sua criatividade.

 

 Disciplina é um santo remédio

Quando estamos no começo de um processo, seja trabalho, novos projetos, tarefas que nunca forma realizadas ainda não temos o hábito justamente por que é algo ainda não solidificado dentro de nós. Este é um fator que pode te paralisar impedindo a continuidade do que você está fazendo. A solução para isso é a disciplina. Fazer diariamente e repetidamente até ficar natural. Hoje em dia fugimos da disciplina. Disciplina é difícil, chato, repetitivo, no início parece que nada está acontecendo, até que um dia você faz sem sentir, sem perceber, com pouco esforço. Esse é um remédio dos mais eficazes para evitar ficar paralisado na sua atividade, pois a disciplina traz expertise e o expert tem muitos recursos que não permitem a paralisação do seu projeto. Seja disciplinado

 

Atalhos por recompensas imediatas

Em tudo que fazemos existem processos que precisam ser dominados e depois solidificados e isso leva tempo. Na medida que o tempo passou e a tecnologia avançou, as coisas podem ser feitas em menos tempo. Só que isso ocasionou um outro problema. As pessoas começaram a ter pressa de fazer as coisas, e não só isso, mas ter tudo rápido e sem esforço. Não é pouco o número de pessoas que busca atalhos para ter sua recompensa ali na próxima esquina. Se você evita o processo, que é o que vai te dar experiência e arcabouço de informações em algum momento você vai paralisar justamente porque quis ir rápido demais. Cuidado, em tempos de tecnologia avançada isso é uma tentação muito grande. Deixe o tempo fazer seu trabalho.

 

 Pensamentos dos outros sobre você

Esse é um dos maiores motivos de paralisação para a maioria das pessoas, principalmente quando elas querem realizar novos projetos em suas vidas ou compartilhar ideias inovadoras. O medo do que os outros vão pensar, o que vão falar, com quem vão falar. Isso faz com que qualquer lampejo de criatividade vá por água abaixo. O medo de sermos rejeitados nos paralisa completamente tirando nossa força a ânimo. Essa é uma luta que você deve travar diariamente, pois muitas vezes é a família, os amigos, os colegas, as pessoas que menos esperamos podem cometer esse erro, que é dizer que não vai dar ou não vai ser bom. Esqueça isso! Tente, faça o que você tem em mente. As pessoas falam, mas elas não estão nem aí para a sua vida. Elas já tem os seus próprios problemas para se preocuparem. Elas falam porque criaram esse vício ou porque gostariam de ter a sua ousadia

 

 Pensar demais e procrastinar não gerando ação

Geralmente queremos que tudo esteja perfeito para colocar em prática. Isso não existe. Procrastinamos porque acreditamos que ainda não estamos prontos ou que faltam alguns recursos. A maioria destes pensamentos são desculpas para não entrar em ação. Ficamos no mundo das ideias e as ações necessárias não são realizadas. Seja o que for, escrever, criar um projeto inovador, abrir um negócio, realizar algo na vida pessoal, esperamos que todas as condições sejam favoráveis. Realmente nada vai acontecer, porque nunca haverão condições favoráveis e além de tudo virão obstáculos e tempestades. Você só precisa seguir e olhar para frente. Tudo vai acontecer e se encaixar na medida que você caminha.

 

Assim, estes são alguns motivos que nos paralisam na hora de criar algo novo ou de colocar em prática sonhos, novos projetos, ideias ou até mesmo coisas simples no dia a dia que ainda não estamos familiarizados. Você é uma pessoa com muitas habilidades e talentos. Não deixe a dúvida e o medo te paralisarem. Quando acontecer, pare, respire, tire a cabeça do problema e recomece, logo as coisas começam a fluir e você vai conseguir sair do labirinto.

Acredite. É só não deixar o movimento parar.

Comunidade Marketing de Gentileza
Kleto Castro de Faria
Kleto Castro de Faria Seguir

Ajudo as pequenas e médias empresas a implementarem ações de marketing digital para desenvolverem suas ações no mercado. Mídias sociais e produção de conteúdo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você