2020 passou por aí? Sinto a sensação de um furacão de sentimentos.
Estamos em novembro e a pandemia registra marcas importantes em nossos corações. Perdas de entes queridos para uns; para outros, o desemprego. Mas, não podemos deixar de olhar para as conquistas e evolução, como profissionais e pessoas.
Na minha vida, não foi diferente.
Como profissional CLT, me vi em casa entre a vida profissional e pessoal. Conciliar tudo isso foi bem interessante. O home office foi a chance de testar um desejo antigo de experienciar esse modo de trabalho e minha produtividade.
Posso lhe dizer que 2020 foi um marco de resultados da minha produção de conteúdo. Aconteceram coisas legais que não estava no script e jamais imaginaria.
Mostrou o quanto evolui e que dias difíceis foram necessários no meu processo de transformação digital.
Passa um filme na minha cabeça quando lembro dos motivos que me fizeram dedicar e estudar o marketing digital: o desemprego e o sentimento de que o meu trabalho era apenas mais um.
Mas, no fundo, sabia que poderia muito mais.
Algo gritava dentro de mim em busca de algo novo, para criar oportunidades por meio do que eu acreditava e com a minha cara (com luz, muita luz).
Dependia de mim: coragem para enfrentar os sabotadores que eu mesma tinha alimentado por anos.
Vitimização, perfeccionismo, falta de foco e procrastinação. Por anos, acreditava que dependia de um emprego para colocar em prática minhas ideias. O que é super possível e valorizado ter atitudes intraempreendedoras, ok?
Em 2017, ao enfrentar o desemprego me vi do outro lado da moeda e decidi começar do zero. Empreender as minhas ideias e valores com base no meu propósito.
Quando descobri isso no LinkedIn foi libertador.
Essa semana, em uma sessão de coach com Cibele Castro, ela me indicou um livro chamado Inteligência Positiva, do autor Shirzad Chamine, e me chamou atenção a seguinte frase:
"Sua mente é sua melhor amiga. Mas também é sua pior inimiga"
A mais pura verdade sobre nós mesmos. Sobre nossos ímpetos, opiniões e decisões.
Decidi de uma vez por todas sair dessa caverna de sabotadores.
Criei meu blog no qual recebo o leitor com a seguinte introdução:
Este espaço tem por missão compartilhar minha vivência como enfermeira, pesquisadora, professora e jovem mulher de passos firmes, longos e livres. O Blog Chez Luz veio da compreensão de que podemos, através de nossa experiência, contribuir com o aprendizado e com o desenvolvimento de estudantes e novos profissionais da área da saúde.
Chez é um termo exclusivo da língua francesa que traz sentido sobre o espaço mais íntimo em nossas vidas: nossa casa.
De forma simples, lhe convido para nos encontrar em “minha casa” – Chez Luz: pesquisa, saúde e pessoas.
Assim, comecei a me reinventar e navegar neste novo mundo de oportunidades que se abriu para mim.
Três anos depois (2020), estou aqui para te contar um pouco dos resultados e elenquei três deles:
#1 Convites para palestrar sobre meu tema principal de trabalho
Doenças raras, inclusão social e saúde pública são temas recorrentes na minha produção de conteúdo porque refletem o que vivo no dia a dia e são parte da minha história profissional.
A raridade passeia, de modo sutil, nas minhas mensagens convidando as pessoas a refletirem sobre a inclusão.
Atitudes inclusivas que transformam a sua vida profissional, foi uma palestra online e gratuita que se tornou um produto no formato de palestra online ou presencial. Ou seja, se tornou um produto no qual melhorei e se tornou um negócio da minha marca pessoal.
Empreender tem sido uma diversão nas horas vagas.
Mais uma na multidão? Nunca mais.
2# Escrevi um livro com histórias raras e inspiradoras
Meu livro ficou pronto em 2019. Tive uma crise de sabotadores me invadindo novamente: Quem vai querer ler seu livro?
Tudo isso pra te dizer que todos somos vulneráveis e erramos. Além disso, oscilamos e desacreditamos de nós mesmos.
Em 2020, voltei com todas minhas forças neste projeto e está nas mãos de um editora. Ansiedade a mil! Quero muito te contar sobre isso um dia.
Mais uma na multidão? Nunca mais.
#3 Me tornei Dama Comendadora Cruz Mérito da Saúde
Representando a Enfermagem, fui outorgada como Dama Comendadora na área das Doenças Raras, na Câmara Brasileira de Cultura, no último dia 24 de outubro, em São Paulo. Explodi de alegria!
Essa homenagem é endereçada aqueles que com sua capacidade profissional e ética contribuem para o desenvolvimento da ciência, melhorando a saúde e qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.
Agradeço a recomendação do Comendador Dr. h.c. Paulo Ricardo P. Ferreira que me conheceu aqui no LinkedIn por meio dos meus conteúdos.
Mais uma na multidão? Nunca mais.
A vida é muito mais leve quando encontramos nosso caminho.
Esse artigo é um recorte da minha história nos últimos três anos. Hoje, tenho um emprego formal, como professora, sou ativista de uma causa e empreender se tornou realidade na minha vida.
Claro que não cheguei aqui sozinha.
Para você conhecer mais sobre minha história, te convido para um curso gratuito sobre como "vender seu peixe" e conquistar o reconhecimento que você merece.
"Vai com a Cara e a coragem" com Laíze Damasceno, Top Voice LinkedIn, jornalista e fundadora do Marketing de Gentileza. Minha mentora e amiga querida.
Será nos dias 17, 18 e 19 de novembro, ás 20h.
Serei uma das convidadas junto com Mário Mello e Márcia Demézio
Garanta sua vaga: https://lnkd.in/dtGr9HD
Neste momento, pare e reflita sobre seus resultados e conquistas em 2020. Coloque no papel e visualize sua lista conquistas para 2021.
Certamente, uma lista grande surgirá na ponta do lápis.