[ editar artigo]

“Meus conteúdos estão com baixo alcance” O que fazer?!

“Meus conteúdos estão com baixo alcance” O que fazer?!

De uns dias pra cá, tenho visto uma penca de gente reclamando de atualizações e mudanças no algoritmo que estão resultando no baixo alcance de seus conteúdos nas principais mídias sociais como o Instagram. 

É verdade que estamos sujeitos a essas mudanças o tempo todo e, infelizmente, elas podem impactar de forma negativa para aqueles que trabalham com a produção de conteúdo digital. É frustrante sim, mas não podemos deixar que isso nos abale e paralise.

Então, o que fazer quando isso acontecer?!

A produção de conteúdo vai muito além de apenas estar presente nas redes sociais e postar diariamente. É sobre entregar conteúdo de qualidade, colocar a sua essência em toda mensagem que você comunica e também sobre criar um relacionamento com o seu público, aquelas pessoas que escolheram te acompanhar dia após dia e que reconhecem o valor do seu trabalho.

Sempre terá uma atualização ou mudança na mídia que vai impactar em baixa visualização de posts, entrega, falta de engajamento, e por aí vai. Mas, tem uma coisa que nunca vai sair de moda: o marketing autêntico.

Muitas vezes, a gente tem a mania de culpar uma rede social e esquece de olhar para os detalhes daquele conteúdo que estamos produzindo e distribuindo para o público. Calma!! Eu não estou falando que seu conteúdo não é bom o suficiente, mas sim que você deve prestar atenção na forma como opera cada rede social e suas ferramentas.

Veja agora alguns erros comuns que você pode estar cometendo e que podem atrapalhar o seu crescimento no digital:

  1. Não explorar as ferramentas de cada mídia e apenas "postar por postar";

  2. Não criar um relacionamento com o seu público e não interagir em conteúdos de outros profissionais e pessoas;

  3. Ter um planejamento de publicações exagerado e que você não dá conta;

  4. Criar conteúdo igual de outra pessoa porque pra ela deu certo e você acredita que isso se aplica a você também;

  5. Não sair da zona de conforto e deixar de gerar novas ações diferentes e criativas;

  6. Produzir conteúdo sem colocar a sua essência e não se posicionar;

  7. Não criar conteúdo humanizado e ter uma linguagem “fria” e que afasta o público de você.

Esses são alguns erros que eu já cometi e que vejo uma galera cometendo. Ou seja, é normal errar. Faz parte! Mas, não fique sempre na mesma. Pare, pense, reflita sobre o que realmente pode estar acontecendo com você e não deixe que uma “atualização aqui ou ali” te impeça de alcançar o seu objetivo.

Trabalhar a sua marca no ambiente digital é trabalhoso e desafiador, mas o resultado é recompensador e gera muito mais fidelização do que você pode imaginar.

Então, o que eu tiro como conclusão disso tudo? Comece a investir seu tempo e energia em estudar as plataformas e suas inúmeras ferramentas, invista em cursos sobre marketing humanizado, branding, comunidades e marketing digital e, por último, TESTE!

Lembre-se que estamos todos juntos no mesmo barco. Não tenha medo de mostrar sua vulnerabilidade, compartilhe seus erros, acertos e aprendizados. Isso tudo gera engajamento e, claro, te ajuda a criar conexões com outras pessoas que vivenciam o mesmo que você.

O ambiente digital é um mar com absurdas possibilidades de negócio. Explore e vai com a cara e a coragem mesmo!

Por hoje é só, GentiLover! Me conta aqui nos comentários o que achou da minha opinião sobre como lidar com o baixo alcance?

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Luiza Mose
Luiza Mose Seguir

Entusiasta da vida e publicitária curiosa. Sou estudante de Publicidade e Propaganda na UFRJ e estagiária de Marketing Digital aqui no Marketing de Gentileza! Acredito que a colaboração é a melhor forma de construir um mundo mais humano. Bora?

Ler conteúdo completo
Indicados para você