[ editar artigo]

Marketing de Influência: por que ele é importante para a sua marca?

Marketing de Influência: por que ele é importante para a sua marca?

A forma como marcas e pessoas interagem está mudando drasticamente ao longo dos últimos anos.

Nós, consumidores, estamos cada vez mais interessados em “fazer parte” das marcas, indo além do ato de comprar. 

Buscamos um relacionamento transparente e sólido com empresas que, de alguma forma, fazem parte do nosso cotidiano. 

Experiência do cliente

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas nós amamos a sensação de nos sentirmos especiais.

Sabe quando entramos em uma loja e nos sentimos em casa? Quando você percebe, já está conversando com a vendedora e contando sobre a sua vida? 

Todas essas interações e experiências ficam marcadas na nossa mente. Através delas, criamos uma opinião. Essa opinião irá influenciar todo o processo (ou não) de compra. Isso é o que chamamos de experiência do cliente.

Como funciona o Marketing de Experiência?

O grande desafio das marcas é resolver seus problemas de maneira criativa e engajadora, sempre levando em consideração o consumidor como peça central do jogo. E é aí que entra em cena o Marketing de Experiência.

“Atender às expectativas do cliente irá apenas satisfazer os clientes; excedê-las irá encantá-los.” Philip Kotler

O Marketing de Experiência é uma estratégia que visa utilizar a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizar. Por meio da criação de experiências inovadoras e imersivas, as marcas são capazes de envolver o público e gerar diferentes estímulos para estabelecer vínculos afetivos e promover a marca.

Lembra o que falei no início do texto? Queremos nos sentir especiais! Essa é a razão pela qual o Marketing de Experiência se tornou tão importante. Ele toca em quatro pontos fundamentais na relação entre consumidor e marca, sendo eles:

  1. Fidelização: Fidelizar nada mais é do que reter o cliente. Marcas fortes e autênticas conquistam clientes e admiradores fiéis, que dificilmente irão abrir mão da sua marca e optar pela concorrência.

  2. Identificação: Cada vez mais procuramos consumir produtos ou serviços de marcas que compartilham valores e que apoiam as mesmas causas que a gente. Isso gera identificação e faz com que clientes se sintam parte da marca.

  3. Feedbacks: Quanto mais à vontade o cliente se sentir, maior a chance de que ele forneça feedbacks sobre os produtos ou serviços. Esses depoimentos são essenciais para saber o que precisa melhorar e o que está dando certo. 

  4. Atração de clientes: Toda experiência gera uma opinião, e esse é o objetivo do Marketing de Experiência. Ele tem potencial tão grande de impactar pessoas que acaba incentivando o marketing boca a boca, fazendo uma divulgação "gratuita" da marca e atraindo novos clientes.

Qualquer tipo de negócio pode fazer?

A grande questão é: toda marca pode fazer Marketing de Experiência? A resposta é SIM!

Ao falar de experiência do cliente, muita gente fica com a impressão de que é preciso realizar algo muito complexo para ter sucesso.

Sua empresa não precisa fazer algo grandioso ou que necessite de um baita orçamento para emocionar e surpreender seus clientes. O que você precisa é de criatividade

Ao longo de todo o processo (criação, planejamento, atendimento, pós-venda, por aí vai) você pode dar um toque especial em cada parte, entregando aquilo que o consumidor não espera e tornando cada momento inesquecível, mesmo que seja nos pequenos detalhes.

Antes de tudo, você precisa conhecer o seu cliente. Depois, pense no que está ao alcance da sua marca e que pode ser entregue como benefício exclusivo para eles. Surpreenda!

“Se você vende algo para alguém, você tem um cliente hoje. Se você ajuda alguém, você tem um cliente para a vida toda.” Jay Baer 

O que você acha do Marketing de Influência? Conta aqui! 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Luiza Mose
Luiza Mose Seguir

Entusiasta da vida e publicitária curiosa. Sou estudante de Publicidade e Propaganda na UFRJ e estagiária de Marketing Digital aqui no Marketing de Gentileza! Acredito que a colaboração é a melhor forma de construir um mundo mais humano. Bora?

Ler conteúdo completo
Indicados para você