[ editar artigo]

Motivação e Âncoras de Carreira

Motivação e Âncoras de Carreira

Reconhecer a intenção por trás de nossas ações diárias nos ajuda a entender as nossas escolhas e ilumina o caminho que devemos trilhar rumo ao #autoconhecimento e #bemestar . Assim, ao trazer esse questionamento para o campo profissional, me recordei sobre as minhas “âncoras de carreira”. ⚓ - Já ouviu falar?

Âncoras de carreira ⚓

Trata-se de um conceito criado e defendido por Edgar Schein e refere-se a valores, habilidades e competências que reconhecemos em nós, priorizamos e buscamos desenvolver em nossa trajetória profissional.

Quando somos capazes de identificar essas âncoras, podemos buscar profissões, pessoas e instituições que partilhem dessa mesma gama de motivações, oportunidades e recompensas com a qual nos identificamos.

O conceito é acompanhado de um questionário de autoconhecimento, com 8 possíveis resultados de âncoras de carreira. Geralmente a atenção se fixa nas três em que mais pontuamos.

- E quais são os meus motivos para a ação? As minhas motivações profissionais? 🤔

As minhas são:

⚓Serviço e Dedicação a uma causa

⚓ Estilo de Vida

⚓Segurança / Estabilidade

 

💁🏻‍♀️❤️ Dedicação a uma causa! Total com que acredito e busco. Direcionar meus esforços e conhecimentos em prol do bem comum, em causas sociais, humanitárias. Um dos motivos de ter escolhido a Comunicação Social como profissão e ter dedicado a me especializar em Marketing Educacional, valorizando o trabalho pedagógico.

E ainda realizar trabalho voluntário e estar engajada na participação e divulgação de projetos que tenham como força e missão causas como:  educação, cultura, empreendedorismo social e sustentabilidade (social, econômica e ambiental). #mudaromundo #diferençapositivanomundo

⚖️ O Estilo de vida pode ser entendido como o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Assim busco estar em harmonia com esses dois lados da minha identidade e jornada para que possa desfrutar do melhor desses dois mundos. Dedicar-me com competência e profissionalismo ao trabalho, priorizando oportunidades em que possa ter também autonomia e flexibilidade. E o melhor para isso é poder contar com uma equipe engajada e colaborativa.

📝 Desejar Segurança e a Estabilidade está em um contexto muito diferente de querer uma rotina. Não! Gosto da novidade, da inovação, da liberdade de criar e agir, de tempo e espaço. O que busco está relacionado a planejamento e previsibilidade de resultados. – Gostar de desafio, sim! Sempre buscando antecipar cenários com visão crítica para a tomada de decisão.

As outras Âncoras de Carreira são:

  • Criatividade empreendedora
  • Autonomia e Independência
  • Desafio Puro
  • Competência Técnica / Funcional
  • Competência para a Gerência Geral

- Quem originalmente me guiou nessa imersão de autoconhecimento foi a psicóloga Midori Decco (ativa lá no seu Instagram @psi.midoridecco). Ela diz:

“As Âncoras de Carreira nos ajudam a identificar as nossas motivações no trabalho e as melhores recompensas. O que significa que a partir deste conhecimento podemos nos tornar mais responsáveis pela nossa própria carreira e desenvolvimento profissional. Se você não entende e identifica as suas principais Âncoras você poderá experimentar insatisfação, baixo desempenho e muitas mudanças de emprego e empresas.” 💬

“- Você reconhece a intenção por trás de suas ações diárias?”

A pergunta que inspirou esse breve artigo faz parte do Desafio 04 de 11 do e-book #aprendamaissobrevocê da Laize de Barros, que estou me empenhando em responder. Em suas palavras, “a intenção é a motivação deliberada; é uma meta que sabemos e queremos cumprir”.

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Bianca Piquet
Bianca Piquet Seguir

Formada em Comunicação Social, Jornalismo, e pós em Marketing Educacional. Minha paixão está nas áreas da Educação e Ação Social. Sou freelancer produtora de conteúdo e analista de mídias sociais. Vamos compartilhar conhecimentos e experiências?

Ler conteúdo completo
Indicados para você