Com a pandemia, o esquema de trabalhar no home office se tornou comum para muitos. Mas será que sobrou mais tempo para você organizar melhor sua rotina e ainda abrir espaço para tirar aquele seu projeto do papel, começar a escrever, por exemplo?
Surgiram no horizonte outras questões: como conseguir coordenar todas as tarefas, profissionais e domésticas, e ainda lidar com a ansiedade e receios que o Covid-19 espalhou?
Aquela frase que eu mesma já disse muitas vezes e também já ouvi -"Ah meu dia não está rendendo o tanto que eu gostaria, queria ter 48 horas para fazer tudo o que preciso", parece que continua viva e ativa.
Para mim, a questão é que o tempo é o mesmo e o nosso comportamento também. Mudar hábitos, quebrar padrões e o piloto automático que engatamos fácil, podem ajudar a resgatar nossa autonomia para escolher melhor o que fazer com o nosso tempo.
Não tem fórmula até mesmo porque cada ser humano é único, mas acredito que a prática de 3 dicas básicas podem surtir um efeito positivo na nossa rotina:
Planejar
- Programar sua rotina no dia anterior ou com uma semana de antecedência. Assim, a cada dia, você já começa a trabalhar com melhor foco e atenção;
- Fazer listas de tarefas também ajuda.
Priorizar
- Escolher o que é urgente e importante e o que pode ser adiado/delegado. Veja nesse post uma ferramenta que pode ajudar muito nesse ponto;
- Observar quando você tem mais energia é útil, pois é quando você vai se desempenhar melhor ou "render" mais. Então, prefira fazer tarefas mais trabalhosas nesse período.
Pausar
- Incluir momentos de pausa entre as tarefas ajudam a recarregar sua bateria: tomar um café, contemplar o pôr do sol, ouvir uma música, se espreguiçar, tirar uma soneca, conversar com alguém ou entregar-se ao ócio, etc.
- Já fazia isso de modo intuitivo. Com a prática da Yoga, pude comprovar o valor das pausas. E com #gentiLover Flávia Lippi, que é fera nesse assunto e em outros, percebi a real dimensão disso no meu cotidiano.
E mais uma dica, nem tão básica assim, mas que ajuda muito:
Não se julgar
- Caso algo dê errado ou não ocorra conforme planejado, não se abale. Respire fundo, adapte-se e siga!
- Imprevistos sempre vão acontecer, mas como lidamos com eles é o que faz a diferença! Não custa nada "pegar mais leve".
E quem sabe, colocando tudo isso em prática, devagar e no seu ritmo, aquele projeto sonhado de começar a escrever, por exemplo, agora não sai do papel? 😉
Me conta, como você tem organizado seu tempo e rotina nesses tempos de quarentena?